-
Fases de putrefação:
Cromática ou coloração Gasosa Liquidação ou coliquativa Esqueletização 1- Fase cromática ou coloração:
Afora os livores, aparecerão outros tipos de manchas, verdes.
A mancha verde aparece porque as bactérias que estavam no corpo da pessoa, e que não lhe faziam mal, começam a se reproduzir no intestino, avançam para o sistema circulatório e lá com o sulfohemo– lobina produzem mancha verde.
Aparece com um ponto e depois formam linhas até ficar todo verde. Sempre aparece primeiro no abdômem, exceto nos casos de afogamento em que aparecerá primeiro no tórax.
2- Fase Gasosa:
A ação bacteriana produzirá muitos gases e o cadáver flutuará. Como se estabelece o sexo do cadáver afogado? Pela existência de útero ou próstata.
3 – Fase de Liquefação:
Na pele se formam os liquitemas, com material necrótico dentro e mal cheiroso. Esse liquistema irá se romper. Pode ocorrer a contaminação do lençol freático, pois a chuva lavará o cadáver e acabará em referido lençol.
4- Fase da Esqueletização:
Todo esse processo dura em torno de 24 meses. A esqueletização encerra o processo de putrefação.
-
Excelente o comentário do colega!
Acrescento apenas:
1) o afogamento não é a única exceção ao surgimento da Mancha Verde Abdominal de Brouardel. No caso da morte de feto, a mancha surgirá inicialmente ao redor dos orifícios naturais.
2) Atenção com a afirmação de que o processo completo de putrefação se dá em torno de 24 meses. Isso é verdade no caso do cadáver sepultado. Pois, no caso dos cadáveres não sepultados, a ação da fauna cadavérica poderá acelerar em muito o processo. Devemos ter em mente que a fauna cadavérica pode ser tanto em nível macroscópico (cães, urubus e etc) quanto microscópico (larvas de insetos).
-
Conforme o Prof. Genival Veloso de França, putrefação é a desorganização do corpo humano que começa a ocorrer após a autólise e é provocada por germes aeróbios, anaeróbios, e facultativos, os quais produzem certos fenômenos físicos e bioquímicos que vão decompondo o corpo em substâncias mais simples.
A putrefação começa no intestino, salvo nos recém-nascidos e dos fetos. Seu primeiro sinal é a mancha verde abdominal.
A putrefação segue uma determinada evolução, passando por 4 períodos:
°Período Cromático ou de Coloração - Inicia-se pela mancha verde abdominal e vai difundindo-se por todo o abdome, tórax, cabeça e membros. O aparecimento dessa mancha surge entre 20 e 24h depois da morte.
°Período Gasoso ou Enfisematoso - São os gases de putrefação que vão surgindo do interior do corpo humano, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico.
ºPeríodo Coliquativo ou de Liquefação - O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge uma grande número de larvas de insetos.
°Período de Esqueletização - A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares. A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se despreende dos ossos da face e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se soltam.
-
Fase Cromática --> Aparecimento de manchas verdes no abdômen, que posteriormente tornam-se escuras e espalham-se pelo tórax, membros superiores.
Fase gasosa --> formação de gases de putrefação e bolhas na epiderme. Há uma pressão dos gases sobre o sangue, empurrando-os para a periferia ( é visível o "caminho" percorrido pelo sangue, Circulação Póstuma de Brouardel).
Fase coliquativa --> redução do volume do cadáver devido a desintegração dos tecidos
Fase esquelética ou esqueletização ---> na qual os ossos desintegram-se, o restante dessa transformação denomina-se putrilagem.
-
seria bom se todas fossem assim
-
mamão com açucar
-
Gabarito: Letra B.
A putrefação (fenômeno transformativo destrutivo) tem quatro períodos distintos: a) período de coloração ou de manchas; b) período gasoso; c) período coliquativo; d) período de esqueletízação.
No período de coloração (cromático), tem-se a exteriorização do início da putrefação, em geral, pela mancha verde, comumente na fossa ilíaca direita.
No período gasoso, os gases que se desenvolvem no interior do cadáver começam a se estender por todo o corpo.
No período coliquativo, tem-se a dissolução pútrida. As partes moles vão reduzindo aos poucos de volume, pelo desintegrar progressivo dos tecidos.
No período de esqueletização, temos a fase final do processo putrefativo. Este período pode durar de vários meses a vários anos.
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.
-
Gab B
Putrefação : Fases : Denominada também como Tafonomia:
1°- Coloração: ( Cromático ) - Macha verde abdominal, causado por bactérias ( 20 a 24 horas após a morte) Na região ilíaca direita.
Obs: Em caso de afogados a mancha verde se inicia na região do pescoço.
