SóProvas


ID
7261
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Governo do Presidente Luís Inácio Lula da Silva inicia suas atividades diante de um quadro de crise fiscal, associada a uma grande dívida social e grande expectativa da população a respeito de uma atuação ativa do Governo na solução desses problemas. Nesse sentido, são preconizadas determinadas ações:

I. Diminuir o número de servidores públicos, facilitando o ajuste fiscal.

II. Avançar na assimilação das novas tecnologias de informação para atendimento ao público, reduzindo tempo e custos dos processos.

III. Transferir funções típicas do Governo para a iniciativa privada, aumentando a capacidade de investir na área social.

IV. Aumentar os gastos com investimentos e contratação de pessoal, visando estimular o crescimento da economia.

V. Estimular a descentralização de ações do Governo federal para instâncias de governo mais próximas ao cidadão, facilitando o controle social.

VI. Sensibilizar e mobilizar os servidores públicos para que se tornem agentes ativos da transformação da gestão do Estado.

VII. Criar mecanismos que estimulem a competição entre a iniciativa privada e o Governo, ampliando a eficiência dos dois setores.

Escolha a opção que indica as sentenças verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão tá mais pra economia avançada do que Administração.
  • Letra E
    Questão grande, mas é simples, vejam:
    I. Diminuir o número de servidores públicos, facilitando o ajuste fiscal. (Com as crescentes demandas do serviço público e exigências da população, é natural que a máquina administrativa cresça e precise de mais servidores)
    III. Transferir funções típicas do Governo para a iniciativa privada, aumentando a capacidade de investir na área social. (Se são funções típicas de governo, não há que se falar em transferência...)
    IV. Aumentar os gastos com investimentos e contratação de pessoal, visando estimular o crescimento da economia. (O enunciado da questão fala em crise fiscal, portanto é necessário que haja restrição de gastos e não aumento).
    VII. Criar mecanismos que estimulem a competição entre a iniciativa privada e o Governo, ampliando a eficiência dos dois setores. (A competição não deve ser entre setor privado e governo e sim dentro da própria administração pública).
  • A construção do modelo de gestão pública do governo Lula devera pautar-se nos seguintes princípios ou premissas orientadoras:
    1. O Estado como parte essencial da solução, voltado à redução das desigualdades e à promoção do desenvolvimento;
    2. O cidadão como beneficiário principal. Trata-se de considerá-lo membro de uma comunidade cívica, organizada e plena de direitos e deveres, ampliando-se a consciência cidadão, recriando-se a solidariedade e definindo-se critérios de justiça social; o cidadão não é um mero consumidor de bens ou serviços públicos;
    3. O Plano de Gestão Pública como uma definição de Governo, supraministerial, independentemente da origem das proposições iniciais, das mofidicações; das exclusões e das inclusões incorporadas durante o processo de discussão. A proposta de gestão pública deve ser construida coletivamente, sendo o Presidente da República o seu empreendedor máximo;
    4. Integração do Plano de Gestão Pública às demais políticas de Governo. Com o endosso do Presidente da República, o Plano adquire poder de integração de políticas. Será um instrumento de geração de resultados, flexível para permitir soluções específicas para as diversas áreas da ação governamental, ao mesmo tempo em que impede a fragmentação e a coexistência de políticas, projetos, e programas concorrentes e/ou contraditórios;
    5. Envolvimento, mobilização, incentivo e participação dos servidores e demais atores envolvidos são fundamentais. A definição de estratégias de intervenção ou indução de processos de mudança deve ser baseadas na intervenção ou indução de processos de mudança deve ser baseada na adesão das organizações e setores, na capacitação e na motivação intensivas, além da troca constante de informações.
    6. O Plano será formulado a partir de diagnóstico abrangente e sistemático, que identifique problemas e suas causas e não apenas seus sintomas.;
    7. Pluralismos de instrumentos, ferramentas e metodologias. A escolha será feita em função dos problemas identificados no diagnósitoc ao invés da adoção, a priori, de modismos gerenciais que possam induzir à transplantação acrítica de idéias e soluções.

    Fonte: Administração pública (teoria) p/ receita federal. Rafael Encinas.
  • Saudades de quando o servidor era valorizado!

  • Era uma época em que realmente existia um governante de verdade, infelizmente, com alguns desvios imperdoáveis que acabou culminando com o surgimento da ameba que nos desgoverna hoje.