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ID
72097
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O XP (Extreme Programming) usa uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento predileto. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
I - A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído.

II - O XP encoraja o uso de cartões CRC (Class- Responsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.

III - O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, mas desaconselha a utilização da programação por pares.

IV - A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP.

V - Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A maior duvida deve ficar entre a alterntiva "C" e "E". Existe uma pequena nuance no item I. que diz "A atividade de Codificação começa com a criação de um conjunto de histórias" Atividade de codificação começa com a escrita de testes. Já o item III pode ser desconsidera, pois o XP encoraja a programação em pares.
  • Eu entendo que a opção I está incorreta porque a criação das estórias é feita anteriormente à codificação, e não como inicio da mesma. Se observar bem, I e IV são conflitantes pois, se você começa a testar antes de codificar (e isso está correto), não é possível escrever os testes se primeiro definir a estória.Assim, I não é uma afirmação verdadeira.
  • I. O conjunto de histórias se desenrola nas atividades de planejamento e projeto, na codificação já deverão estar prontas.

    III. A codificação no XP é feita através da programação em pares.

    Demais questões corretas.
  • I - A atividade de (Codificação) Planejamento começa com a criação de um conjunto de histórias que descreve as características e as funcionalidades requeridas para o software a ser construído. 
    Errado. O XP envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: Planejamento, Projeto, Codificação e Testes. Na atividade de Planejamento (também denominada o jogo do planejamento) é que são criadas as histórias de usuários. Essas histórias descrevem o resultado, as características e a funcionalidade para o software a ser construído. (pag 88)

    II - O XP encoraja o uso de cartões CRC (Class- Responsibility-Colaborator) como um mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos.
    Certo. A XP encoraja o uso de cartões CRC como um mecanismo eficaz para pensar sobre o software em um contexto orientado a objetos. Os cartões CRC identificam e organizam as classes orientadas a objetos relevantes para o incremento de software corrente. Os cartões CRC são o único artefato de projeto produzidos como parte do processo XP. (pag 89)

    III - O XP emprega a técnica de refectoring na codificação, (mas desaconselha) como também a utilização da programação por pares. 
    Errado. Um conceito-chave na atividade de codificação (e um dos mais discutidos aspectos da XP) é a programação em dupla. A XP recomenda que duas pessoas trabalhem juntas em uma mesma estação de trabalho para criar código para uma história. (pag 90)

    IV - A criação de testes unitários antes da codificação começar é uma prática do XP.
    Certo. A criação de testes de unidade, antes de começar a codificação, é um elemento-chave da abordagem XP. (pag 90)

    V - Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projeto.
    Certo. Se um difícil problema de projeto é encontrado como parte do projeto de uma história, o XP recomenda a criação imediata de um protótipo operacional daquela parte do projetoDenominada solução pontual, o protótipo é implementado e avaliado. O objetivo é reduzir o risco para quando a verdadeira implementação iniciar e validar as estimativas originais para a história contendo o problema de projeto. (pag89)

    (Fonte: Livro Engenharia de Software 7ed, Pressman)

    Logo, gabarito "E"