SóProvas


ID
726427
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Emmanuel Joseph Sieyès (1748-1836), um dos inspiradores da Revolução Francesa, foi autor de um texto que teve grande repercussão na teoria do Poder Constituinte. O referido texto é:

Alternativas
Comentários
  • Qu'est-ce que le Tiers État? (O que é o Terceiro Estado).
  • Opção A) conforme nos explica o professor Vitor Cruz, em seu artigo "Poder Constituinte", disponível em http://www.pontodosconcursos.com.br/artigos3.asp?prof=226&art=5213&idpag=1, transcrito a seguir: "Poder Constituinte Originário X Derivado: O poder constituinte originário (PCO) é um poder inovador, defendido pioneiramente pelo Abade Sieyès, em sua obra “O que é o terceiro Estado?” publicada pouco antes da Revolução Francesa. Assim, segundo o abade, decorreria da soberania que o povo possui para organizar o Estado. Assim, o povo é o titular da soberania (poder supremo que é exercido pelo Estado nos limites de um determinado território, sem que se reconheça nenhum outro de igual ou maior força) e por consequência disso, também será o titular do poder constituinte originário. O PCO não é um poder jurídico, mas sim um poder político, ele é inicial, tem seu fundamento de validade anterior à ordem jurídica. Assim, ele é o poder que organiza o Estado. Quando se faz uso do poder constituinte originário está se organizando o Estado e assim criando a ordem jurídica. Dentro desta ordem jurídica estará também instituindo-se os demais poderes constituintes (revisor, reformador e decorrente). Estes poderes, então, serão chamados de poderes jurídicos, já que foram instituídos pelo PCO e retiram o seu fundamento diretamente da ordem jurídica instituída. Tais poderes não são mais poderes iniciais, mas sim derivados."
  • O poder constituinte é poder de criar ou de reformar uma constituição. E as bases teóriacas dele foi criação do Abade chamado Emanuel Joseph Sieyès em 1789 através do livro: “O que é o Terceiro Estado?”.
     
  • Abad é frânces e foi uma figura de fundamental importância na Revolução Francesa. Foi ele que através do livro, "O que é o Terceiro Estado" chamou a atenção da burguesia para o fato de estar ela estagnada socialmente, uma vez que não poderia adquirir títulos de nobreza e de ser ela a principal fonte de sustento de uma pequena parcela da "nação", a realeza, através do pagamento de taxas exorbitantes de impostos. 
    O Terceiro Estado seria a burguesia localizada na parte inferior da pirâmide.
  • Perdoem-me pelo comentário nada enriquecedor, mas é que não dá pra deixar de expressar a estranheza que essa questão me causou!

    Com tanta coisa BEM mais interessante/importante pra perguntar sobre Direito Constitucional, a FCC vem perguntar qual é o nome do livro de Emmanuel Sieyes, gente? Ainda mais numa prova de defensor?

    Eu hein...

  • Concordo com a colega Marina. Não obstante a importância da obra do sujeito, sem dúvidas deveras significativa, qual o propósito de tal questionamento? E pior, as alternativas ainda são parecidas.. em meio a vastidão de matérias muito mais importantes de ordem prática, a FCC se dá o luxo de fazer uma pergunta dessas..

    Abraço!
  • OLá resposta certa :A

     '' O que é o Terceiro Estado''. 



    Concordo com os colegas,ai que a gente vê a maldade da banca fazendo induzir ao erro.


    bons estudo!
  • Poder constituinte Originário.
    Teórico: sob o aspecto jurídico. Abad Seyès, em “O que é o Terceiro Estado” construiu a Teorização do poder;
  • Pura decoreba ein!!!
    Segundo o que eu li para Siéyès a Constituição é o documento criador do Estado, inaugurando, portanto o sistema jurídico.
  • bisonha essa questão.

  • Essa foi para não Zerar...!

  • Deveriam ter vergonha da ter perguntado isso.

  • O conceito de poder constituinte originário é devedor dos estudos do abade Sieyès, autor do opúsculo Que é o Terceiro Estado?, verdadeiro manifesto da Revolução Francesa. No livro, Sieyès assinala, nas vésperas da Revolução, que o chamado Terceiro Estado — que englobava quem não pertencesse à nobreza ou ao alto clero, e que, portanto, incluía a burguesia —, embora fosse quem produzisse a riqueza do país, não dispunha de privilégios e não tinha voz ativa na condução política do Estado. No livro, o Terceiro Estado reivindica a reorganização política da França. Nesse contexto, Sieyès teoriza sobre o poder constituinte originário.

  • Falta de conteúdo para abordar ..só pode!!!

  • Essa é só para quebrar as pernas de quem estudou a teoria de ponta  a ponta. Sacanagem.

  • Valeu Abade! 

  • Deprimente. Questão de literatura transvestida de questão jurídica...

  • GABARITO A

    A REVOLUÇÃO FRANCESA ESTÁ MUITO LIGADA A CONTESTAÇÃO DO PODER ABSOLUTO DO REI. ESSA TEORIA CLÁSSICA DO PODER, FORMULADA POR EMMANUEL JOSEPH SIEYES, NA OBRA O QUE É O TERCEIRO ESTADO?, NOS APRESENTA UMA NOVA VERSÃO DOS VERDADEIROS SOBERANOS - O POVO, O AUTOR ABORDA A NOÇÃO DE SOBERANIA NACIONAL. LEMBRANDO QUE APESAR DO POVO DELEGAR O SEU PODER AS AUTORIDADES ELE MANTÉM O PODER CONSTITUINTE.

  • Emmanuel Joseph Sieyès (1748-1836), um dos inspiradores da Revolução Francesa, foi autor de um texto que teve grande repercussão na teoria do Poder Constituinte. O referido texto é: Que é o terceiro Estado? O que é o Terceiro Estado? (Qu'est-ce que le tiers état?, em língua francesa) é um texto político escrito em 1789 pelo escritor, eclesiástico e político francês Emmanuel Joseph Sieyès. Neste texto o autor fala de que o terceiro estado é uma nação completa e que não necessita dos outros dois estamentos: o clero e a nobreza. O texto é um panfleto escrito como resposta de Sieyès ao convite de Jacques Necker aos escritores sobre a organização dos Estados Gerais.[1] Sieyès propõe que estes devem organizar-se com: Representantes genuínos nos Estados Gerais. Dobro do número de representantes do Terceiro Estado. Voto por pessoa, e não por estamento. As duas primeiras condições foram finalmente garantidas por Necker, deixando a terceira a ser discutido nos Estados Gerais. Finalmente, o desacordo sobre esta questão levou o Terceiro Estado a autoproclamar-se Assembleia Nacional. O texto lançou Sieyès à fama, permitindo-lhe ser eleito para os Estados Gerais como vigésimo e último representante de Paris.

  • Questão pavorosa... 

     

  • Você vai e pensa que a questão é abusiva, aí você vai e, além de acertar, verifica que o índice de acerto tá e m 80%.

     

    Concurseiro é um povo assustador...

  •  

    Sieyès foi o principal responsável pela formulação das bases teóricas do Poder Constituinte. Ele possui uma obra intitulada de “O que é o Terceiro Estado?” (Primeiro Estado = nobreza; Segundo Estado – clero; Terceiro Estado = povo). Segundo o autor, o verdadeiro titular do Poder Constituinte é o povo/nação, ainda que muitas vezes o exercício acabe sendo usurpado por uma minoria.

     

    FONTE: MARCELO NOVELINO

     

  • Em 20/09/21 às 22:07, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 16/09/21 às 20:25, você respondeu a opção B.