2°- Fase gasosa: Os gases formados pelas bactérias faz com que o cadáver fique inchado. a) Posição de gladiador b) Circulação póstuma de Brouardel. Acontece de 48 a 72 horas após a morte, atingindo seu grau máximo entre 5 a 7 dias.
3°- Fase Coliquativa: ( Liquefação ) - Dissolução pútrida ( aparecimento de larvas e insetos )
4°- Esqueletização
-
Fases de putrefação:
Cromática ou coloração Gasosa Liquidação ou coliquativa Esqueletização
1- Fase cromática ou coloração:
Afora os livores, aparecerão outros tipos de manchas, verdes. A mancha verde aparece porque as bactérias que estavam no corpo da pessoa, e que não lhe faziam mal, começam a se reproduzir no intestino, avançam para o sistema circulatório e lá com o sulfohemo– lobina produzem mancha verde. Aparece com um ponto e depois formam linhas até ficar todo verde. Sempre aparece primeiro no abdômem, exceto nos casos de afogamento em que aparecerá primeiro no tórax.
2- Fase Gasosa:
A ação bacteriana produzirá muitos gases e o cadáver flutuará. Como se estabelece o sexo do cadáver afogado? Pela existência de útero ou próstata.
3 – Fase de Liquefação:
Na pele se formam os liquitemas, com material necrótico dentro e mal cheiroso. Esse liquistema irá se romper. Pode ocorrer a contaminação do lençol freático, pois a chuva lavará o cadáver e acabará em referido lençol.
4- Fase da Esqueletização:
Todo esse processo dura em torno de 24 meses. A esqueletização encerra o processo de putrefação.
DICA ordem putrefação > CO GA LI ESQUE
-
Complementando as demais respostas:
Existem dois grandes grupos de fenômenos cadavéricos transformativos, que são os destrutivos e os conservadores.
Existem três fenômenos destrutivos: a autólise, a qual pode ocorrer em vida ou após a morte; a putrefação, a qual gera uma coloração, gaseificação, coliquação e esqueletização; e, por fim, a maceração, que pode ser séptica, asséptica ou de identificação. São todos fenômenos químicos que destroem o cadáver na medida em que o tempo vai passando.
Da mesma forma, existem, igualmente, três fenômenos conservadores, que são: a mumificação, a qual pode ser natural, em decorrência de um fenômeno físico-químico, ou pode ser artificial, como resultado de um fenômeno físico ou químico; o segundo é a saponificação (reação química) ou adipocera (que decorre da gordura, sabão), os quais reagem a um contato com o solo, o clima, bem como podem ter relação com a obesidade, ou ainda, enterro em covas múltiplas; por fim, a corificação.
Fonte: Medicina Legal - Material de Apoio - Curso Mege.
-
CO GA COLI ES
-
No processo de putrefação do cadáver se sucedem as seguintes fases, pela ordem:
.cromática, gasosa, coliquativa e de esqueletização
-
As fases da putrefação consistem em:
1º) COL- COLORAÇÃO- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a mancha verde abdominal. Se você só soubesse isso, já acertaria a questão. Esse prazo de 24 horas é bastante cobrado. Essa fase, inicia-se com uma MANCHA VERDE ABDOMINAL, mais especificamente, na região do ceco, na fossa ilíaca DIREITA. Neste local, forma-se a MANCHA VERDE ABDOMINAL.
2º) GA-GASOSA- ou FASE ENFISEMATOSA. Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. Ocorre a chamada CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (ocorre porque gases da putrefação se espalham no interior dos vasos sanguíneos, que ficam parecendo "terias de aranha").
3º) COLI- COLIQUATIVA- quando ocorre a dissolução pútrida do cadáver. Sua duração varia de meses a anos, podendo ocorrer em todo o cadáver ou apenas em parte dele. Inicia-se com 3 (três) semanas da morte.
4º) ES- ESQUELETIZAÇÃO- fase em que há a perda dos tecidos moles, em que há o aparecimento dos músculos, vísceras e ossos. Seu período pode durar de meses a anos.
-
Tafonomia ou fases da putrefação, cromática, gasosa, coliquativa e esqueletização.
-
Mnemônico: COL GA COLI ES (COLGA COLIES)
COLORAÇÃO/CROMÁTICA
GASOSA OU ENFISEMATOSA
COLIQUATIVA
ESQUELETIZAÇÃO
-
Minha CG CEM nunca falha.
C - Cromática
G - Gasosa
C - Coliquativa
E - Esqueletização
M - Só pra fazer o bizu
-
NUNCA MAIS VIRÁ UMA QUESTÃO NESSE NÍVEL, NOVOS TEMPOS!!!