SóProvas



Questões de Biologia (Citologia e Histologia)


ID
542824
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O crescimento aposicional da cartilagem hialina refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • A cartilagem possui dois tipos de crescimento: aposicional e intersticial. Crescimentoaposicional é a formação de cartilagem sobre a superfície de uma cartilagem já existente. As células empenhadas nesse tipo de crescimento derivam do pericôndrio. O crescimentointersticial ocorre no interior da massa cartilaginosa. Isso é possível porque os condrócitos ainda são capazes de se dividir e porque a matriz é distensível
  • Pericôndrio é a túnica de tecido conjuntivo denso não-modelado que reveste a superfície da cartilagem e é separado por zonas:

    1. Zona Fibrógena: camada externa, é vascularizada e contém fibroblastos (tecido conjuntivo propriamente dito). É responsável pela nutrição e manutenção do tecido conjuntivo cartilaginoso.
    2. Zona Condrogênica: camada interna, é avascularizada e com células condrogências. É responsável pelo crescimento da cartilagem.

ID
684439
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O osso vivo é constituído de tecido extremamente dinâmico que está sendo modelado e remodelado continuamente.

Com relação aos ossos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reposta: D

    O osso trabecular está presente nas epífises ósseas e possui como características a formação de "traves" ósseas que são barras verticais e horizontais


ID
684481
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A resposta inflamatória pode ser aguda ou crônica.

Na fase I da inflamação aguda, os mastócitos e leucócitos são abundantes.

A respeito dos leucócitos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GENTE COMO ASSIM, NO GABARITO DIZ QUE É C MAS CLARAMENTE A LETRA A É CORRETA

  • Ué? kkk

    A respeito dos leucócitos ou mastócitos?


ID
723658
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As artérias elásticas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    Referência:
    Vários livros


    As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. São as artérias de maior calibre. Exs: aorta, o tronco da artéria pulmonar e seus 2 ramos, ilíacas, braquiocefálicas, subclávias, porção inicial das carótidas. Conduzem o sangue para as artérias musculares e absorvem as ondas pulsáteis das sístoles cardíacas (o fluxo sanguíneo intermitente do coração converte-se em fluxo quase contínuo), pois são altamente distensíveis em baixa pressão transmural.
  • As artérias são classificadas em três tipos: artérias de grande calibre ou elásticas; artérias de médio calibre ou musculares; e artérias de pequeno calibre e arteríolas.

    As artérias elásticas têm como função servirem de tubos condutores, além disso facilitam o movimento do sangue ao longo de sua extensão.

    As artérias elásticas trabalham com grande pressão no seu interior, essa pressão é proveniente do ventrículo e é responsável por movimentar o sangue ao longo da árvore arterial. As artérias elásticas se distendem quando a pressão em seu interior se elevada (período de sístole), e ocorre retração elástica da parede arterial distendida no período de diástole. Essa retração elástica serve para manter a pressão arterial e o fluxo resultante do sangue no vaso.

    • túnica íntima: nas artérias elásticas, essa camada é relativamente espessa. A camada subendotelial é formada por tecido conjuntivo o qual contém fibras colágenas e elásticas, além disso deve-se ressaltar que o principal tipo celular existente nessa camada é a célula muscular lisa, a qual tem função contrátil e a função de produzir substância intercelular amorfa e fibrosa.
    • túnica média: é a camada mais espessa das três túnicas. Constituída por lâminas ou lamelas de material elástico arranjadas como lâminas fenestradas concêntricas, essa fenestrações facilitam a difusão das substâncias através da parede arterial. Entre essas lamelas elásticas estão situadas camadas de células musculares lisas, fibras colágenas e substância fundamental. As células musculares estão organizadas em espiral, e a função delas é produzir componentes colágeno e elástico, os quais irão compor essa camada.
    • túnica adventícia: é uma camada relativamente fina, constituída de tecido conjuntivo. O principal componente dessa camada são as fibras colágenas, as quais têm a função de evitar a expansão da parede arterial além de seus limites fisiológicos durante o período sistólico. Além das fibras colágenas, essa camada também apresenta uma rede frouxa de fibras elásticas, macrófagos e fibroblastos. A túnica adventícia contém vasos sangüíneos e nervos.
     
  • A letra A está errada pois a túnica média das artérias elásticas é mais espessa se comparada às outras túnicas dela mesma mas não às dos outros tipos de artérias, como as musculares por exemplo.

