SóProvas


ID
716839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Práticas desenvolvidas em seções ou na totalidade de um periódico noticioso na Web, em que a fronteira entre produção e leitura de notícias não pode ser claramente demarcada ou não existe, definem

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo participativo: a audiência passa de mero receptor passivo de informações para produtor de notícias

    Jornalismo Cívico: chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos

    Jornalismo Cidadadão:

    Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo ColaborativoJornalismo Democrático ou ainda Jornalismo de Rua. Seu conceito é baseado em cidadãos comuns, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.

    Outros termos para Jornalismo Cidadão são originados em inglês, como citizen journalismnetworked journalism (jornalismo em rede), grassroots journalism (jornalismo de raiz), jornalismo amador, jornalismo participativo, jornalismo colaborativo ou jornalismo open source.

     

     

  • As diferenças entre Jornalismo Cidadão e Jornalismo Colaborativo não são consensuais. Muitos consideram como sinônimos, outros não.

    No Jornalismo Cidadão, um indivíduo sem formação jornalística é responsável por TODO o processo de produção da notícia. NÃO há interferência de um profissional de Comunicação. Exemplo: sites e blogs mantidos por pessoas comuns, narrativas independentes, matérias no estilo "Você Repórter", as quais são produzidas por cidadãos, mas são veiculadas em veículos conhecidos.

    No Jornalismo Colaborativo, também conhecido como Participativo, uma pessoa comum, sem formação jornalística participa/colabora com APENAS PARTE do processo de produção da notícia. Há interferência de um profissional de Comunicação, que se responsabiliza por este processo noticioso, inclusive pelo produto final. Exemplo: envio de áudio, imagem ou vídeo dos telespectadores para o WhatsApp do "Bom Dia Rio" da Globo.

    O Jornalismo Comunitário, de caráter estritamente local e voltado para os anseios, necessidades e apelos de determinada comunidade pode ser praticado ou não por cidadãos sem formação jornalística (ex.: rádio comunitária) ou não (ex.: jornaizinhos de bairro feitos por jornalistas).

    Como a questão dizia que era uma prática q estava em uma uma seção (parte) ou na totalidade de um periódico noticioso da Web, só podia ser Jornalismo Colaborativo. No Jornalismo Cidadão, os cidadãos são responsáveis pela totalidade e não há necessariamente nesta prática a ideia de periódico