SóProvas


ID
723658
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As artérias elásticas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    Referência:
    Vários livros


    As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. São as artérias de maior calibre. Exs: aorta, o tronco da artéria pulmonar e seus 2 ramos, ilíacas, braquiocefálicas, subclávias, porção inicial das carótidas. Conduzem o sangue para as artérias musculares e absorvem as ondas pulsáteis das sístoles cardíacas (o fluxo sanguíneo intermitente do coração converte-se em fluxo quase contínuo), pois são altamente distensíveis em baixa pressão transmural.
  • As artérias são classificadas em três tipos: artérias de grande calibre ou elásticas; artérias de médio calibre ou musculares; e artérias de pequeno calibre e arteríolas.

    As artérias elásticas têm como função servirem de tubos condutores, além disso facilitam o movimento do sangue ao longo de sua extensão.

    As artérias elásticas trabalham com grande pressão no seu interior, essa pressão é proveniente do ventrículo e é responsável por movimentar o sangue ao longo da árvore arterial. As artérias elásticas se distendem quando a pressão em seu interior se elevada (período de sístole), e ocorre retração elástica da parede arterial distendida no período de diástole. Essa retração elástica serve para manter a pressão arterial e o fluxo resultante do sangue no vaso.

    • túnica íntima: nas artérias elásticas, essa camada é relativamente espessa. A camada subendotelial é formada por tecido conjuntivo o qual contém fibras colágenas e elásticas, além disso deve-se ressaltar que o principal tipo celular existente nessa camada é a célula muscular lisa, a qual tem função contrátil e a função de produzir substância intercelular amorfa e fibrosa.
    • túnica média: é a camada mais espessa das três túnicas. Constituída por lâminas ou lamelas de material elástico arranjadas como lâminas fenestradas concêntricas, essa fenestrações facilitam a difusão das substâncias através da parede arterial. Entre essas lamelas elásticas estão situadas camadas de células musculares lisas, fibras colágenas e substância fundamental. As células musculares estão organizadas em espiral, e a função delas é produzir componentes colágeno e elástico, os quais irão compor essa camada.
    • túnica adventícia: é uma camada relativamente fina, constituída de tecido conjuntivo. O principal componente dessa camada são as fibras colágenas, as quais têm a função de evitar a expansão da parede arterial além de seus limites fisiológicos durante o período sistólico. Além das fibras colágenas, essa camada também apresenta uma rede frouxa de fibras elásticas, macrófagos e fibroblastos. A túnica adventícia contém vasos sangüíneos e nervos.
     
  • A letra A está errada pois a túnica média das artérias elásticas é mais espessa se comparada às outras túnicas dela mesma mas não às dos outros tipos de artérias, como as musculares por exemplo.

    A letra B está correta, pois elas possuem paredes espessas próximas ao coração. As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. Incluem a aorta e os seus grandes ramos.

    A letra C está errada pois ela não contém quantidades substanciais de músculo estriado, e sim possui uma grande quantidade de camadas concêntricas de fibras elásticas, colágenas e reticulares e células musculares lisas entre elas.

    A letra D está errada pois a túnica média NÃO possui poucas fibras elásticas, mas muitas.

    A letra E está errada pois ela NÃO possuem paredes extremamente finas, pelo contrário, são as artérias mais calibrosas.