-
Não entendi por que a resposta é a E.
-
Também não entendi... pq especificamente as traseiras?
-
RESPOSTA: E.
COMENTÁRIOS: QUESTÃO DIFÍCIL.
Em um veículo, com freio a disco nas quatro rodas e não equipado com sistema de freios ABS, quando o pedal de freio é acionado no seu curso total ocorre uma vibração que o empurra no sentido contrário do acionamento, mas quando o pedal é acionado a meio curso nada acontece. A causa provável desse problema é
a) excesso de fluido de freio no sistema.(ERRADA: EXCESSO DE FLUÍDO DE FREIO NÃO CAUSA ISSO, SEM DIZER QUE NO SISTEMA DE FREIOS DEVE-SE ELIMINAR O AR NO SISTEMA DE FREIOS, POIS O AR REDUZ A TAXA DE COMPRESSÃO DO LÍQUIDO, FAZENDO COM QUE O FREIO PERCA O SEU TRABALHO REAL (INEFICIÊNCIA)).
b) fluido de freio vencido.(ERRADO: FLUÍDO DE FREIO VENCIDO PODE GERAR INEFICIÊNCIA NA FRENAGEM, ALÉM DE OCASIONAR OUTROS PROBLEMAS NA TUBULAÇÃO E PEÇAS DO CILINDRO MESTRE).
c) pastilha de freio excessivamente macia. (ERRADA: PASTILHA EXCESSIVAMENTE MACIA NECESSITA DE TROCAS MAIS EVENTUAIS, JA QUE A SUA DURABILIDADE É MENOR EM COMPARAÇÃO COM OUTRAS PASTILHAS, MAS POSSUI SUAS VANTAGENS, UMA DELAS É DE REDUZIR O ATRITO COM O DISCO DE FREIO).
d) empenamento dos discos de freio dianteiros. (ERRADO: ACIONANDO O PEDAL ATÉ A METADE, CASO NÃO OCORRA A VIBRAÇÃO,PODE SE CONCLUIR NO ÍNÍCIO QUE OS DISCOS DIANTEIROS NÃO ESTÃO EMPENADOS).
e) empenamento dos discos de freio traseiros. (QUESTÃO CERTA).
O ERRO DEVE-SE AO FATO DO TIPO DO CILINDRO MESTRE, QUE É O RESPONSÁVEL DE TRANSMITIR A FORÇA PRODUZIDA NO PEDAL DE FREIO ÀS RODAS.
O QUE ENTENDO É O SEGUINTE: O TIPO DE CILINDRO MESTRE UTILIZADO É O CILINDRO MESTRE DUPLO. ELE POSSUI 04 SAÍDAS PARA AS 04 RODAS (02 PARA AS RODAS DIANTEIRAS E 02 PARA AS RODAS TRASEIRAS). QUANDO ACIONAMOS O PEDAL DE FREIO ATÉ A METADE, O LÍQUIDO DO SISTEMA DE FREIOS EXERCE PRESSÃO ÀS RODAS DIANTEIRAS, PORÉM QUANDO ACIONAMOS O PEDAL DE FREIO ATÉ O FINAL, O LÍQUIDO EXERCE PRESSÃO ÀS RODAS DIANTEIRAS E TRASEIRAS).
PORTANTO, SE A VIBRAÇÃO SÓ OCORRE QUANDO ACIONO O PEDAL DE FREIO ATÉ O FINAL, A POSSIBILIDADE DE OS DISCOS TRASEIROS ESTAREM EMPENADOS, TORNA-SE GRANDE.
ENFIM, É UMA QUESTÃO DIFÍCIL DE SE ANALISAR.
-
Muito bom comentário Ailton Jr,
Muito boa colaboração!
-
Se o sistema de freio funciona na diagonal, como posso garantir que o problema está nos discos traseiros?
Ora, quando acionamos o freio, o primeiro êmbolo aciona uma roda dianteira e outra traseira. No segundo estágio, com mais pressão, todo o sistema é acionado. Logo, questão imbecil.
-
Discordo do gabarito, inevitavelmente o peso do carro na hora da frenagem se distribui para a frente do veículo, é muito difícil sentir o o empeno nos discos traseiros. E outra, todos os cilindros mestres de FREIO são DUPLOS, cilindros SIMPLES são de EMBREAGEM!
-
Pastilha de freio excessivamente macia causa esse problema? De jeito nenhum! Deixa eu te explicar:
Vimos aqui que o pedal de freio está ligado por meio de uma haste curta ao cilindro mestre. Pois bem ,quando o motorista pressiona o pedal, a haste faz mover o pistão no interior do cilindro mestre, empurrando o fluido hidráulico e forçando-o, através dos tubos, a passar para os cilindros do freio das rodas, que aciona os freios. Uma válvula de retenção existente na extremidade de saída cilindro mestre mantém-se sempre uma ligeira pressão no circuito dos freios, a fim de impedir a entrada do ar Quando se deixa de exercer pressão sobre o pedal, o cilindro mestre entra em ligação com um depósito de onde o fluído (óleo de freio) flui pela ação da gravidade, o que não só compensa qualquer perda de fluído, mas também permite a sua expansão e contração devido às variações de temperatura. Daí a importância de se, de vez em quando, o nível do fluído no
reservatório! Se o nível estiver baixo, o freio tenderá a ficar pouco eficiente falhar. Se houver excesso de fluido de freio poderão ocorrer vibrações que empurrarão o cilindro mestre no sentido contrário do acionamento, caso haja a necessidadede freada mais brusca. Nesse caso de excesso de fluido, mas quando o pedal for acionado a meio curso nada acontecerá. E é exatamente o problema reportado na questão.
Logo, a causa provável do sistema de freio citado na assertiva é o excesso de fluido de freio no sistema, e não pastilhas excessivamente
macias
Fonte: Marcos Girão - Estratégia concursos
-
Nunca troquei disco traseiro empenado, sempre troquei os dianteiros assim......kkkkkkk, eu trabalho com mecânica desde 1999!!!! O pensamento da banca está errado, existe valvulas que regulam a pressão do sistema traseiro independente do curso no pedal de freio, não e o motorista que distritui com a força no pedal de freio, até as motos agora são assim também!!!
-
palavra chave na questão = quando o pedal de freio é acionado no seu curso TOTAL (vibra) e a MEIO curso nada acontece, a resposta cai na letra E (empenamento dos discos de freio traseiro)