SóProvas


ID
727702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Com base na psicologia do trabalho, julgue os itens a seguir,
relativos às necessidades básicas do ser humano.

A necessidade de estima pode ser dividida em duas categorias: a das necessidades relacionadas à autoestima, como a independência e a competência; e a das relacionadas à estima de outras pessoas, como o prestígio e a apreciação.

Alternativas
Comentários
  • À medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante. Robbins (2002) define cada um dos níveis de necessidade da seguinte forma:
     
    1. Fisiológicas: incluem fome, sede, abrigo sexo e outras necessidades corporais.
    2. Segurança: inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.
    3. Sociais: Incluem afeição, aceitação, amizade e sensação de pertencer a um grupo.
    4. Estima: Inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia; e fatores externos de estima, como status, reconhecimento e atenção.
    5. Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser; inclui crescimento, autodesenvolvimento e alcance do próprio potencial.
  • Correta, conforme a pirâmide de Maslow:



    Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.

    • necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
    • necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
    • necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
    • necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
    • necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).

    É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".