SóProvas


ID
719083
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:

I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação.

IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.

São corretas as seguintes afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I. Verdadeiro – Todas essas ações citadas são responsáveis pela redução das propriedades naturais do solo, pois há uma grande retirada da cobertura vegetal e a consequente exposição do solo.

    II. Verdadeiro – O processo de desertificação vem aumentando no território brasileiro e, atualmente, está se expandindo para áreas do Tocantins e de Mato Grosso. No entanto, as principais áreas do Brasil atingidas por esse fenômeno são os pampas gaúchos e o sertão nordestino.

    III. Falso – O abandono de uma determinada área agrícola não inicia o processo de desertificação, esse fato pode até promover a recuperação do solo de uma área.

    IV. Falso – O aquecimento global pode promover alterações climáticas que intensifiquem a desertificação de uma área. Entretanto, as mudanças locais são as principais responsáveis pelo processo de desertificação, principalmente as ações humanas, através de queimadas, desmatamentos, mineração, entre outras.