-
Formas de armazenagem
Não vigoram regras taxativas que regulem o modo como os materiais devem ser colocados no almoxarifado. A decisão final depende de diversas variáveis que devem ser analisados. Algumas formas de distribuição ou colocação dos materiais no almoxarifado:
a) Armazenagem por Agrupamento.
Sempre em um local físico único. Os materiais são estocados por grupos ou tipos. Facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite o melhor aproveitamento do espaço.
b) Armazenagem por Tamanho, Peso e Volume.
Os materiais com tamanho peso ou volume significativos são agrupados numa mesma área de almoxarifado. Permite um bom aproveitamento do espaço. Exige que todos os documentos de entradas e saídas contenham a localização do material no almoxarifado a fim de facilitar sua busca.
c) Armazenagem por Frequência.
Dos materiais cujo volume de movimentação e frequência é significativo, devem ser colocados tão próximo quanto possível da saída da instalação de armazenamento. Pode-se identificar através da classificação A.B.C.
-
Os critérios mais usuais, ainda segundo Viana (2002) e Moura (1997), são:
• Armazenagem por agrupamento / semelhança / complementaridade = materiais associados são alocados próximos uns dos outros. É o caso de se armazenarem sobressalentes variados de um motor de automóvel, por exemplo, em uma mesma estante. São materiais que possuem uma mesma frequência de solicitação conjunta;
• Armazenagem por tamanho, peso ou forma = materiais de características físicas semelhantes são armazenados mais próximos. Esse critério possibilita um maior aproveitamento do espaço físico, e demanda maior necessidade de controle por parte do gestor de almoxarifado;
• Armazenagem por frequência = os materiais com maior frequência de entrada e saída do almoxarifado são armazenados próximos à sua entrada/saída. Não se fala, aqui, de frequência de solicitação conjunta (os materiais não precisam ser associados), mas apenas de frequência de entrada e saída, ok?;
• Armazenagem especial = é a típica armazenagem complexa, destinada a materiais inflamáveis, perecíveis, explosivos etc. Note que este critério de armazenagem pode ser “acumulado” com um dos anteriores (por exemplo: carnes são armazenadas em câmaras frigoríficas – armazenagem especial, e pode ser empregado em conjunto o critério de armazenagem por frequência).
-
Armazenagem em função das prioridades
Não existe nenhuma norma que regule o modo como os materiais devem estar dispostos no armazém, porém essa decisão depende de vários factores. Senão veja-se:
- Armazenagem por agrupamento
- Esta espécie de armazenagem facilita a arrumação e busca de materiais, podendo prejudicar o aprovisionamento do espaço. É o caso dos moldes, peças, lotes de aprovisionamento aos quais se atribui um número que por sua vez pertence a um grupo, identificando-os com a divisão da estante respectiva (Krippendorff, 1972, p. 110).
- Armazenagem por tamanho, peso e característica do material
- Neste critério o talão de saída deve conter a informação relativa ao sector do armazém onde o material se encontra. Este critério permite um melhor aprovisionamento do espaço, mas exige um controlo rigoroso de todas as movimentações (Krippendorff, 1972, p. 110).
- Armazenagem por frequência
- O controle através da ficha técnica permite determinar o local onde o material deverá ser colocado, consoante a frequência com que este é movimentado. A ficha técnica também consegue verificar o tamanho das estantes, de modo a racionalizar o aproveitamento do espaço (Krippendorff, 1972, p. 110).
- Armazenagem com separação entre lote de reserva e lote diário
- Esta armazenagem é constituída por um segundo armazém de pequenos lotes o qual se destina a cobrir as necessidades do dia-a-dia. Este armazém de movimento possui uma variada gama de materiais (Krippendorff, 1972, p. 111).
- Armazenagem por sectores de montagem
- Neste tipo de armazenagem as peças de série são englobadas num só grupo, de forma a constituir uma base de uma produção por família de peças. Este critério conduz à organização das peças por prioridades dentro de cada grupo (Krippendorff, 1972, p. 111).
A mecanização dos processos de armazenagem fará com que o critério do percurso mais breve e de menor frequência seja implementado na elaboração de novas técnicas de armazenagem (Krippendorf, 1972, p. 111).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Armazenagem#Tipos_de_armazenagem
-
Armazenagem por tamanho é a mais apropriada para racionalizar o espaço.
