-
Os fluxos mais comumente estudados são: os descendentes ou verticais, os ascendentes, os horizontais ou laterais, os transversais e o circular.
- Fluxo descendente ou vertical – É o processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo.
- Fluxo ascendente – É o processo contrário. São as pessoas situadas na posição inferior da estrutura organizacional que enviam à cúpula suas informações.
- Fluxo horizontal ou lateral – É a comunicação que ocorre no mesmo nível. É a comunicação entre os pares e as pessoas situadas em posição hierárquicas semelhantes.
O Fluxo transversal ou longitudinal se dá em todas as direções, fazendo-se presente nos fluxos descendente, ascendente e horizontal nas mais variadas posições das estruturas ou da arquitetura organizacional. Esse tipo de fluxo acontece nas organizações orgânicas e flexíveis que permitem uma gestão mais participativa e integrada, criam condições para que as pessoas passem a intervir em diferentes áreas e com elas interagir.
O Fluxo circular abarca todos os níveis sem se ajustar às direções tradicionais. Surge e se desenvolve muito mais nas organizações informais e favorece a efetividade no trabalho.
(Letra A)
-
Os tipos de comunicação são:
- ascendente (dos subordinados para o chefe),
- descendente (dos chefes para os subordinados),
- lateral (horizontal – entre equipes e grupos) e
- transversal (presente em organizações mais flexíveis, se dá em todas as direções).
- circular (abrange todos os níveis possíveis, não se preocupando com as direções tradicionais, podendo o seu conteúdo ser amplo à medida que aumenta o grau de aproximação das relações interpessoais entre os indivíduos).
Quando li pela primeira vez eu logo pensei: se a questão fala "mensagem entre a direção e os níveis intermediários", então é comunicação vertical descendente (dos chefes para os subordinados). Só que a questão queria saber o que é preciso fazer para evitar a difusão de boatos. Então seria dizer, de maneira bem simples, que é preciso evitar conversar com colegas da equipe, do mesmo nível hierárquico sobre um assunto vindo da direção (mensagem recebida do chefe) para evitar boatos, ou seja, fluxos de informações laterais ou horizontais (entre equipes e grupos).
Gabarito: letra A
-
Eu também pensei como vc Thaís, e marquei a (B).
Pensei que para evitar boatos, as pessoas se dirigiam à direção/ chefia para averiguar a veracidade das informações - fluxo de informação vertical ascendente.
No meu entendimento, mensagens entre a direção e os níveis intermediários de gestão não deveriam ser horizontais, mas sim verticais!
-
Nao entendi a resposta...
Entendo que uma comunicacao lateral aumentaria os boatos.
Seria aquele "bla bla bla" entre pessoas do mesmo nivel.
Alguem pode ajudar?
Obrigado
-
Também errei a questão! Marquei D, pois achava que pra controlar os boatos, o melhor seria focar em fluxos de informação formais impressos. Assim, eliminaria o disse-me-disse e as fofocas, já que teria um papel pra comprovar as informações.
Mas relendo a questão, a letra A faz sentido, pois para evitar a difusão de boatos, a gestão deve FOCAR PRIORITARIAMENTE os fluxos de informação Laterais ou Horizontais, pois é daí que surgem os boatos. Focar nesse fluxo, pra controlá-lo melhor e eliminar as fofocas. A gestão deve ir onde se inicia o problema. Pensei assim e fez mais sentido!
Sempre achei essas frases motivadoras bestas, mas de uns tempos pra cá elas têm me ajudado! hehe
Então...
Booooooora! Tem que acreditar pra seguir em frente!!
-
Segundo a professora Elisabeth Moreira, do CERS:
Entre os Fluxos da Comunicação está o FLUXO HORIZONTAL.
FLUXOS HORIZONTAIS:
Acontece entre pares, entre departamentos, entre pessoas. Os fluxos horizontais são responsáveis pela coordenação da informação. Os fluxos horizontais são fluxos de comunicação que permitem reduzir os ruídos de comunicação.
Gabarito: "A"
-
Fluxo de Comunicação
Os fluxos mais comumente estudados são:
• Descendente ou vertical: informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo.
• Ascendente: contrário ao descendente. São as informações enviadas pelas pessoas situadas na posição inferior da estrutura para a cúpula.
• Horizontal ou lateral: é a comunicação que ocorre no mesmo nível, entre as pessoas situadas em posição hierárquicas semelhantes.
• Transversal, diagonal ou longitudinal: as informações são trocadas várias direções, ou seja, entre superiores e funcionários de diversas áreas.
• Circular (todos conectados): abarca todos os níveis e não se ajusta às direções tradicionais. As informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional. Mais comum em organizações informais, pois favorece as relações diretas e a efetividade no trabalho.
• Colateral:ocorre em paralelo à comunicação direta.
Observação: tais fluxos poder ser tanto formais quanto informais.
-
E eu ainda pensei diferente de todos rss. A comunicação formal eletrônica pode até permitir distorções, mas acreditei (e acredito, ainda) ser mais difícil. Não entendi...
-
-
Já sei, a FCC está inserindo questões de raciocínio lógico dentro de gestão de pessoas rsrsrs
-
Minha nossa senhora! rsrs
Nas três vezes que resolvi essa questão eu errei!!!!!
Questão que subverte a lógica. Puro decoreba!
Em 21/06/2018, às 15:05:21, você respondeu a opção C. Errada!
Em 31/10/2017, às 16:06:49, você respondeu a opção C. Errada!
Em 10/09/2017, às 20:06:03, você respondeu a opção C. Errada!
-
Pelo que entendi, o lance da questão é captar o ponto de vista da gestão. A questão basicamente pergunta: qual o fluxo de informação gera boatos e distorções na comunicação, e que portanto, devem ser focado/combatido pela gestão? Resp.: A gestão deve focar(combater) o fluxo de informação lateral ou horizontal de maneira a evitar que este prejudique a comunicação.
-
meu deus, fala entre direção e intermediário, só poderia ser vertical descendente, até a professora inventou uma pergunta que não esta no enunciado para justificar essa barbárie de resposta certa.