    A letra B está correta, pois elas possuem paredes espessas próximas ao coração. As artérias elásticas são também conhecidas como artérias condutoras, tendo em vista que sua principal função é o transporte do sangue. Incluem a aorta e os seus grandes ramos.

    A letra C está errada pois ela não contém quantidades substanciais de músculo estriado, e sim possui uma grande quantidade de camadas concêntricas de fibras elásticas, colágenas e reticulares e células musculares lisas entre elas.

    A letra D está errada pois a túnica média NÃO possui poucas fibras elásticas, mas muitas.

    A letra E está errada pois ela NÃO possuem paredes extremamente finas, pelo contrário, são as artérias mais calibrosas.


ID
1209901
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Existem dois tipos de tecido ósseo. Nas fraturas, a lesão é primariamente recoberta por um tecido fibrocartilaginoso. Em algumas semanas forma-se uma “cicatriz”, que consiste no depósito de osso primário. Nos meses subsequentes, este calo é reestruturado, osso secundário, adotando a forma original de osso. Durante o processo de cicatrização da lesão, pode ocorrer a formação de uma “falsa” articulação. Osso primário, osso secundário e falsa articulação correspondem, respectivamente, a:

Alternativas
Comentários
  • Tecido ósseo primário (RETICULAR)

    tecido ósseo primário (não lamelar) apresenta fibras colágenas dispostas em várias direções sem organização definida, tem menos quantidade de minerais e maior proporção de osteócitos quando comparada ao tecido ósseo secundário. Encontra-se pouco presente em adultos, persistindo apenas próximo às suturas dos ossos do crânioe nos alvéolos dentários.

    tecido ósseo primário é formado através de ossificação intramembranosa e surge a partir da diferenciação de células de tecido conjuntivo em osteoblastos. A membrana de tecido conjuntivo restante se condensa e forma o periósteo.

    Tecido ósseo secundário (LAMELAR)

    tecido ósseo secundário é a variedade geralmente encontrada no adulto. Sua principal característica é possuir fibras colágenas organizadas em lamelas de 3 a 7 μm (micrômetro) de espessura que, ou ficam paralelas umas às outras, ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos formando os Sistemas de Havers ouósteons.

  • O osso não lamelar é sempre o primeiro osso a ser formado, mesmo em um adulto: quando este sofreu uma perda óssea grande ou uma fratura, forma-se inicialmente osso não-lamelar. Em seguida, é gradativamente substituído por osso lamelar.

    Devido ao arranjo não organizado de suas fibras colágenas, tem menos resistência a torção, pressão e tensão que o osso lamelar.

    O tecido ósseo lamelar é também denominado maduro ou secundário. É o osso definitivo encontrado nos adultos. Ele é muito resistente a tração e torção e é semelhante a uma placa de madeira compensada



ID
1447315
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Fuso muscular é a principal estrutura sensitiva do músculo, composta por 3 a 12 fibras musculares finas intrafusais. Sobre ele, pode-se afirmar que:

I. Possui um papel importante na modulação continuada dos motoneurônios alfa.
II. Seus impulsos eferentes também facilitam polisinapticamente sinergias antagonistas.
III. Pode ser excitado pelo estiramento de todo o músculo e pelas terminações secundárias.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

Alternativas

ID
1815754
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

“Estão localizados na junção musculotendínea, enrolados nas terminações das fibras extrafusais do músculo e são sensíveis à tensão muscular causada pelo alongamento passivo ou por uma contração muscular ativa.” Esta é a definição de

Alternativas
Comentários
  • Como proprioceptores musculares temos:

    FUSO MUSCULAR que detecta as variações de comprimento da fibra muscular; e o

    ÓRGÃO TENDINOSO DE GOLGI que detecta o nível de tensão da musculatura.


ID
1883749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Com relação a ortopedia e traumatologia, julgue o item seguinte.

Os principais tipos de ossos são o cortical e o esponjoso.

Alternativas
Comentários
  • Os ossos podem ser de 2 tipos diferentes: Cortical ou Esponjoso. Veremos um pouco sobre cada um deles:

    Osso cortical: é formado por lâminas ósseas paralelas e extremamente próximas entre si, sendo duro e compacto. Compõe cerca de 80% do esqueleto. Constitui a parte externa de todas as estruturas esqueléticas. Tem como principal função o fornecimento de força mecânica e proteção de estruturas internas, podendo também participar de respostas metabólicas quando há um déficit mineral severo.

