-
Questão está classificada errada.. por favor corrijam!
Bom, de acordo com o manual de direção defensiva feita pela FCC para o DENATRAN, o condutor deve sinalizar o acidente ou quaisquer imobilizações de acordo com a velocidade da via. Se a via tem velocidade máxima permitida de 40km/h deverá ser colocada à 40 metros ou passos largos do local do acidente. Porém se casos onde a visuabilidade está comprometida - chuva, cerração, neblica etc - deve-se DOBRAR a distância.
Então, conforme as condições sugeridas na questão: 100km/h a distância ideal será de 200 passos.
vale a pena dar uma lida antes no manual de direção defensiva da FCC
http://www.vias-seguras.com/content/download/451/2235/file/DENATRAN%20Manual%20dire%C3%A7%C3%A3o%20defensiva%202005.pdf
sya!
-
Errei ao ler rapidamente o fato de ser noite...
-
Importante lembrar que esses são apenas preceitos de DIREÇÃO DEFENSIVA, ou seja, é o ideal a ser feito. Inclusive, existem cartilhas oficiais sobre o assunto, que é o caso citado pelo Henrique James, da cartilha FCC. Porém, essas cartilhas têm função de orientar o condutor, e não possuem força normativa.
O CTB prevê apenas a distância mínima de 30 metros. (o que daria exatamente os 30 passos longos da direção defensiva em uma via local, que é a via de menor velocidade máxima permitida)
-
Segundo meu professor, Major do Corpo de Bombeiros do DF, quando ocorrer acidente com vítima em estrada, o número de passos deve ser o mesmo da velocidade da via. Porém, sob chuva, esse número deve ser dobrado. Foi o que ocorreu na questão acima.
-
TABELA PADRÃO
http://www.jatai.go.gov.br/index.php?option=com_content&id=1100:a-sinalizacao-do-local-do-acidente-de-transito-e-a-seguranca&Itemid=300
-
EM REGRA A DISTÂNCIA, EM PASSOS LONGOS OU METROS, A SER APLICADA É A MESMA DO LIMITE MÁX. DE VELOC. DA VIA.... NO CASO 100 METROS... PORÉM, QUANDO ESTÁ CHOVENDO, SOB NEBLINA OU FUMAÇA, OU AINDA A NOITE, ESSA DISTÂNCIA DOBRA...
RESPOSTA : 200 METROS