SóProvas


ID
7294
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A arquitetura RAID de tolerância a falhas segue um princípio simples que, utilizando uma combinação de um conjunto de discos, um administrador poderá montar uma estratégia que permitirá gravar dados com redundância para prover tolerância a falhas a um servidor. Existem 6 (seis) níveis desta arquitetura e com relação a eles é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RAID Nível 0
    Este nível também é conhecido como "striping". Os dados do computador são divididos entre diversos discos disponíveis, o que oferece alta performance de transferência de dados, porém não oferece redundância. A perda de dados irá acontecer quando houver falha em algum disco. O nível 0 pode ser usado para estações de alta performance, porém não é indicado para sistemas tipo missão-crítica.
    RAID Nível 1
    O nível 1 também é conhecido como "espelhamento". Os dados do computador são divididos e gravados em 2 ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo portanto redundância dos dados e fácil recuperação, com proteção contra falha em disco. A operação com dados neste nível possuem tendência de serem gravados mais lentamente, porém com leitura rápida.
    RAID Nível 2
    Este nível de RAID é direcionado para uso em discos que não possuem detecção de erro de fábrica. O Nível 2 é muito pouco usado uma vez que os discos modernos já possuem de fábrica a detecção de erro embutida.
    RAID Nível 3
    O RAID nível 3 divide os dados, a nível de byte, entre múltiplos discos. A paridade é gravada em um disco em separado. Para efetivamente usar este nível, o hardware deverá possuir este tipo de suporte implementado. Ele é muito parecido com o nível 4.
    RAID Nível 4
    O nível 4 divide os dados, a nível de "blocos", entre múltiplos discos. A paridade é gravada em um disco separado. Os níveis de leitura são comparáveis ao nível 0; entretanto a gravação requer que a paridade seja atualizada a cada vez que ocorrer alguma gravação, tornando mais lenta a gravação randômica.
    RAID Nível 5
    Este nível de RAID é comparável ao nível 4, mas ao invés de gravar a paridade em um disco separado, ela é distribuída entre os discos disponíveis. O nível 5 aumenta a velocidade em gravações pequenas, uma vez que não há um disco separado de paridade como gargalo.
  • a) RAID 1 não implementa paridade

    b) RAID 2 não implementa paridade

    c) RAID 4 implementa paridade

    d) Gabarito

    e) RAID 5 a paridade é distribuída, e não gravada em um disco separado

     

    Vamos na fé.

  • Ótima Questão para fixar.