SóProvas


ID
722098
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o trecho abaixo.

(...) O jornalista alertou que a falta de repórteres atrapalha todas as esferas do jornalismo. ‘Se não houver repórter, os outros gêneros do jornalismo serão prejudicados. O repórter é um historiador do tempo presente’.
Na ocasião, Caco apontou onde nasce uma pauta. De acordo com o jornalista, as melhores pautas estão na rua e as pessoas têm se esquecido disso. Para ele, a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem
.
(Extraído de: Fonseca, Priscila: O repórter é um historiador do tempo presente, diz Caco Barcellos. In: . Acesso em 4 de abril de 2012)

A partir da crítica do jornalista Caco Barcelos, é correto afirmar que, se a internet for usada na apuração jornalística, ela deve

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que a resposta seja a opção C. O que entendi com a frase do Caco Barcellos é que como a internet reproduz o tempo todo, é preciso manter a essência da fonte, ou seja, de onde veio a afirmação ou aquela notícia. E assim a resposta seria DIVULGAR AS FONTES, item E.
  • Pelo contrário, o autor faz justamente uma crítica ao uso da internet como base para as notícias. Note o trecho "a internet virou um lugar de reprodução e acaba tirando a verdadeira essência de uma boa reportagem". Também afirma que "as melhores pautas estão na rua". O repórter pode utilizar a internet para facilitar o acesso às suas fontes, isto é, o contato com elas. Mas a internet não deve ser utilizada como fonte de notícia ou mesmo para dar credibilidade às fontes (o famoso texto copiado da wikipedia).
    Já as letras D e E não fazem muito sentido. Como a internet poderia manter a atualidade das fontes? Ou pra quê o repórter precisaria divulgar suas fontes na internet?
    Assim, até mesmo por exclusão, a resposta é a C.
  • A base para o processo de apuração é o contato com as fontes, daí o termo "ir a rua". A internet, nesta perspectiva, deve servir como ferramenta para ter mais acesso às fontes, mas não deve substituir a apuração nem ser considerada a única fonte, o que desrespeitaria o princípio de outros sempre mais de uma fonte e confrontar as visões obitdas.