SóProvas


ID
7243
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode adotar diferentes critérios de departamentalização para sua estrutura organizacional, dependendo de seu porte, estratégia, dispersão geográfica. Dados os critérios de departamentalização funcional, por localidade e por cliente, faça a correspondência com as estratégias indicadas a seguir e marque a opção que expressa corretamente a relação estratégia/critério de departamentalização.

I. A organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do nordeste.

II. A organização tem como meta consolidar a especialização da produção, comercialização e informática.

III. A organização tem como meta consolidar sua posição junto aos consumidores, prestando-lhes serviços diferenciados.

IV. A organização tem como meta consolidar sua posição no mercado nas cidades onde atua.

V. A organização tem como meta lançar um produto direcionado a jovens da classe média.

Alternativas
Comentários
  • Por exclusão fica fácil. O item V cita um tipo de cliente que seria o foco da organização, logo ela utiliza uma departamentalização por cliente. Apenas as letras C e E expressam corretamente o item V. Comparando as duas alternativas obtidas, nota-se que a letra E está incorreta quando se refere ao item I. Sendo assim, a correta é a letra C.
  • Letra C
    O tamanho da questão assusta, mas vejam como ela é fácil:
    I A organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do nordeste. (localidade).
    Só aí você já mata a questão, pq o item C é o único com essa opção ligado à letra I.
  • É como o colega abaixo falou, logo no 1º enunciado mata a questão 

    Departamentalização Territorial ou Geográfica
    A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em
    um território muito grande. Neste caso é importante a empresa descentralizar recursos
    específicos para cada região. Outro aspecto é a necessidade de acesso a matérias?primas,
    mercados consumidores e pessoal qualificado.
    Os administradores ficam especializados nas demandas e especificidades de cada
    região. Uma empresa poderia ter gerência da região Sul, da Região Sudeste, Nordeste, etc.
  • ABORDAGEM FUNCIONAL
    Cria departamentos formados por especialistas em determinada função.
    FUNCIONAL
    Os departamentos são agrupamentos de pessoas com habilidades e conhecimentos similares. Temos, como exemplos, departamento de vendas, finanças, recursos humanos, produção etc. É uma estrutura ainda muito usada nas organizações.

    ABORDAGEM DIVISIONAL
    Cria departamentos que são formados por divisões separadas e auto-suficientes para produzir um produto/serviço ou parte dele.
    PRODUTOS OU SERVIÇOS
    Os departamentos são definidos em função das tarefas inerentes aos produtos ou serviços. Como exemplo podemos citar os hospitais com suas unidades agrupadas pelo tipo de serviço prestado: maternidade, bloco cirúrgico, emergências etc.
    GEOGRÁFICA
    Também chamada de territorial, de área ou regional. Neste caso, a departamentalização é feita com base nas atividades a serem desenvolvidas em determinada região. Uma empresa de grande porte pode, por exemplo, agrupar sua força de vendas por áreas como: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste.
    CLIENTELA
    As atividades são agrupadas em departamentos de acordo com as características do cliente ou mercado a quem o produto ou serviço é oferecido. Idade, hábitos de compra, sexo, nível sócio-econômico são algumas informações que servem de base para este tipo de departamentalização. Como exemplo temos as lojas de departamento com suas seções diversas, de acordo com cada tipo de cliente.
    PROCESSOS
    O agrupamento é feito de acordo com as fases do processo produtivo, seguindo a ordem da atividade produtiva ou da disposição do equipamento utilizado. Esta departamentalização é muito utilizada no nível operacional das organizações. Exemplo: Corte, estamparia, montagem.
    PROJETOS:
    São organizados em função de projetos específicos desenvolvidos pela empresa. As atribuições são temporárias, uma vez que projetos têm data de início e término. Terminado o projeto, o grupo que havia sido designado para ele volta a seu trabalho anterior ou é indicado para outro projeto. Exemplo: Uma empresa especializada em contabilidade designa um administrador de projeto e alguns contadores para realizarem uma auditoria.
    ABORDAGEM MATRICIAL
    É uma combinação da departamentalização funcional e divisional.
    ESTRUTURA MATRICIAL
    É uma estrutura mista que visa maximizar o rendimento da organização. Para tanto, utiliza a estrutura funcional para as funções internas e a divisional aos produtos ou serviços a serem realizados. Muito utilizada em grandes organizações.
    FONTE: http://miscelaneaconcursos.blogspot.com.br/2012/04/departamentalizacao.html
  • I. A organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do nordeste. (LOCALIDADE)

    II. A organização tem como meta consolidar a especialização da produção, comercialização e informática. (FUNCIONAL)

    III. A organização tem como meta consolidar sua posição junto aos consumidores, prestando-lhes serviços diferenciados. (CLIENTE)

    IV. A organização tem como meta consolidar sua posição no mercado nas cidades onde atua. (LOCADIDADE)

    V. A organização tem como meta lançar um produto direcionado a jovens da classe  (CLIENTE)9 (c  (CÇOET CLEIN (CLIENE (

  • Questão tão fácil que chega a dar desconfiança.

  • I. Localidade ou Geográfica ("em cada capital do estado") 

    II. Funcional ("especialização")

    III. Cliente ("serviço diferenciado aos consumidores")

    IV. Localidade ou Geográfica ("nas cidades onde atua")

    V. Cliente ("direcionado a jovens")

  • Gabarito C. questão de 11 anos atras, hoje a realidade é bem diferente.

  • É Jacob Santana, uma barbada dessas é difícil de encontrar hoje em dia!

  • questão que não se encontra mais hoje em dia.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. Vejamos como a questão pode ser respondida.

    Antes de fazermos a associação entre o critério de departamentalização e e suas características, vejamos, de forma mais ampla, em que cada critério consiste.

    O modelo de departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    Departamentalização Geográfica/região/localidade envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Departamentalização por Clientes é responsável por agrupar as atividades da organização de acordo com os clientes-alvo. Nesse caso, o seu foco se concentrará nos atributos e nas necessidades de cada segmento de mercado.

    Agora vamos aos itens:

    I. No modelo de departamentalização geográfica, a organização tem como meta abrir seis filiais, uma em cada capital dos estados do nordeste.

    II. No modelo de departamentalização funcional, a organização tem como meta consolidar a especialização da produção, comercialização e informática.

    III. No modelo de departamentalização por clientes, a organização tem como meta consolidar sua posição junto aos consumidores, prestando-lhes serviços diferenciados.

    IV. No modelo de departamentalização geográfica, a organização tem como meta consolidar sua posição no mercado nas cidades onde atua.

    V. No modelo de departamentalização por clientes, a organização tem como meta lançar um produto direcionado a jovens da classe média.

    Tendo visto os itens acima, concluímos que a alternativa "C", (I. por localidade II. funcional III. por cliente IV. por localidade V. por cliente) é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.