Registro de Gaveta:
O registo de gaveta tem a função de trabalhar totalmente aberto ou totalmente fechado, ou seja, sua função não é regular a vazão e sim interromper o fluxo de água em uma instalação.
Utiliza-se o registo de gaveta para eventuais manutenções na instalação ou no caso de algum vazamento.
O registo de gaveta deve ser instalado em colunas de distribuição (tubulações verticais que distribuem a água para a residência), e não em pontos de utilização, como por exemplo: chuveiros, torneiras e etc…
O registo de gaveta em sua maioria possui a vedação entre a gaveta e o corpo feito de metal, que com o tempo se o registo sofre o trabalho intenso de abertura e fechamento e ainda a pressão constante de água sobre sua sede de fechamento, os componentes internos podem sofrer desgastes, ocasionando assim vazamentos no registo, e se este registro estiver dentro da parede, ou seja, no lugar do registro de pressão, o problema é ainda maior.
- Registro de Pressão:
O registo de pressão é para controlar o fluxo de água em um ponto de utilização.
A passagem de água neste registo é bem diferente em relação ao registo de gaveta, o registo de pressão possui passagem reduzida, o que permite uma regulagem de vazão de forma a ser ajustada de acordo com a necessidade do usuário sem danificar o registo.
Ele possui uma elevada perda de carga (perda da pressão e vazão de uma instalação hidráulica), em relação à pressão proporcionada pela instalação, sem promover nenhum desgaste nos componentes internos.
Diferente do registo de gaveta, o registo de pressão possui sentido de fluxo e se for instalado de forma errada, impedirá quase que por completamente a passagem de água, por isso deve-se prestar atenção na hora de sua instalação.
Uma válvula de retenção é um tipo de válvula que permite que os fluidos escoem em uma direção, porém, fecha-se automaticamente para evitar fluxo na direção oposta (contra fluxo).
Definição de Válvula de Descarga:
Peça de utilização destinada a permitir a descarga de água na vazão ideal para permitir a limpeza das bacias sanitárias, mediante comando manual, onde o seu fechamento é automático, ou seja, independe da ação humana.