    Osso esponjoso: também chamado de osso trabecular, é muito menos espesso, pois é formado por lâminas ósseas irregularmente dispostas em vários sentidos, deixando espaços livres entre si, que são ocupados pela medula óssea. É encontrado na porção interna dos ossos longos, nos corpos vertebrais e na pelve. É mais ativo metabolicamente do que o osso cortical. Fornece suprimento inicial quando há déficit mineral.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
1943515
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O epimísio é uma camada de tecido conjuntivo que reveste

Alternativas

ID
1953028
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Ocorre estabilização e organização progressiva do tecido de colágeno, com síntese da substancia matriz por fibroblastos e maior elasticidade do tecido. Essas características fazem parte do processo de cicatrização da fase:

Alternativas

ID
1954123
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Qual é a fase em que o processo de cicatrização cuja a atividade proliferativa e regenerativa, que leva à formação de cicatriz e à reparação do tecido lesado, segue os fenômenos vasculares e exsudativos da inflamação?

Alternativas

ID
2018626
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As fraturas são caracterizadas por perdas totais ou parciais da continuidade óssea, podendo ser completa ou incompleta, com desvio ou sem desvio. Para ocorrer a consolidação das fraturas, existem fases que obedecem a uma ordem cronológica da seguinte maneira:

Alternativas

ID
2086168
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os fisioterapeutas tratam lesões inflamatórias agudas e crônicas, feridas abertas e fechadas e problemas associados com os processos de regeneração como edema e hematomas. É utilizada uma grande variedade de agentes eletrofísicos para iniciar ou favorecer o processo de reparo, incluindo o ultrassom, as diatermias, lasers e correntes de estimulação de baixa frequência. Com relação às três fases do processo de regeneração, analise.

I. A inflamação é a resposta imediata à lesão. A fase aguda, ou inicial, da resposta inflamatória dura entre 24 e 48 horas e é seguida por uma fase subaguda, ou tardia, que dura entre 10 e 14 dias, podendo se estender caso haja uma fonte contínua de trauma ou alguma forma de irradiação, como um corpo estranho ou infecção presentes.

II. O tecido de granulação é formado durante a fase inflamatória. Essa é uma estrutura temporária que se desenvolve após um período de alguns dias e compreende neomatriz, neovasculatura, macrófagos e fibroblastos.

III. Na migração e ação das células, os neutrófilos e monócitos são as primeiras células a chegar ao local da lesão. Elas migram, em uma resposta, a uma grande variedade de estímulos químicos e mecânicos, incluindo os produtos do mecanismo de coagulação, a presença de bactérias e fatores derivados das células.

IV. O remodelamento da matriz de tecido imaturo começa quase ao mesmo tempo que a formação do novo tecido, embora para melhor compreensão esse seja normalmente considerado como parte da terceira fase da regeneração. A matriz que está presente nesse estágio é gradualmente substituída e remodelada nos meses e anos subsequentes à medida que o tecido cicatricial amadurece.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2372236
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O sangue é um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular, de natureza fluida; é viscoso e com temperatura em torno de 38 ºC. Tem como principal função levar oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos para pulmões, fígado e rins, de modo que sejam excretados do organismo. Em relação aos elementos e às funções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • vamos ao que segue...

     

    A - ERRADO -  vasoconstrição = diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.

     

    B - CERTO - 

     

    C - ERRADO - A coloração vermelha deve-se ao elevado número de glóbulos vermelhos em formação no local. Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função. Torna-se gordurosa e amarelada, recebendo então o nome de medula amarela. 

     

    D - ERRADO -  Leucopenia é diminuição da taxa sanguínea de leucócitos abaixo do limite inferior da normalidade.

     

    E - ERRADO -  Diapedese é passagem de células sanguíneas, em especial os leucócitos, através das paredes dos capilares.

     

    Espero ter ajudado..

     

    Abraço

  • Resp: letra B

     

    Letra A - Vasoconstrição é a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos. Não é o fechamento completo

    Letra C - A medula óssea branca é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos).

    Letra D - leucopnia é diminuição da taxa sanguínea de leucócitos abaixo do limite inferior da normalidade

    Letra E - A diapedese é a passagem dos leucócitos do sangue para o tecido conjuntivo. Faz-se atravessando os vasos capilares. Este processo ocorre geralmente quando uma parte do organismo fica lesionada, pelo que o processo de inflamação é necessário.