Questão errada!
-
Questão Errada.
A questão trata da Armazenagem por Tamanho!
BONS ESTUDOS!
-
Os caras só querem a resposta mastigada, GABARITO. Se vocês lerem os comentários, já encontram a resposta, e mesmo que estejam fazendo 100 a 200 questões por dia, pra automatizar, ler e reler comentários ajuda a automatizar com muito mais eficiência. Não tem problema nenhum não ser colaborador, mas esse método de ler comentários ajuda muito mais do que somente ver se tá certo, errado ou que letra é a certa.
-
GABARITO ERRADO.
O correto seria armazenagem por tamanho, peso ou forma.
-
GABARITO: ERRADO
Armazenagem por frequência de utilização: Agora eu levarei em conta quais materiais são solicitados com mais frequência e quais deles são solicitados menos vezes pelo processo produtivo. Eu colocarei os materiais mais utilizados perto da saída do almoxarifado, pois vou precisar fazer mais viagens com eles, ao passo que os itens menos utilizados podem ficar lá no fundo do galpão. Não confunda com a armazenagem por semelhança. Não há necessidade alguma que os materiais estejam relacionados entre si no processo produtivo da empresa. Basta que saiam do almoxarifado mais ou menos vezes.
Parecem preocupados com aproveitamento do espaço? Não mesmo. Se estivessem, usariam este método critério aqui:
Armazenagem segundo o tamanho, forma ou peso: Agora eu procuro armazenar os materiais levando em conta suas características físicas. Ponho materiais líquidos juntos, materiais volumosos juntos, peças pequenas juntas, pois se torna mais fácil dedicar os espaços físicos no estoque para cada tipo de material. O problema é que normalmente, esses materiais só terão essas características em comum (o critério não tem nenhuma relação com a aplicação dos materiais no processo produtivo) e envolverá um controle muito mais rígido pelo gestor do almoxarifado, já que os itens podem se tornar difíceis de encontrar.
-
ERRADO, como já foi dito pelos colegas, o certo seria a armazenagem por tamanho. Vejam:
• Q255224 (CESPE - 2012 - TJ-RR - Auxiliar Administrativo) Para maior aproveitamento do espaço de um estoque, deve-se utilizar o critério de armazenagem por tamanho. Gab.: certo
-
a)
Critérios para armazenagem (VIANA, 2010)
·
São 6 critérios:
- Agrupamento;
- Tamanho;
- Frequência;
- Especial;
- Área externa;
- Coberturas alternativas.
-
O critério de armazenamento que possibilita o melhor aproveitamento do espaço físico do almoxarifado é a armazenagem por tamanho (peso / forma).
Fonte: Renato Fenili
-
Não existem regras taxativas que regulem o modo como os materiais devem ser
dispostos no Almoxarifado, motivo pelo qual se deve analisar, em conjunto, os
aspectos analisados anteriormente, para então, decidir pelo tipo de arranjo físico
mais conveniente, selecionando qual das alternativas melhor atende a seu fluxo
de materiais:
Armazenagem por frequência: esse critério implica armazenar tão
próximo quanto possível da saída os materiais que tenham maior frequência
de movimento.
-
Existem 5 tipos de armazenagem:
Especial
Acomodabilidade
Agrupamento
Livre
Uso ou Frequência
-
A Armazenagem por frequência implica em armazenar tão próximo quanto possível da saída os materiais que tenham maior frequência de movimento.
-
Na minha opinião, a questão não chega nem estar errada. Contudo, é mais adequado falar em volume, peso, tamanho...
-
O armazenamento com frequência é mais indicado aos produtos que sai com mais frequencia do estoque, os quais devem estar localizados perto da saída, o enunciado da questão refere-se ao método Armazenagem por tamanho.
Rennó pg.122
-
Gab: ERRADO
A questão se refere à armazenagem por tamanho ou acomodabilidade e não por frequência. Veja a diferença!
Tamanho ou acomodabilidade – são os semelhantes. Esse critério utiliza bem o espaço, mas exige muito controle.
Por Frequência – os materiais com maior frequência de uso são alocados próximos à entrada/ saída para facilitar o manuseio, por exemplo.
Meu resumo de ARM.
Erros, mandem mensagem :)