SóProvas


ID
729271
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir compõem um texto adaptado do Editorial do Valor Econômico de 29/3/2012.

Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    ... deficit em conta corrente que limitava o efeito,..., de tsunamis monetários e capitais especulativos.

    O deficit em conta corrente torna-se o sujeito da oração subordinada adjetiva restritiva reescrita acima. Não cabe 'ao'.
    Além disso, por ser restritiva, não pode ser separada por vírgula.
  • Pessoal, fiquei em dúvida na alternativa "D". Não caberia vírgula ... "A licença para se proteger, que o Brasil pede agora, já existe..." 
    Alguém poderia me esclarecer.
    Abraços
  • O certo é déficit com acento.
  • "Deficit", "Superavit", de acordo com a Reforma Ortográfica, será sem acento!
    Além disso, vale lembrar que são substantivos de dois números, ou seja, não variam no plural --> o deficit; os deficit; o superavit; os superavit.
    (www.portuguesnarede.com)
    Outro erro na E: "...cobriam praticamente o deficit em conta corrente, ao que limitava o efeito..." --> a preposição destacada deve ser suprimida, pois o pronome relativo "que" desempenha função de sujeito. Logo, não pode ser preposicionado.
    O certo seria: O investimento externo direto mudou de patamar. Até o ano passado ele cobria praticamente o deficit em conta corrente, o que limitava o efeito, para explicação da valorização da moeda, de tsunamis monetários e capitais especulativos.
  • Comentário: A alternativa (E) é a errada, pois o pronome demonstrativo “o” é empregado como aposto recapitulativo, ele retoma toda a informação anterior e é seguido do pronome relativo “que” na função de sujeito. Por causa disso, não se admite a preposição “a”.
    Observação: a palavra “deficit", no texto original, está sendo empregada em itálico, o que tem o mesmo valor de aspas, indicando uma palavra de origem estrangeira e por isso não é acentuada. Se ela não estivesse em itálico, deveria receber acento.
    Vale observar que o termo “para explicação da valorização da moeda” é um adjunto adverbial de finalidade, por isso está separado por dupla vírgula.
    O investimento externo direto mudou de patamar. Até o ano passado eles cobriam praticamente o deficit em conta corrente, o que limitava o efeito, para explicação da valorização da moeda, de tsunamis monetários e capitais especulativos.
    A alternativa (A) está correta. Veja que a estrutura dos períodos é curta, deixando o texto mais claro.
    A alternativa (B) está correta. Note que o sujeito plural “Os instrumentos disponíveis” leva a locução verbal “têm sido usados” ao plural.
    A alternativa (C) está correta. Veja que há vírgula que separa o primeiro do segundo termo da enumeração (“com uma carga de impostos maior do que a de competidores emergentes do mesmo porte, gargalos enormes na infraestrutura”). A conjunção “e” adicionou o último termo desta enumeração (“e, ainda por cima, uma taxa de juros astronômica”). Note neste termo a expressão intercalada “ainda por cima”.
    A expressão iniciada pelo travessão é um comentário explicativo do autor.
    A alternativa (D) está correta. Veja a vírgula empregada antes da estrutura adverbial “em detrimento da indústria”. A outra vírgula inicia a oração subordinada adjetiva explicativa “cuja mágica de formação dos preços dos bens exportados é poderosa”.
    Gabarito: E
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • e) O investimento externo direto mudou de patamar. Até o ano passado eles cobriam praticamente o deficit em conta corrente, ao que limitava o efeito, para explicação da valorização da moeda, de tsunamis monetários e capitais especulativos. errado

    O investimento externo direto mudou de patamar. Até o ano passado ele cobria praticamente o deficit em conta corrente, que limitava o efeito para explicação da valorização da moeda, de tsunamis monetários e capitais especulativos.correto. A vírgula não separa oração subordinada adjetiva restritiva:

    Oração subordinada adjetiva restritiva:: restringem o significado do antecedente. Não se separam da oração principal por vírgulas nem por travessões ou parênteses. Ex.: "Os livros de Machado de Assis que eu li são muito bons." [Fala-se apenas dos livros de Machado de Assis lidos pelo falante. Implica-se que existem outros livros de Machado de Assis além desses.]
  • O investimento externo direto mudou de patamar. Até o ano passado ele cobria praticamente o deficit em conta corrente, o que limitava o efeito para explicação da valorização da moeda, de tsunamis monetários e capitais especulativos.correto.

  • Não existe " ao que",
    existe " o que" e " ao qual"
    Se algum texto vier com o pronome relativo " ao que" marque como incorreta e parta para outra.
    bons estudos!!
  • Na Letra E "Até o ano passado" não é considerado adjunto adverbial deslocado de grande extensão? Por isso deveria ter uma vírgula. Outro erro.
  • Se é  de grande extensão ou curta ele decide na hora de acordo com o humor do examinador. Infelizmente é assim! 

  • Gramática Pestana: 

    “Deficit, superavit e habitat” devem agora ser escritas sem acento, segundo

    a nova ortografia, pois são latinismos invariáveis. Além disso: no plural, não há acréscimo de “s”: o superavit, os superavit. Existe a variante aportuguesada “défice”.