-
gabarito E!!
O sufrágio em tais democracias não incluía mulheres, escravos, servos ou estrangeiros. Assim, os cidadãos votantes geralmente eram apenas uma minoria de homens adultos. Segundo o historiador Tucídides, a pólis são os homens. A ideia de um Estado separado dos cidadãos era inconcebível na antiga Atenas.[1] Embora quase sempre traduzido como constituição, o significado do termo é bem mais amplo e complexo.
Hoje em dia o termo geralmente é usado em referência a organização política de um grupo ou uma sociedade frouxamente organizada, tal como uma tribo ou comunidade, mas pode significar qualquer grupo político, incluindo um governo, império, corporação ou academia. Também é usado como sinônimo de comunidade eclesiástica
-
Politéia, na classificação de Aristóteles, é o nome dado à revolta contra a oligarquia quer seja o governo dos ricos ou dos militares. É uma forma de governo que tem por base a presunção de igualdade com origem na idéia de que todos sendo iguais sob determinados aspectos também serão em outros e é o ponto de partida para a igualdade absoluta. Politéia, entendida como uma forma de governo temperada pela aristocracia e pela democracia, levou ao significado de "governo civil" para os gregos. No Ocidente, na atualidade, este "governo civil" só teria sentido quando se apresentasse como representante do povo, ou seja, quando fosse eleito pelo voto direto do cidadão. Mais ainda, a politéia deveria revestir-se de civilidade o que significa higiene, limpeza, respeito e educação, no entanto o que se assiste é a divulgação e o incentivo à barbárie. O governo deveria ser aristocrático para privilegiar os mais capazes e democrático de maneira a permitir que qualquer pessoa concorresse a cargos públicos.
Timocracia (do grego, tim?: "honra" ou "valor") é uma teoria constitucional que propõe ou um estado onde somente donos de terra podem participar do governo ou onde a honra é o princípio dominante.
A oclocracia pode ser definida como o abuso que se instala num governo democrático quando a multidão se torna senhora dos negócios públicos.
Segundo a visão clássica aristotélica, é, como a tirania e a oligarquia, um dos três tipos específicos de degeneração das formas puras de governo - da politeia.
-
como definido abaixo:
Politéia, na classificação de Aristóteles, é o nome dado à revolta contra a oligarquia quer seja o governo dos ricos ou dos militares. É uma forma de governo que tem por base a presunção de igualdade com origem na idéia de que todos sendo iguais sob determinados aspectos também serão em outros e é o ponto de partida para a igualdade absoluta.
Politéia, entendida como uma forma de governo temperada pela aristocracia e pela democracia, levou ao significado de "governo civil" para os gregos. No Ocidente, na atualidade, este "governo civil" só teria sentido quando se apresentasse como representante do povo, ou seja, quando fosse eleito pelo voto direto do cidadão.
Mais ainda, a politéia deveria revestir-se de civilidade o que significa higiene, limpeza, respeito e educação, no entanto o que se assiste é a divulgação e o incentivo à barbárie. O governo deveria ser aristocrático para privilegiar os mais capazes e democrático de maneira a permitir que qualquer pessoa concorresse a cargos públicos.
http://www.avesso.net/cronica7.htm
-
A República grega, imaginada por Platão, como sendo uma cidade onde a ética e a virtude devem imperar.
Para Platão era compatível primeiro com a monarquia e a aristocracia, e depois com a democracia, e nunca com a oligarquia, tirania e timocracia.
-
O pensamento de Aristóteles, aprimorado pelo francês Montesquieu, compõe a gênese do ideal anti-absolutismo. Daí estar completamente errada a alternativa 'A', pois foi exatamente contra a monarquia que tais pensadores se insurgiram, partindo da ideia de que um único órgão (o Rei) não poderia, ao mesmo tempo, legislar, administrar e julgar, idealizando assim a separação dos poderes através de um governo misto.
Timocracia é termo criado por Platão em seu famoso livro intitulado República.
Já a oclocracia, apesar de ser um termo aristotélico, pressupõe a desestabilização/degeneração do governo por parte das multidões, ou seja, contrariando o enunciado da questão.
-
Timocracia (do grego, tim?: "honra" ou "valor") é uma teoria constitucional que propõe ou um estado onde somente donos de terra podem participar do governo ou onde a honra é o princÃpio dominante. A timocracia vigorou durante o governo de Sólon na Atenas da Grécia antiga. A timocracia (de timé, que significa honra) é uma forma introduzida por Platão para designar a transição entre a constituição ideal e as três formas mais tradicionais (oligarquia, democracia e tirania). Na obra República, Platão se pergunta: "não é esta (a timocracia) talvez uma forma de governo situada entre a aristocracia e a oligarquia?"
-
A oclocracia também pode ser definida como o abuso que se instala num governo democrático quando a multidão se torna senhora dos negócios públicos.
-
Valeu, SURICATE. :)
-
Algum livro de Constitucional que explica isso??? Não encontrei no Pedro Lenza nem no Marcelo Novelino!
-
Gab:E
Â
Â
-
Pqp... Ainda bem que não se pergunta mais isso hoje em dia.
-
Forma de Governo segundo Aristoteles:
Monarquia --de um Rei
Aristocracia--de poucos
Democracia--de muitos
Formula do governo Brasileiro (Aristocracia + Democracia = República)
Sobre o gabarito E, O Brasil adota critério misto (SEMI-DIRETA).
-
Nunca nem vi.
-
Aristóteles e Montesquieu vão pertubar a vida dos concurseiros até quando??????
-
E
politeia, ou governo misto, em que elementos de diferentes formas de governo se combinam.
-
Politeia (ou república ou democracia) é o governo da maioria, o governo do povo. Faz oposição à demagogia (ou autocracia). Aristóteles e Montesquieu convergiram para essa modelo de forma de governo. Na aristocracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de aristocratas. Na monarquia, por uma só pessoa. Aristocracia, monarquia e república são formas puras de governo, pois objetivam o bem - comum. Entretanto, a convergência para o modelo republicano. A oclocracia e timocracia não são formas de governo, mas a degeneração delas. (Nelma Fontana - Estratégia Concursos)
-
Primeiro período de faculdade de direito mandou lembranças.
-
Politeia (ou república ou democracia) é o governo da maioria, o governo do povo. Faz
oposição à demagogia (ou autocracia). Aristóteles e Montesquieu convergiram para essa modelo de forma
de governo.
Na aristocracia, o poder é exercido por um pequeno grupo de aristocratas.
Na monarquia, por uma só pessoa.
Aristocracia, monarquia e república são formas puras de governo, pois objetivam o bem comum. Entretanto, a convergência para o modelo republicano.
A oclocracia e timocracia não são formas de governo, mas a degeneração delas.