SóProvas


ID
730315
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Algumas vezes, o processo de conformação mecânica exige que componentes já manufaturados sejam soldados. Consideremos o exemplo de uma liga 2014 baseada numa liga de alumínio trabalhável e tratável termicamente. Esta liga contém, em sua composição, 4,4% de cobre; 0,8% de silício; 0,8% de manganês e 0,5% de magnésio, além do alumínio, e é utilizada num processo de forjamento de um quadro de suspensão traseira de um veículo. Após o forjamento, ela receberá um pino de articulação usinado, também com a liga 2014, que será soldado à sua estrutura. Após a operação de soldagem, a liga 2014 pode ser tratada termicamente, o que melhora suas condições de resistência mecânica. O melhor processo de soldagem recomendado para este caso é:

Alternativas
Comentários
  • Alguma explicação?

  • Aplicação

    A soldagem por resistência é um dos métodos mais utilizados para unir metais, pois serve para variadas espessuras, formas e tipo de material, além de que o equipamento, com pequenas modificações, pode ser adaptado para soldar várias peças diferentes.

    Utiliza-se a soldagem por resistência nas indústrias de automóveis, de eletroeletrônicos, na fabricação de eletrodomésticos, de tubulações, de equipamento ferroviário e esportivo, entre outras.

  • Vamos responder por eliminação das questões erradas.

    A) Soldagem por arco metálico, não conheço, existe soldagem por arco elétrico (eletrodo revestido, TIG, MIG-MAg, Arco Submerso, Plasma)

    C) O processo de brasagem distingue-se dos outros processos de soldagem por exigir apenas a fusão do metal de adição. E por tanto, não precisa tratamento térmico posterior pois não altera a propriedade do metal de base.

    D) Solda brando com fluxo, é um tipo do processo de brasagem e por tanto segui a regra, não tem a fundição do metal de base.

    E) Arco elétrico, eletrodo de tungstênio, TIG, utiliza gás inerte, argônio ou hélio, para projeger da atmosfera gasosa.

    Portanto sobrou apenas a B, soldagem a ponto por resistência.

  • Alguém com uma explicação mais aprofundada ?

     

  • Ainda não entendi qual o problema de usar TIG para fazer a soldagem nessa situação.

  • o problema é que as pessoas não têm senso crítico e querem apenas justificar o gabarito, mesmo que esteja errado.. tem gente que não ajuda em nada