SóProvas


ID
727456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com base nas normas técnicas referentes aos critérios para
avaliação de custos de construção para incorporação imobiliária,
julgue os itens a seguir.

O custo global de uma construção é calculado a partir do custo unitário básico divulgado pelos sindicatos da indústria da construção civil da localidade correspondente ao padrão mais semelhante ao do imóvel incorporado.

Alternativas
Comentários
  • A afirmação é correta!

    o C.U.B. (Custo Unitário Base) é um indicador calculado e publicado pelos Sindicatos de cada Estado. E conforme Norma NBR 12721 que versa sobre orçamentos, para a Incorporação de Imóveis há a necessidade de registro em cartório de orçamento global estimado com o uso do C.U.B. relativo ao padrão a que a construção se trata.
  • Custo Unitário Básico da Construção Civil


    Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial. (http://www.sinduscon-pr.com.br/principal/home/?sistema=conteudos%7Cconteudo&id_conteudo=394)

    Cabe apenas uma ressalva quanto aos valores apurados, que representam um custo parcial da obra, haja vista não estarem incluídos encargos adicionais de uma obra, tais como elevadores, fundações especiais, instalações prediais, honorários, dentre outros. (http://www.precisao.eng.br/fmnresp/cub.htm)

    O CUB/m² representa o custo parcial da obra, isto é, não leva em conta os demais custos adicionais.

    "Custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida em 8.3, pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto no artigo 54 da Lei nº 4.591/64 e que serve de base para avaliação de parte dos custos de construção das edificações." (NBR ABNT 12721/2006)
    "Na formação destes custos unitários básicos não foram considerados os seguintes itens, que devem ser levados em conta na determinação dos preços por metro quadrado de construção, de acordo com o estabelecido no projeto e especificações correspondentes a cada caso particular: fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; elevador(es); equipamentos e instalações, tais como: fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação e exaustão, outros; playground (quando não classificado como área construída); obras e serviços complementares; urbanização, recreação (piscinas, campos de esporte), ajardinamento, instalação e regulamentação do condomínio; e outros serviços (que devem ser discriminados no Anexo A - quadro III); impostos, taxas e emolumentos cartoriais, projetos: projetos arquitetônicos, projeto estrutural, projeto de instalação, projetos especiais; remuneração do construtor; remuneração do incorporador." (NBR ABNT 12721/2006)


    RESPOSTA DISCUTÍVEL, NÃO?

  • Em falar que não se usa o CUB como referência de obras públicas.
  • a questão está corretíssima!

     

    o custo global da construção é a somatória d valor da área edificada calculada pelo CUB mais os outros custos de projeto, remuneração do construtor, do incorporador, impostos e etc...

     

    O custo global da construção é regulamnetado pela lei 4.951/64, que por sua vez criou uma parceria com a ABNT para detalhar tecnicamente à respeito do conceito, a ABNT fez isso pela NBR 12.721. O custo global da construção é o resultado do orçamento estimativo, é como se fosse o preço de vendo do orçamento estimativo

     

    :)