SóProvas


ID
71875
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Princípio da Oportunidade refere-se a duas características para o registro do patrimônio e das suas mutações. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Os Princípios Fundamentais da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.Resolução CFC nº 750/93 – Conselho Federal de ContabilidadeArt. 6º O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
  • Resolução CFC n.º 750/93SEÇÃO IIIO PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADEArt. 6º O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.Parágrafo único – Como resultado da observância do Princípio da OPORTUNIDADE:I – desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência;II – o registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários;III – o registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da ENTIDADE, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão.
  • >>>>>>Art. 6º [Resolução CFC nº 750/93] O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.<<<<
  • OPORTUNIDADEI- Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimonais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência;II- O registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários;III- O registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade, em um período de tempo determinado, base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão.OBS. Não é quando entra uma mercadoria que é feita o registro, indagação perigosa, o registro contábil pode ser feito, desde tecnicamente estimável, mesmo na hipótese de existir razoável certeza de sua ocorrência.É preciso entender os Princípios Fundamentais de Contabilidade dentro de um contexto geral.
  • Integralidade

    Para ser confiável, a informação constante das demonstrações contábeis deve ser completa, dentro dos limites de materialidade e custo. Salienta-se que uma omissão pode tornar a informação falsa ou distorcida e, portanto, não-confiável e deficiente em termos de sua relevância.

     

    Tempestividade

    Tempestividade envolve oferecer a informação confiável dentro do tempo de execução da decisão. Quando há demora indevida na divulgação de uma informação, é possível que ela perca a relevância.

    Para fornecer uma informação na época oportuna pode ser necessário divulgá-la antes que todos os aspectos de uma transação ou evento sejam conhecidos, prejudicando assim a sua confiabilidade. Por outro lado, se para divulgar a informação a entidade aguardar até que todos os aspectos se tornem conhecidos, a informação pode ser altamente confiável, porém de pouca utilidade para os usuários que tenham tido necessidade de tomar decisões nesse ínterim. Para atingir o adequado equilíbrio entre a relevância e a confiabilidade, o princípio básico consiste em identificar qual a melhor forma para satisfazer as necessidades do processo de decisão econômica dos usuários.

     

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/qualidade-informacoes-contabeis.htm