SóProvas


ID
73177
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As dificuldades financeiras da década de 80 impediram que o Brasil obtivesse recursos no mercado internacional para financiar os gastos do governo. Uma das soluções encontradas pelo governo, à época, foi o recurso ao imposto inflacionário.

A respeito das implicações da política adotada, analise as afirmativas a seguir:

I. A intensidade do uso desse instrumento foi um dos determinantes da hiperinflação observada no país à época.

II. O recurso ao imposto inflacionário teve efeitos distributivos na economia, pois corroeu o poder de compra dos mais ricos.

III. Para fugir da corrosão do poder de compra derivada do processo inflacionário, foi adotado, entre outras medidas, o gatilho salarial, que corrigia os salários nominais segundo um índice inflacionário.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • IMPOSTO INFLACIONÁRIO: transferência de renda do contribuinte para o governo, devido à inflação.Suponhamos que o governo emita moeda (fabrique dinheiro) num total igual a 10% do dinheiro em circulação (total de dinheiro nos bolsos mais depósitos nos bancos). Segundo os monetaristas, a inflação será, então, de 10% em época de estagnação (V. Ap.) 4. Assim, as pessoas perderiam 10% de seu dinheiro, devido à perda de seu poder aquisitivo, enquanto que o governo terá ganho esses 10%, materializado no dinheiro recém-emitido. Assim, houve um imposto inflacionário de 10 % pago por todos aqueles que tinham dinheiro em seu poder.
  • O recurso ao imposto inflacionário teve efeitos distributivos na economia, pois corroeu o poder de compra
    dos mais pobres, em sua maioria, sem acesso aos serviços bancários de correção monetária, diferente dos
    mais ricos. Por isto, a alternativa II é incorreta. As demais são corretas.