    Também pode ocorrer passagem de hemácias (ou glóbulos vermelhos) em casos patológícos, como a diátese hemorrágica.


ID
2641078
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os músculos esqueléticos compõem cerca de 40% do peso corporal, estão sob controle voluntário e recebem suprimento de oxigênio e nutrientes através do sistema circulatório.


Sendo assim, as características dos músculos predominantemente de força com predomínio de fibras do tipo IIb são:

Alternativas
Comentários
  • Tipos de fibras

    CLASSIFICAÇÃO

    I: LENTAS OXIDATIVAS (VERMELHAS) - ENDURANCE

    II a: RÁPIDAS OXIDATIVAS (VERMELHAS) VELOCIDADE

    II b: RÁPIDAS GLICOLÍTICAS (BRANCAS) POTÊNCIA

    CARACTERÍSTICAS

    VELOCIDADE DE ENCURTAMENTO:

    RÁPIDAS

    • LENTAS

    VIAS DE SINTESE DO ATP:

    GLICOLÍTICA

    • OXIDATIVA

    GABARITO LETRA: C


ID
2825110
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Uma criança apresentou uma lesão muscular devido a uma pancada na região posterior da perna. Durante a fase inflamatória da lesão muscular, as células presentes que caracterizam esta fase são:

Alternativas
Comentários
  • Resp: letra C


    A finalidade fundamental da fase inflamatória é livrar a área de tecido morto e secreções provocadas pela lesão tecidual, no qual diversos mediadores químicos são liberados tão logo ocorre à destruição de células na ferida. A presença de mediadores químicos no local da inflamação é transitória, sendo os mais importantes a histamina, a serotonina, a bradicinina e as prostaglandinas. Um dos principais objetivos da liberação desses mediadores é a estimulação da migração de células inflamatórias (como monócitos e neutrófilos).

    Os neutrófilos e os monócitos são as primeiras células a chegarem ao local da lesão. A função principal dos neutrófilos neste processo é de eliminação de possíveis microorganismos pela fagocitose. Uma vez que estas células são as mais abundantes no sangue, um número significativo deles é passivamente coletado pelo trombo provisório durante o rompimento dos vasos, como vimos no processo inicial de coagulação. Após este extravasamento passivo, os neutrófilos migram para a superfície da ferida para formar uma barreira contra a invasão de microorganismos e promover o recrutamento ativo de mais neutrófilos a partir dos vasos mais próximos não lesados. Ao final de um dia após a lesão eles constituirão 50% das células migradas ao local.

    Os monócitos, que se infiltram mais tardiamente, diferenciam-se em macrófagos, que são essenciais no processo de cicatrização tissular, fagocitando microorganismos patogênicos e os restos teciduais e celulares, inclusive os neutrófilos, e liberando colagenases e proteoglicanos, que são enzimas degradantes que destroem o material necrosado, orientam a formação do tecido de granulação e atraem para a área os fibroblastos que depositam o novo colágeno. Nas primeiras 24 horas após a lesão, há um grande afluxo de neutrófilos para a ferida, seguindo-se de um aporte maior de macrófagos durante os dois a três dias seguintes



ID
2877745
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A descrição é a mais comum e a matriz possui delicadas fibrilas constituídas principalmente de colágeno Tipo II , refere-se à cartilagem

Alternativas

ID
2877748
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os citocromos são

Alternativas

ID
3074737
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Rio Novo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As camadas de tecido conjuntivo revestem diferentes partes do músculo, assinale a alternativa que refere-se ao Endomisio:

Alternativas
Comentários
  • Endomísio é uma camada de tecido conjuntivo que encobre uma fibra muscular e é composta principalmente de fibras reticulares. Também contém capilares, nervos e vasos linfáticos.

    Letra B

    Epimísio :camada de tecido conjuntivo que envolve um músculo.

    Perimísio: tecido conjuntivo que delimita um feixe de fibras de músculo estriado.

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3491023
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

As estruturas do corpo humano estão organizadas em vários níveis, de mesmo modo como estão organizadas as letras do alfabeto, as palavras, as frases, os parágrafos e, assim, por diante. Todos os organismos vivos têm determinadas características que os distinguem das coisas não vivas. Considerando os processos vitais dos seres humanos, analise as afirmativas a seguir.


I. Crescimento: é o processo pelo qual células não especializadas se tornam especializadas. As células especializadas diferem em estrutura e função das não especializadas que as originam.

