SóProvas


ID
725512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo
administrativo no âmbito da administração pública federal, julgue
os itens subsecutivos.

A Lei n.º 9.784/1999 não se aplica aos órgãos dos Poderes Judiciário e Legislativo, ainda que no desempenho de funções de natureza administrativa.

Alternativas
Comentários
  • A lei 9.784/1999 estabelece normas básicas a serem observadas com relação aos processos administrativos no âmbito federal, incluindo o poder Excecutivo, em suas administrações direta e indireta, e os Poderes Legislativo e Judiciário quando desempenharem funções administrativas.

  • art1o§ 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.
  • Para complemento:

    Art. 1o
    Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa. (ou seja, função atípica) mais  também ao MPU e ao TCU. 

  • Errado. A Lei 9784/99 do Processo Administrativo Federal aplica-se a matéria ADMINISTRATIVA:
    - Poder Executivo;
    - Poder Legislativo (Somente em matéria administrativa (atípica));
    - Poder Executivo (Somente em matéria administrativa (atípica));
    + Ministério Público;
    + Tribunal de Contas.
  • LEI 9784 ART 1º §1
    -"OS PRECEITOS DESTA LEI TAMBÉM SE APLICAM AOS ORGÃOS DOS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIODA UNIÃO, QUANDO NO DESEMPENHO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA"
  • Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.
     
    § 1º Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de
    função administrativa.
     
    § 2º Para os fins desta Lei, consideram-se:
     
    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;
    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;
    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

    IMPORTANTE:
    Os Estados, o DF e os Municípios, por intermédio de suas próprias leis, podem dispor sobre processo administrativo aplicável à sua Administração. Por isso, não se sujeitam à Lei 9784/99.
  • Lei de âmbito federal, mas não nacional. Sendo assim, quando desempenharem funções administrativas.
    ERRADO

  • A Lei nº 9.784/99 Art.1º §1º APLICA:

     - AO PODER EXECUTIVO --> EM CASO DE FUNÇÃO TÍPICA DE ADMINISTRAR
     - AO PODER LEGISLATIVO --> EM CASO DE FUNÇÃO ATÍPICA DE ADMINISTRAR
      - AO PODER JUDICIÁRIO --> EM CASO DE FUNÇÃO ATÍPICA DE ADMINISTRAR 

    GABARITO ERRADO 
  • CAPÍTULO I

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art.1º (...)

    §1º Os preceitos desta lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


  • A lei 9.784 se aplica ao poder EXECUTIVO e em caso de desempenho de funções administrativas se aplica também ao LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO.

  • A Lei n.º 9.784/1999 não se aplica aos órgãos dos Poderes Judiciário e Legislativo, ainda que no desempenho de funções de natureza administrativa.

  • A lei 9.784/1999 estabelece normas básicas a serem observadas com relação aos processos administrativos no âmbito federal, incluindo o poder Excecutivo, em suas administrações direta e indireta, e os Poderes Legislativo e Judiciário quando desempenharem funções administrativas.

  • CAPÍTULO I
    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

     

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     

    § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

     

    § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

     

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

     

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

     

    III - autoridade - o servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

  • Erradíssimo.

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa. 

    Portanto, a Lei aplica-se aos Poderes Judiciário e legislativo da União, quando no exercício da função administrativa.

  • 2008 MTE- Os dispositivos da Lei n.º 9.784/1999 se aplicam, entre outros, aos órgãos do Poder Judiciário da União quando no desempenho de função administrativa.

    As questoes se repetem e muito!

     

  • Trata-se, portanto, de uma lei aplicável exclusivamente ao âmbito da União, possuindo natureza jurídica de lei federal na medida em que não vincula Estados, Distrito Federal e Municípios. A lei 9.784/99 também é aplicável ao Legislativo e ao Judiciário quanto atuarem no exercício de função atípica.

    Um outro exemplo:


    Prova: FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
    Disciplina: Direito Administrativo | Assuntos: Processo Administrativo Federal;
    As normas sobre processo administrativo postas na Lei no 9.784/99 aplicam-se aos:

    - órgãos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário da União, no que se referir ao desempenho de funções administrativas atípicas.

    Em outras palavras, as normas da lei 9.784/99 cabem aos órgãos do Poder Executivo na sua função típica, que é administrar, assim como ao Poderes Legislativo e ao Judiciário nas suas funções atípicas.

  • Se não aplicasse o Edital não pediria.

  • ERRADO

    LEI 9.784

    Art. 1 Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1 Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

  • GAB: E

    Art. 1 Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1 Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.