SóProvas


ID
729253
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto abaixo.

Em um cenário internacional ainda inspirando muitos cuidados, com a zona do euro anestesiada após o choque da operação de resgate da Grécia e a preocupação com outros membros doentes como Portugal, e a China desacelerando, um sopro de alento vem dos Estados Unidos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    O item 'A', além de mal escrito, parece ser uma tentativa de reescrever o texto principal.
    Os itens B, C e D não são assunto discorrido no texto principal.
  • vejo um problema na letra E. Não sei se os colegas também perceberam isto: necessidade de uma vírgula após "The Economist".
    Pq ficou como alternativa correta?

    "A boa notícia, como destaca reportagem da mais recente revista “The Economist”,é que a recuperação da economia americana não é robusta nem dramática, mas é real."
  • No gabarito oficial  no site da Esaf, esta questão foi anulada.
  • Comentário: Veja que o final do texto indica que o próximo trecho deverá continuar a expressão “um sopro de alento (...) dos Estados Unidos”.
    A única alternativa que faz referência a esta expressão e lhe dá continuidade é a (E), por meio da estrutura “A boa notícia (...) é que a economia americana não é robusta nem dramática, mas é real”.
    Mas o problema nesta questão é que a oração subordinada adverbial conformativa “como destaca reportagem da mais recente revista ‘The Economist’” está intercalada e deve ser separada por dupla vírgula.
    Note que houve apenas uma vírgula no início desta oração. Assim, devemos inserir outra antes da expressão “é que”.
    Assim, esta alternativa estaria correta no campo semântico, porque realmente transmite continuidade à expressão “um sopro de alento”, porém está gramaticalmente errada. Veja a correção:
    A boa notícia, como destaca reportagem da mais recente revista “The Economist”, é que a recuperação da economia americana não é robusta nem dramática, mas é real.
    As demais alternativas, além de não manterem a continuidade, também possuem erros gramaticais.
    A alternativa (A) está errada, pois o período “Mesmo que a economia americana tenha começado a sair da lama em meados de 2009, mas escorregou várias vezes.” é composto de uma oração subordinada adverbial concessiva e uma coordenada adversativa, respectivamente; mas veja que falta uma oração principal em relação à subordinada adverbial, por isso a própria leitura do trecho nos indica uma incoerência.
    A alternativa (B) está errada, porque o conectivo “Por outro lado” está incoerente, além de haver a necessidade de excluir a expressão “em que”, pois há uma enumeração: “a taxa de desemprego saiu dos 9%, permaneceu congelada por muito tempo e recuou para 8,3%.”
    A alternativa (C) está errada, pois a estrutura adverbial temporal “Quando certamente esses entraves mais sérios estavam no próprio mercado doméstico (...) e consumidores atolados em dívidas evitavam comprar e tentavam se desalavancar” necessita de uma oração principal, o que não ocorreu neste trecho.
    A alternativa (D) está errada, pois não pode haver vírgula entre sujeito (“essa receita familiar real”) e verbo (“ficou”).
    Gabarito: E (cabe recurso) - Gabarito Final: anulada.
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • e) A boa notícia, como destaca reportagem da mais recente revista “The Economist” é que a recuperação da economia americana não é robusta nem dramática, mas é real. A opção menos errada- basta fechar o aposto especificativo com vírgula apos "The Economist"
  • A boa notícia é que essa droga de questão foi anulada.
  • COMO EU FAREI A QUESTÃO, SE ELA NÃO POSSUI O TEXTO?