II. Reatividade: é a capacidade de o corpo detectar e responder às alterações no ambiente. As células nervosas respondem as variações no ambiente, por meio da geração de sinais elétricos, conhecidos como impulsos nervosos. As células musculares respondem aos impulsos nervosos por meio da contração, que gera força para mover partes do corpo.

III. Metabolismo: é a soma de todos os processos químicos que ocorrem no corpo e inclui a decomposição de moléculas maiores e complexas em moléculas menores e mais simples, e a formação de moléculas complexas a partir de moléculas menores e mais simples.

IV. Diferenciação: é um aumento no tamanho do corpo. Pode ser decorrente de um aumento no tamanho das células existentes, no número de células ou na quantidade de material intercelular.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • c-) O conceito 1 esta invertido com o conceito do 4.


ID
3561931
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Benedito Leite - MA
Ano
2018
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as alternativas abaixo e marque corretamente aquela que apresenta duas características da infecção pelo bacilo de Hansen.

Alternativas

ID
3701890
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Joaquim Pires - PI
Ano
2019
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

______________ é a característica do tecido elástico que permite fazer com que ele absorva energia deformando-se dentro da amplitude elástica, à medida que o trabalho está sendo realizado, sendo que neste caso, a deformação observada deverá regredir completamente, devolvendo ao tecido seu tamanho e forma original quando a carga é liberada, desde que a sobrecarga não seja mantida por certo tempo. 


Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima. 

Alternativas
Comentários
  • Elasticidade


ID
3844516
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre tipos de cicatrização, considere as seguintes afirmativas:
1. Na cicatrização por primeira intenção, o tecido de granulação não é visível, e a formação de cicatriz é tipicamente mínima.
2. A cicatrização por segunda intenção produz cicatriz mais estreita e menos profunda.
3. Na cicatrização denominada fechamento tardio, a ferida necessariamente apresentará queloide.
4. Exemplos nos quais as feridas podem cicatrizar por segunda intenção incluem queimaduras, lesões traumáticas, úlceras e feridas infectadas.
5. Na fase inflamatória, observa-se cicatriz madura, plana, pálida e mole.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3968443
Banca
Prefeitura de Canelinha - SC
Órgão
Prefeitura de Canelinha - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A matriz óssea é composta por uma parte orgânica (já mencionada anteriormente) e uma parte inorgânica cuja composição é dada basicamente por íons fosfato e cálcio formando cristais de hidroxiapatita. A matriz orgânica, quando o osso se apresenta descalcificado, corase com os corantes específicos do:

Alternativas

ID
3991507
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a cartilagem, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3991546
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre a estrutura do tecido muscular esquelético.

Alternativas
Comentários
  • Os filamentos de miosina são constituídos por troponina e topomiosina.

  • Errei, marcando a correta!!!!!!

  • Tripsina é enzima digestiva.


ID
4109668
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre as fases do processo de cicatrização:

I. A fase inflamatória é essencial para iniciar o processo de cicatrização tecidual. Essa fase é iniciada imediatamente e dura de 3 a 5 dias. Os procedimentos terapêuticos nessa fase devem ter como foco a redução da dor e do edema, sendo a crioterapia bastante efetiva.
II. A segunda fase é a proliferativa. À medida que essa fase progride, ocorre uma redução gradativa de macrófagos. Nessa fase, os procedimentos terapêuticos se concentram em aplicação de cargas demasiadamente pesadas para ganho de força e trofismo.
III. A fase de remodelação e maturação é onde ocorre maior organização da matriz extra celular. Essa remodelação pode durar até 4 meses.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado, a fase de remodelação pode durar até 12 meses.


ID
4825162
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A célula animal é procariótica, ou seja, não apresenta o núcleo individualizado por membrana (carioteca).

II. O único sintoma da ascaridíase é a anorexia.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1 - A célula animal é uma célula do tipo eucarionte e, portanto, apresenta estruturas como núcleo e organelas citoplasmáticas.

    2 - Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental são alguns sintomas que podem se apresentar.

    Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/celula-animal

    https://brasilescola.uol.com.br/doencas/ascaridiase

  • O único erro da afirmativa 1 é em relação a ser procarionte. A célula animal é eucarionte, porém não possui carioteca.

    Já a outra questão eu não sabia, mas acho que era meio óbvio que a anorexia não é um sintoma, até pq é um DOENÇA.


