SóProvas


ID
726433
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito dos direitos e das garantias fundamentais pre- vistos na ordem constitucional brasileira vigente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. A CAPACIDADE ELEITORAL ATIVA só é atingida com o trânsito em julgado da sentença.A Resolução do Tribunal Superior Eleitoral no. 23.219, de 02 de março de 2010, possibilitou a instalação de seções eleitorais especiais nos estabelecimentos penais permitindo o voto de presos provisórios, considerados aqueles que, apesar de recolhidos a estabelecimento de privação de liberdade, não possuírem condenação criminal transitada em julgado; bem como, de adolescentes internados os menores de 21 e os maiores de 16 anos submetidos à medida socioeducativa de internação ou à internação provisória.

    LETRA B. Barracos não deixam de ser asilo invioláveis. É uma casa, mesmo que hulmide seu morador.

    LETRA C. A interceptação telefônica só pode ser oficializada por mandado judicial. CPI não pode ordenar diretamente a interceptação telefônica. Deve requerê-la judicialmente, dentro do seu poder investigatório 
    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; (Vide Lei nº 9.296, de 1996)
  • LETRA D. Tráfico de entorpecentes não cé imprescritivel. 

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;



    XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;


    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

    LETRA E. CORRETA. A retroatividade da lei é possível, como sucede com a lei penal mais benéfica.

  • Opção e) é a CORRETA pois, segundo inciso XL, artigo 5º da CF/88 "a lei penal não retroagirásalvo para beneficiar o réu". Ou seja, se for para beneficiar o réu a lei pode retroagir. FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm.
  •  - A alternativa "A" encontra-se incorreta, pois somente com a sentença transitada em julgada é que requerer-se-á junto ao juiz eleitoral a suspensão dos direitos políticos do preso definitivo.

     - A alternativa "B" também é incorrta porque a precariedade das instalações da moradia não é uma das carateristicas básicas da definição de "casa", para ela é tão somente necesário que seja a sua residencia habitual, qualquer compartimento privado não aberto ao público, ou ainda que seja local onde responda por seus atos negociais ou exerça profissão ou atividade.

     - Alternatica "D" está descrita nos incisos XLII e XLIV do art. 5°, CF/88: Sendo imprescritíveis e inafiançáveis: RACISMO; AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO.

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

  • Sobre os incisos:

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;

    XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
     

    Todos são inafiançáveis!!!

    Imprescritíveis: RACISMO e AÇÃO DE GRUPOS ARMADOS!

    O resto é insuscetível de graça e anistia ( Tortura, Tráfico Ilícito, Terrorismo e Hediondos)






     

  • C) Falsa: A CPI pode decretar a quebra de sigilo telefônico, mas não pode autorizar interceptação telefônica, pois esta está submetida à reserva de jurisdição.

    (...) A quebra do sigilo fiscal, bancário e telefônico de qualquer pessoa sujeita a investigação legislativa pode ser legitimamente decretada pela Comissão Parlamentar de Inquérito, desde que esse órgão estatal o faça mediante deliberação adequadamente fundamentada e na qual indique, com apoio em base empírica idônea, a necessidade objetiva da adoção dessa medida extraordinária. Precedente: MS 23.452-RJ, Rel. Min. CELSO DE MELLO (Pleno). PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA RESERVA DE JURISDIÇÃO E QUEBRA DE SIGILO POR DETERMINAÇÃO DA CPI. – O princípio constitucional da reserva de jurisdição – que incide sobre as hipóteses de busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), de interceptação telefônica (CF, art. 5º, XII) e de decretação da prisão, ressalvada a situação de flagrância penal (CF, art. 5º, LXI) – não se estende ao tema da quebra de sigilo, pois, em tal matéria, e por efeito de expressa autorização dada pela própria Constituição da República (CF, art. 58, § 3º), assiste competência à Comissão Parlamentar de Inquérito, para decretar, sempre em ato necessariamente motivado, a excepcional ruptura dessa esfera de privacidade das pessoas.(...) (In. MS 23652/DF – Relator(a): Min. CELSO DE MELLO – Julgamento: 22/11/2000 – Órgão Julgador: Tribunal Pleno – Publicação: DJ DATA-16-02-01 PP-00092 EMENT VOL-02019-01 PP-00106).
  • Para memorizar...


    1.Crimes Inafiançáveis:
    a) Racismo;
    b) Tortura;
    c) Tráfico Ilícito de Entorpecentes e drogas afins;
    d) Terrorismo;
    e) Crimes Hediondos;
    f) Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    *******************************************************************
    2. Crimes Imprescritíveis:

    a) Racismo;
    b) Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

    **********************************************************************

    3. Crimes Insuscetíveis de Graça ou Anistia:

    a) Tortura;
    b) Tráfico Ilícito de Entorpecentes e drogas afins;
    c) Terrorismo;
    d) Crimes Hediondos;
  • LETRA D - ERRADO

    CRIMES INAFIANÇÁVEIS E INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA
     T, T, T, H
    Tortura
    Trafico de drogas...
    Terrorismo
    Hediondos.

    CRIMES INAFIANÇÁVEIS E IMPRESCRITÍVEIS
    RAÇÃO
    a) Racismo
    b) Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático
    Bons estudos!!!
  • O item E, ao meu ver, está errado, porque a regra é a irretroatividade da lei, com a ressalva apenas em benefício do réu; a questão não deixa claro essa hipótese o que pode levar o candidato ao julgamento amplo da assertiva, principalmente pq ele fala: não proibiu a retroatividade da lei... na verdade proibiu, com uma única ressalva já explicitada. 
  • GABARITO: E

    Comentando a letra D: O racismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, são, de fato, imprescritíveis. Entretanto, a prática do tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins é inafiançável e insuscetível de graça e anistia. Não é imprescritível.
  • Oi gente..

    Alguém por favor comenta a letra-E???
    Obrigada e coragem para todos!!!!
  • A capacidade eleitoral ativa somente é suspensa com o trânsito em julgado da sentença condenatória. É o que dispõe o art. 15, I, da CF/88, é vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado. Incorreta a alternativa A.

    O art. 5°, XI, da CF/88 assegura que a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. De acordo com Pedro Lenza, “segundo a doutrina e jurisprudência, casa abrange não só o domicílio, como também o escritório, oficinas, garagens etc (RT 467/385)”. (LENZA, 2013, p. 1062). Obviamente, mesmo barracos construídos irregularmente constituem domicílios de indivíduos. Incorreta a alternativa B.

    O art. 5°, XII, da CF/88, estabelece que é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. Portanto, apenas o sigilo das comunicações telefônicas poderá ser quebrado na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. O STF entende que se considera cláusula constitucional de reserva de jurisdição a interceptação telefônica. Incorreta a alternativa C. Veja-se:

    "O princípio constitucional da reserva de jurisdição – que incide sobre as hipóteses de busca domiciliar (CF, art. 5º, XI), de interceptação telefônica (CF, art. 5º, XII) e de decretação da prisão, ressalvada a situação de flagrância penal (CF, art. 5º, LXI) – não se estende ao tema da quebra de sigilo, pois, em tal matéria, e por efeito de expressa autorização dada pela própria CR (CF, art. 58, § 3º), assiste competência à CPI, para decretar, sempre em ato necessariamente motivado, a excepcional ruptura dessa esfera de privacidade das pessoas." (MS 23.652, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 22-11-2000, Plenário, DJ de 16-2-2001.) No mesmo sentido: MS 23.639, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 16-11-2000, Plenário, DJ de 16-2-2001.

    De acordo com o art. 5°, da CF/88, são considerados crimes inafiançáveis e imprescritíveis a prática do racismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, nos moldes dos incisos XLII e XLIV. Por sua vez, o inciso XLIII, também do art. 5°, da CF/88, dispõe que a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem. Portanto, incorreta a alternativa D.

    Está correta a afirmativa de que disposto no artigo 5°, XXXVI, da CF/88, segundo o qual “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”, não proibiu a retroatividade da lei, mas, apenas, protegeu o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada de eventual ação retroativa de lei. Correta a alternativa E.

    RESPOSTA: Letra E


  • Gabarito E.

    Comentando o item B)  .

    Os barracos são habitados e considerados asilos invioláveis dos indivíduos, portanto enquadram-se no conceito "casa" em sentido normativo. Se fosse diferente, a parcela mais pobre da sociedade estaria exposta ao arbítrio estatal.

  • Ao meu ver a questão é passível de anulação

    Visto que a lei não retroagirá é que é a regra geral.

  • INCORRETA (A): Os direitos políticos só são suspensos no caso de condenação criminal transitada em julgado, não alcançando os presos provisoriamente.

    INCORRETA (B): Barracos construídos irregularmente em áreas públicas são abrangidos, sim, pelo conceito normativo de casa, já que in depende da
    precariedade ou da regularidade do compartimento privado.

    INCORRETA (C): A interceptação telefônica é considerada, sim, cláusula constitucional de reserva de jurisdição (art. 5°, XII, da CF). A Comissão Parlamentar de Inquérito não possui competência para determiná-la.

    INCORRETA (D): A prática do tráfico ilícito de entorpecentes e de drogas afins é crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, sendo, porém,
    prescritível (art. 5°, XLIII, da CF).

    CORRETA (E): A retroatividade da lei é possível, como ocorre, por exemplo, com a lei penal mais benéfica.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

    XL - a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu;

  • GABARITO: (E)

    O disposto no artigo 5o , XXXVI, da Constituição Federal de 1988, segundo o qual “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”, não proibiu a retroatividade da lei (sim, não proibiu, até porque a lei pode retroagir sim se for para poder beneficiar o réu!), mas, apenas, protegeu o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada de eventual ação retroativa de lei (a mesma questão do preso!).