SóProvas


ID
721693
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As instalações dos sistemas de tubulações de esgotos sanitários de uma edificação devem ser projetadas de modo a

Alternativas
Comentários
  • Letra B: Segundo a NBR 8160:

    4.1.3 O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

    a) evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores; b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações; c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização; d) impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema; 4NBR 8160:1999 e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis; f) impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação; g) permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções.

  • Pessoal, penso que a letra d está errada porque essa inclinação deve existir somente nas instalações no plano horizontal, como subcoletores, ramais de descarga e esgoto, o que não foi mencionado pela questão.

  • acredito que a B esta incorreta, "evitar" e "não permitir" são bem diferentes, afinal, vazamentos ocorrem independentes de um bom projeto.. cabia anulação

  • Letra D: "diâmetro menor ou inferior a 75 mm". O certo seria "igual ou inferior". 

    FCC boboca demais

  • garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir a formação de gases e depósitos no interior do sistema, excluir vazamentos e impedir que os ramais de esgotos recebam despejos de mais de um ramal de descarga.

    Não há problema algum o ramal de esgoto receber efluentes de mais de um ramal de descarga.

    garantir o escoamento rápido de despejos, prever acessibilidade às tubulações para eventual desobstrução, não permitir vazamentos e impedir a formação de depósitos e escapamento de gases no interior do sistema.

    GABARITO

    garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir as perdas e contaminação de água potável e facilitar a manutenção e unificação dos sistemas de esgotos primários, secundários e águas pluviais.

    Sistema secundário e primário têm de estar separados. Primário tem gases, secundário não tem. A separação é, na maior parte das vezes feitas por desconectores - dispositivos dotados de fecho hídrico, como caixas sifonadas.

    impedir a contaminação da água potável, facilitar a manutenção, manter as inclinações mínimas de 2% nos trechos de diâmetro menor ou inferior a 75 mm e de 1% nos trechos de diâmetros iguais ou superiores a 100 mm.

    Igual ou inferior.

    impedir a contaminação de água potável, estabelecer a separação entre os ramais de esgoto primário e de águas pluviais, mantendo conexão direta entre os coletores secundários e o coletor público.

    Não deve haver conexão direta entre tubulação secundária e coletor público. A tubulação que conecta ao coletor público é a primária, uma vez que há gases no coletor público e não se pode ter gases na tubulação secundária.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro