SóProvas


ID
729997
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na análise de encostas naturais e estabilidade de taludes, deve-se preliminarmente analisar o coeficiente de segurança da encosta no estado em que ela se encontra. A fim de manter a estabilidade, o ideal seria que a ação do homem alterasse o mínimo possível a geometria do estado natural. Caso não seja possível, deve-se utilizar recursos para a sua estabilização. Algumas técnicas só funcionam se solicitadas e são chamadas de ancoragens passivas. Outras funcionam a partir do momento de sua instalação, sendo chamadas de ancoragens ativas. É exemplo de ancoragem ativa:

Alternativas
Comentários
  • Contenção passiva
    Também chamada de contenção por gravidade ou muro de arrimo. A ação de contenção se dá pela transferência ao solo, do esforço horizontal ou subhorizontal imposto pela encosta. O muro transforma o esforço produzido pela encosta em um esforço vertical sobre o solo.
    Para exercer a função de contenção a obra necessita:
    a) que seu peso seja maior do que o esforço requisitado,
    b) desenvolver com o solo uma força de atrito que impeça seu deslocamento/deslizamento
    c) ser resistente à ruptura.
    Para evitar que o muro faça um movimento de rotação sobre sua base, quando submetido a esforço, as seguintes medidas são adotadas:
    • Em muro de concreto armado, pode-se usar um perfil com pé em L, diminuindo seu peso e transferindo o esforço ao solo sem correr o risco de sua rotação ou tombamento.
    • Em muros com pouca resistência à ruptura, onde o volume maior é necessário, deve-se adotar um perfil trapezoidal, com a base mais larga, o que aumenta a força de atrito e abaixa o centro de gravidade, dificultando a rotação do muro sobre sua fundação.

    Muro de arrimo

    Os muros de arrimo são em geral obras mais baratas por que usam material e mão de obra local.

    Contenção ativa

    São obras que impõe uma ação sobre a encosta, mesmo antes de ser requisitada. Isto é conseguido através do atirantamento, ou da transferência da resistência para uma área profunda e estável da encosta ou do maciço rochoso. Esta área é conhecida como área de ancoragem, e o esforço é transferido através do tirante, cabo ou vergalhão de aço reforçado e tratado contra a corrosão.
    Exemplo:
    Estas obras são caras, porque necessitam de tirantes especiais, equipamento para perfurar a encosta, bomba para injetar cimento e ancorar o tirante, além de macacos hidráulicos para tensionar o tirante e pressionar a cortina ou bloco contra a encosta. O tirante após ser tencionado tem sua cabeça aparafusada, sendo recoberto por cimento para evitar sua corrosão.
  • a título de curiosidade:

     

    cortina atirantada - ancoragem ativa

    terra armada - ancoragem passiva

    solo grampeado - ancoragem passiva