-
[...]O fenômeno que provocou o aparecimento da grande empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776.A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos. [...]
A Moderna Administração A moderna administração surgiu no início deste século, quando dois engenheiros publicaram suas experiências. um era americano, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) que veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, com a preocupação de aumentar a eficiência da industria por meio da racionalização do trabalho dos operários. O outro engenheiro era francês, Henri Fayol(1841-1925)que veio a desenvolver a chamada Escola Clássica da Administração, com a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração. embora esses precursores da administração jamais se tenham comunicado entre si e seus pontos de vista sejam diferentes, até mesmo opostos, o certo é que suas idéias se complementam, razão pela qual suas teorias dominaram as cinco primeiras décadas deste século no panorama da administração das empresas. Taylor - Escola da Administração Científica = Organização do Trabalho de cada operário. Fayol - Escola Clássica da Administração = Organização da Empresa como um todo.
Fonte: http://muramac.vilabol.uol.com.br/hist.htm
Espero ter ajudado!!!
-
Ótimo comentário Cleia...ajudou bastante!!!
-
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada no Reino Unido em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
A Revolução Industrial é comumente dividida em 3 partes[1]: primeira (1780-1830), segunda (1860-1945), conhecida chamada de Revolução Tecnológica, e terceira (1970-), também chamada de Revolução Digital. A atribuição de datas varia muito de autor pra autor.
-
Nunca havia ouvido falar de 6 sigma...cada dia uma novodade...ó céus! Que os espíritos dos concurseiros me ajudem!!! :o
-
Muito bom o comentário da colega Cleia Marinho!
-
Complementando em resumo...
Revolução Industrial: o marco histórico
O desenvolvimento de teorias, princípios e práticas administrativas aumentou lentamente até a ocorrência da Revolução industrial ( Século XVIII, na Europa).
A Revolução Industrial surgiu baseada em uma nova doutrina, fundamentada no conceito de liberdade econômica. Foi, essencialmente, produto de dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor. Foi, ainda, resultado indireto do crescimento que ocorria num período de grande produtividade intelectual, chamado Renascimento.
Essa nova doutrina econômica levou ao surgimento do chamado sistema fabril de produção. Os mestres artesãos e os comerciantes tornaram-se empregados dos grupos capitalistas que surgiam. Aparecia, com essa mudança, a necessidade de administrar o trabalho dessas pessoas.
As mudanças mais importantes trazidas pela Revolução Industrial foram:
Substituição do artão pelo operário especializado. (...);
Invenção / ciração das fábricas. (...);
Crescimento das cidades. (...);
Marxismo. (...).
As origens dessa abordagem remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidas em dois aspectos principais: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
A abordagem Clássica da Administração desdobra-se em duas grandes frentes: a Administração Científica, iniciada por Taylor e a Teoria Clássica, de Fayol.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. p20 e 21.
bons estudos
-
Isso mesmo! A revolução industrial foi um importante estímulo para o surgimento das grandes indústrias, o que motivou a criação da teoria administrativa moderna, que se inicia com os estudos de Taylor e Fayol.
GABARITO: Certo.
-
Certo.
A administração é um processo evolutivo. A sociedade passa a ter demanda e à medida que a sociedade amplia a demanda, a administração evolui. O marco foi a Revolução Industrial (1780 – 1914). Começam a surgir mudanças no pensamento – empresários começam a visar o lucro. Surgem ainda as teorias que explicam a administração. As Teorias da Administração visam tirar vantagem competitiva.
-
A ORIGEM DA ABORDAGEM CLÁSSICA COMEÇOU COM AS CONSEQUENCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
FATORES DE ORIGEM:
--> O CRESCIMENTO ACELERADO E DESORGANIZADO DAS EMPRESAS.
--> A NECESSIDADE DE AUMENTAR A EFICIÊNCIA E A COMPETÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES.
GABARITO CERTO
-
Q380897 Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ICMBIO Prova: Técnico Administrativo
As origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.Certa.
-
Uma questão para ajudar no conhecimento.
(CESPE/ICMBIO/2014) As origens da abordagem clássica da administração estão relacionadas ao crescimento acelerado e desorganizado das empresas e à necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
GABARITO: CERTO
-
Moderna é sinônimo de Clássica????
-
Eu tremo na base quando cai uma questão assim! kkkk
-
O surgimento da Administração enquanto ciência está fortemente relacionado com o aumento da complexidade das organizações, o que se ocorre durante a Revolução Industrial em grande medida pela mudança do sistema de produção (artesanal para o industrial).
Nesse sentido, percebemos que as primeiras teorias da Administração (Teoria da Administração Científica e Teoria Clássica) são desse período.
Gabarito: CERTO