SóProvas


ID
729238
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que, na sequência, preenche corretamente as lacunas do texto.

Quando a crise fi nanceira eclodiu em 2008, uma das ameaças mais temidas foi __1__ ela trouxesse consigo o protecionismo generalizado. A crise ainda não acabou, as perspectivas pessimistas __2__ comércio mundial não se concretizaram, e __3__ Brasil tenta agora é obter sinal verde para fechar por um tempo sua economia, abrindo caminhos __4__ outros países em situação semelhante façam o mesmo. A Organização Mundial do Comércio − OMC daria então aval a esse protecionismo, supondo que ela fosse capaz de estabelecer __5__ deveria ser a taxa de câmbio de equilíbrio de seus membros, e o período pelo qual uma taxa desalinhada poderia voltar ao seu nível “normal”, que é o que o Brasil parece supor ao pedir proteção temporária. A proteção, se concedida ao Brasil, provavelmente elevaria seus substanciais saldos comerciais, valorizando mais sua moeda, __6__esse é apenas um dos problemas da proposta.
(Editorial, Valor Econômico, 29/3/2012)

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVAS:
    a) o de que; com o; aquilo que o; para; onde; porém.

    b) que; do; o; de que; que; todavia.

    c) a de que; a respeito do; o que; o para que; qual; mas.

    d) que; sobre o; que; o dos quais; de quanto; no entanto.

    e) qual; para com o; nosso; com que; como; porquanto.

    GABARITO C.

  • Será que alguém poderia comentar melhor a questão?!

    Desde já agradeço!

    Obrigada!
  • Comentário: Neste tipo de questão, devemos trabalhar a eliminação das alternativas de acordo com as lacunas.
    A primeira lacuna é o predicativo da expressão “uma das ameaças mais temidas”, que é o sujeito. Assim, esse predicativo deve ser preenchido com vocábulo feminino, para concordar com o sujeito.
    A única possibilidade é a alternativa (C), pois o pronome demonstrativo “a” (=aquela) é a única palavra feminina. Agora, devemos seguir esta alternativa para confirmar que ela é a correta.
    Na lacuna 2, a expressão que transmite ideia de assunto “a respeito do” cabe no trecho “as perspectivas pessimistas a respeito do comércio mundial”.
    Na lacuna 3, a expressão “o que o” é constituída do pronome demonstrativo “o”, pronome relativo “que” e artigo definido “o”:
    “e o que o Brasil tenta agora é obter sinal verde”
    Na lacuna 4, a oração “abrindo caminhos”, neste contexto, é seguida de uma finalidade, que é iniciada pela locução conjuntiva adverbial de finalidade “para que”. Veja:
    “...abrindo caminhos para que outros países em situação semelhante façam o mesmo...”
    Na lacuna 5, o pronome interrogativo “qual” inicia a oração subordinada substantiva objetiva direta. Esta oração faz parte de uma expressão interrogativa indireta.
    Na lacuna 6, há uma oposição marcada pela conjunção coordenativa adversativa “mas”.
    Dessa forma, ratifica-se que a alternativa (C) é a correta.
    Gabarito: C
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • C) correto.

    1- uma das ameaças mais temidas foi a de que ela trouxesse consigo...

    - O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem a aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. Nao período acima, refere-se a uma das ameaças mais temidas.

    -de- preposição exigida pela regência pronominal

    que- conj. integrante

    2-a respeito do- acerca de. Poderia até ser usado preposição + artigo "do", mas não ficaria adequado para esse gênero textual.

    3-o que o Brasil tenta agora é...

    "o que" é um pronome relativo que remete àquilo que o Brasil tenta agora.

    Pronome relativo substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.

    Os pronomes relativos são: que, quem, o qual (os quais, a qual, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quantas, quantos, quanta) e cujo (cuja, cujas, cujos) e podem ser precedidos ou não por preposições.

    4- para outros países- preposição "Para" exigida pela regência de abrir, o qual está como verb. trans. dir. e indir: abrir algo para alguém. No caso, abrir CAMINHOS para OUTROS PAÍSES...    

    5- estabelecer qual deveria ser a taxa... "qual" está sendo usado como objeto direto de estabelecer.
  • Realmente copiar a questão e postar aqui é de "grande ajuda" para todos. Isso deveria ser monitorado para não "poluir" a área de comentários. Se não tem nada a acrescentar ou alguma dúvida, não coloque nada.

    bons estudos.