ID
4827115
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Sertânia - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A ascaridíase manifesta-se apenas por dor abdominal.
II. A membrana plasmática não participa do metabolismo celular, pois sua função é impedir que substâncias entrem na célula.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Ascaridíase: Devido ao espalhamento das larvas, febre, dor de barriga, diarreia, náuseas, bronquite, pneumonia, convulsões e esgotamento físico e mental são alguns sintomas que podem se apresentar.

    Membrana plasmática (permeabilidade seletiva): é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula.

    Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/ascaridiase

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/permeabilidade-seletiva


ID
5097688
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. A dor não é um sintoma da fibromialgia.
II. Quando o tecido muscular humano se contrai ele não produz calor.
III. Nos seres humanos, os ossos são um tipo de tecido conjuntivo maleável.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5097691
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. O trauma repetido é um problema que pode levar à artrose secundária.
II. Sustentar o corpo humano não é uma das funções do sistema esquelético.
III. A fotofobia é o termo que denomina uma inflamação da bainha tendínea.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5097694
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. A artrite provoca dores intensas, as quais podem se tornar crônicas.
II. A gota é um problema que pode levar à artrose secundária.
III. Dar forma ao corpo humano não é uma das funções do sistema esquelético.

Marque a alternativa CORRETA

Alternativas

ID
5110852
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Através da mitose, uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.
II. Realizar sexo vaginal sem camisinha não é um fator de risco para a transmissão do HIV.
III. Os exercícios respiratórios e treinamento muscular ventilatório não devem estar incluídos em um programa de exercício em cinesioterapia individualizado.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5126965
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Quando estudamos cartilagem articular, observamos que um grande número de genes é percebido na Matriz Extracelular (MEC) que banha essa cartilagem. Qual desses genes não tem papel mecanossensório incluso na MEC?

Alternativas

ID
5127073
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

São funções dos tecidos epiteliais, EXCETO:

Alternativas

ID
5241229
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Os podócitos são projeções citoplasmáticas de proteínas integrais da membrana do retículo sarcoplasmático, chamadas Proteínas Receptoras de:

Alternativas

ID
5269066
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Existem três tipos de cartilagem, que são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C


ID
5328229
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre o tecido ósseo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5421262
Banca
IMPARH
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Sobre a pele, o maior órgão do corpo, podemos afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • A  é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por epitélio estratificado queratinizado e avascularizada.

    A sua textura e espessura variam conforme a região do corpo, sendo mais fina na palma das mãos e mais espessa na planta dos pés.

    É constituída por cinco estratos:

    • Estrato córneo: Formado por células mortas, sem núcleos e achatadas, as quais apresentam grande quantidade de queratina e estão continuamente descamando.
    • Estrato lúcido: Formado por uma camada de células achatadas e translúcidas. Em algumas regiões do corpo, onde a pele é muito fina não é possível notar a sua presença.
    • Estrato granuloso: Formado por 3 a 5 camadas de células poligonais achatadas e citoplasma acumulado de grânulos queratino-hialina, os quais darão origem a queratina.
    • Estrato espinhoso: Formado por 5 a 10 camadas de células cuboides, pouco achatadas e com núcleo central. Elas apresentam projeções citoplasmáticas com filamentos de queratina.
    • Estrato germinativo: Camada mais profunda e em contato com a derme. Os queratinócitos produzidos são empurrados para as camadas superiores.

    A  é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por  e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina.

    Nessa camada da pele são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, terminações nervosas, folículos pilosos,  e sebáceas.

    É dividida em duas camadas:

    • Camada papilar: Localizada abaixo da epiderme, com papilas que aumentam a aderência entre a derme e a epiderme. É constituída por tecido conjuntivo frouxo.
    • Camada reticular: É uma camada mais profunda e espessa, sendo constituída por tecido conjuntivo denso.

    A  ou tecido subcutâneo é a camada mais interna, porém, não é considerada parte da pele. Ela é constituída por células adiposas, fibras de colágeno e vasos sanguíneos.

    A quantidade de células adiposas presentes varia de indivíduo para indivíduo e entre as partes do corpo.

    Essa camada desempenha funções importantes como: isolar o corpo das variações externas do ambiente e fixar a pele aos órgãos e estruturas adjacentes.

  • A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme. (questão errada)

    Epiderme: É a camada mais externa da pele, sua função é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

    Derme: É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. É na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, e as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor.

    Hipoderme: É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.