SóProvas


ID
729283
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial de O Globo de 20/3/2012. Assinale a opção correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro da "E" e por quê?
  • creio que seja a vírgula após "público".
    também gostaria de receber mais esclarecimento para este item.
  • vejam comentários do Prof. Décio Terror sobre essa alternativa:

    A alternativa (E) está errada. O termo “nesse esforço” é o complemento nominal do substantivo “envolvimento”. Assim, devemos retirar a vírgula inicial. A vírgula após esse termo está correta, por iniciar a oração subordinada adverbial de finalidade “para qualificar os recursos humanos disponíveis”.

    Vale notar que, no trecho “É recente um envolvimento mais vigoroso do poder público nesse esforço”, o verbo “É” é de ligação, “recente” é o predicativo, “um envolvimento” é o sujeito, “mais” é o adjunto adverbial de intensidade, “vigoroso” é o adjunto adnominal, “do poder público” é outro adjunto adnominal e “nesse esforço” é o complemento nominal.

    A expressão “menos de vinte anos” está corretamente separada por parênteses por ser um comentário do autor.

    O adjunto adverbial temporal “Até então” está antecipado, por isso está separado por vírgula.

    A expressão “muitas vezes agindo de maneira isolada” é o comentário do autor, por isso está separada por vírgula.

    É recente (menos de vinte anos) um envolvimento mais vigoroso do poder público nesse esforço, para qualificar os recursos humanos disponíveis. Até então, a iniciativa partia de instituições privadas ou das empresas, muitas vezes agindo de maneira isolada.


  • Completando o comentário da Antonia Coelho:
    Comentário: A alternativa (A) está errada, pois não pode haver vírgula entre o sujeito “Estudo recente de uma instituição americana” e o verbo “mostra”.
    A expressão “em termos da produtividade do trabalho” é um adjunto adverbial de modo e está intercalado, por isso está corretamente separado por dupla vírgula.
    Há uma enumeração dos termos “da Argentina, do Chile, do México, do Uruguai, do Peru e da Colômbia”, por isso estão separados por vírgulas.
    A oração “para citar apenas algumas nações sul-americanas”, apesar de parecer uma oração adverbial de finalidade, não é. Ela é apenas um comentário do autor, por isso está separada por vírgula.
    Estudo recente de uma instituição americana mostra que, em termos da produtividade do trabalho, estamos atrás da Argentina, do Chile, do México, do Uruguai, do Peru e da Colômbia, para citar apenas algumas nações sul-americanas. Superamos apenas a Bolívia e Equador.
    A alternativa (B) está errada. Não pode haver vírgula entre o sujeito “O aumento da escolaridade” e o verbo “foi”. Não pode haver vírgula entre o adjetivo “necessário” e seu complemento nominal “a um bom desempenho”.
    O adjetivo “necessário”, neste contexto, é um aposto explicativo. Por isso, deve ser iniciado por vírgula.
    O aumento da escolaridade foi um passo à frente, pois os jovens estarão mais aptos ao aprendizado, necessário a um bom desempenho em suas profissões e atividades do que as gerações anteriores.
    A alternativa (C) está errada. Não pode haver vírgula entre o sujeito “o Brasil” e o verbo “terá”.
    A oração subordinada adverbial de finalidade reduzida de infinitivo “para se nivelar aos parâmetros, até mesmo, da maioria dos países do continente” está intercalada e por isso está separada por dupla vírgula. Dentro dela, há a expressão denotativa de inclusão “até mesmo” também intercalada e com dupla vírgula.
    Porém, para se nivelar aos parâmetros, até mesmo, da maioria dos países do continente, o Brasil terá de andar bem mais rápido.
    A alternativa (D) é a correta. A expressão denotativa de inclusão “Além de equipamentos, automação e outras ferramentas da tecnologia” está antecipada e enumerada, por isso ocorreram as duas vírgulas.
    O país já se encontra em um estágio no qual os saltos de produtividade não ocorrerão sem investimentos mais expressivos. Além de equipamentos, automação e outras ferramentas da tecnologia, parte desses investimentos precisará estar voltada para os recursos humanos.
    Gabarito: D
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • d) O país já se encontra em um estágio no qual os saltos de produtividade não ocorrerão sem investimentos mais expressivos. Além de equipamentos, automação e outras ferramentas da tecnologia, parte desses investimentos precisará estar voltada para os recursos humanos.correto.

    Além de equipamentos, automação e outras ferramentas da tecnologia, as vírgulas estão sendo usadas para isolar termos com a mesma função sintática.