SóProvas


ID
729247
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.


O alto custo da folha de pessoal, __1__encargos e das regras rígidas __2__contratação e demissão, é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil e, __3__comparação com outros países, seu efeito se torna ainda mais notável __4__valorização do câmbio. Da mesma forma, o peso excessivo dos tributos e o preço elevado da energia, entre outros itens que compõem
os custos industriais, reduzem a competitividade da indústria. Do lado das empresas, o nível muito baixo de investimentos em inovação mostra despreocupação ou desatenção __5__fatores essenciais para a conquista e preservação dos mercados mais promissores da economia contemporânea. Há muitas coisas além do câmbio nas difi culdades __6__passa a indústria no País.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 24/3/2012)

Alternativas
Comentários
  • @Silva- grato pelo texto, ajudou muito mesmo

    ; ; ; por causa da; ; .

    O alto custo da folha de pessoal,  em razão dos encargos (em razão dos= indica relação de causa no período; o que contribui para o alto custo da folha de pessoal) e das regras rígidas na contratação e demissão, é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil e, para (conj. indica a finalidade de comparação) comparação com outros países, seu efeito se torna mais ainda mais notável na valorização do câmbio. Da mesma forma, o peso excessivo dos tributos e o preço elevado da energia, entre outros itens que compõem os custos industriais, reduzem a competitividade da indústria. Do lado das empresas, o nível muito baixo de investimentos em inovação mostra despreocupação ou desatenção com um dos fatores essenciais para a conquista e preservação dos mercados mais promissores da economia contemporânea. Há muitas coisas além do câmbio nas dificuldades pelas quais (o pronome demonstrativo "quais" substiui "dificuldades"; "pelas" é preposição exigida pela forma verb "passa" passa a indústria no País.
  • Comentário: Devemos excluir as alternativas de acordo com as colunas (lacunas).
    A lacuna 1 pode ser preenchida por qualquer dos conectivos ali elencados. Cabe uma observação: as locuções prepositivas “por causa dos”, “em razão dos”, “em vista dos”, “diante dos” iniciam adjunto adverbial de causa. Já o adjetivo “decorrente” inicia um aposto explicativo. Veja:
    Adjuntos adverbiais de lugar:
    “O alto custo da folha de pessoal, por causa dos encargos (...), é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil.”
    “O alto custo da folha de pessoal, em razão dos encargos (...), é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil.”
    “O alto custo da folha de pessoal, em vista dos encargos (...), é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil.”
    “O alto custo da folha de pessoal, diante dos encargos (...), é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil.”
    Aposto explicativo:
    “O alto custo da folha de pessoal, decorrente dos encargos (...), é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil.”
    Veja que o aposto explicativo faz subentender uma oração adjetiva explicativa:
    “O alto custo da folha de pessoal, que é decorrente dos encargos (...), é fator decisivo da baixa produtividade do trabalho no Brasil.”
  • As lacunas 2 e 3, de certa forma, podem ser preenchidas pelas preposições elencadas nas alternativas.
    A lacuna 4 também deve ser preenchida por locução prepositiva que inicia o adjunto adverbial de causa. Assim, cabem as expressões “diante da”, “por causa da”, “em razão da”, “em vista da”.
    Assim, percebemos que o adjetivo “decorrente” não cabe neste contexto, pois não podemos entender aqui um aposto explicativo. Veja que não há a pausa (por meio de vírgula) que inicia tal termo. Note, também, que não podemos transformar em oração adjetiva. Assim, realmente este contexto só admite o adjunto adverbial de causa.
    Dessa forma, devemos eliminar a alternativa (D).
    A lacuna 5 deve ser preenchida pela preposição “com”, pois os substantivos “despreocupação” e “desatenção” exigem tal preposição. Assim, eliminamos também a alternativa (C).
    A lacuna 6 deve ser preenchida com termo que inicia oração subordinada adjetiva restritiva. Além disso, esse termo deve ser o objeto indireto do verbo “passar” (indústria passa por dificuldades). Veja que ele deve ser iniciado pela preposição “por”. Assim, eliminamos a alternativa (A).
    A alternativa (E) também deve ser eliminada, pois o substantivo plural “dificuldades” exige ser retomado pelo pronome relativo plural (dificuldades pelas quais).
    Assim, a alternativa correta é a (B).
    Gabarito: B
    FONTE:
    http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa