-
EFICIÊNCIA ESTÁ RELACIONADA AOS MEIOS DE SE REALIZAR UMA TAREFA COM MENOS CUSTO E MAIOR PRODUTIVIDADE. É A "PRIMEIRA PARTE" INDEPENDENTE DA EFICÁCIA "SEGUNDA PARTE" QUE É O ALCAÇE DE RESULTADOS E OBJETIVOS, NÃO IMPORTANDO SE A EXECUÇÃO FOI EFICIENTE. A "TERCEIRA PARTE" SERIA A EFETIVIDADE, QUE SIGNIFICA QUE O FIM A QUE SE DESEJA ALCANÇAR FOI ALCANÇADO. P.EX.: A PONTE ESTÁ CUMPRINDO O SEU PAPEL DEFAZER OS CARROS ATRVESSAR O RIO, MAS NÃO IMPORTA SE AINDA NÃO FOI PAGA PELOS COFRES PÚBLICOS OU SE ELA FICOU COM ALGUNS DEFEITOS.
-
Complementando..Até porque a EFICÁCIA de uma Organização não depende somente das habilidades dos administradores, mas também de variáveis externas ou ambientais. Logo, uma organização pode ser EFICIENTE sem ser EFICAZ.
-
Eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E o resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.
-
Richard L. Daft (DAFT, Richard L. Teoria e Projetos das Organizações. 6.ed. Rio de janeiro: LTC, 1999.) diz que:
A) e B) CERTAS
Eficiência é um conceito mais limitado que diz respeito aos trabalhos internos da organização. A eficiência organizacional é o volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas. Se uma organização puder conseguir um determinado nível deprodução com menos recursos que outra, diz-se que ela é mais eficiente.
C) ERRADA
Às vezes a eficiência conduz à eficácia. Em outras organizações, eficiência e eficácia não são relacionadas. Uma organização pode ser altamente eficiente e não conseguir seus objetivos porque fabrica um produto para o qual não existe demanda. De maneira análoga, uma organização pode alcançar suas metas de lucros, mas ser ineficiente.
D) e E) CERTAS
a eficácia organizacional é o grau em que a organização realiza seus objetivos. Eficácia é um conceito abrangente. Ele implicitamente leva em consideração um leque de variáveis tanto do nível organizacional como do departamental. A eficácia avalia a extensão em que os múltiplos objetivos e metas – oficiais ou operativos – foram alcançados.
-
Talvez um exemplor ajude a entender a diferença entre eficiência e eficácia:
Exemplo 1º: Imagina um rapaz atlético que realiza um sexo digno de um atléta olímpico com uma garota, porém sem engravida-lá. Ele foi eficiênte ao satisfazer a moça na cama, porém não foi eficaz pois nâo à engravidou.
Exemplo 2º: Imagina agora um rapaz sedentário que não tem a mesma performance do primeiro exemplo. Esse rapaz pratica um sexo "normal", no entanto consegue engravidar a mulher. Perceba que ele não foi eficiênte, pois não teve um bom desempenho igual ao atleta. Mas foi eficaz, porque engravidou a moça.
Do mesmo jeito é uma organização ela pode se valer de recursos muito bons (eficiência), porém pode não conseguir alcançar suas metas (eficácia).
O exemplo é grosseiro mas acredito que ajuda a entender, de uma forma engraçada, a situação ventilada na questão.
Abraços!
-
Basicamente a eficiência está relacionada com o melhor uso dos recursos disponíveis e a eficácia observa se os resultados estão sendo atingidos.Assim, a alternativa incorreta é a C, pois uma organização pode ser ineficiente e eficaz e vice-versa.
-
Elas são independentes entre si!
Nem sempre se relacionam.
-
Gabarito C
• Eficácia: realização de objetivos; relação objetivo X resultado; visão externa.
• Eficiência: utilização dos recursos de forma produtiva, de maneira econômica; relação resultado X recursos; visão interna.
• Efetividade: relação resultado x impacto.
Outra questão ajuda a clarificar, vejamos:
Assinale a afirmativa correta.
a) Tudo que é efetivo também é eficiente.
b) Tudo que é eficaz também é eficiente.
c) Algo não pode ser efetivo se não for eficiente.
d) Algo pode ser eficaz e não ser eficiente. (GABARITO)
e) Algo não pode ser eficaz se não for eficiente.
-
Gabarito: C
-
É possível "ganhar o jogo" (fim - eficaz) sem "jogar bem" (meio - eficiência).
-
GAB:C
POR QUÊ?
EFICAZ / EFICACIA= ATINGIR RESULTADO DE FORMA RÁPIDA NÃO IMPORTA OS GASTOS.
EFICIÊNCIA = ATINGIR O MESMO RESULTADO MAS DE FORMA A PRESERVAR O MAX DE RECURSO POSSÍVEL
PORTANTO, É POSSÍVEL QUE UMA EMPRESA SEJA EFICIENTE SEM SER EFICAZ.
#ÉCOMOSIMPLESQUEDACERTO
-
Sem rodeios:
Eficiência e eficácia não são conceitos interdependentes.
Gab:. C
-
Vejamos alguns outros exemplos interessantes citados por Chiavenato (1994)12, que estabelecem algumas relações entre os conceitos de eficiência e eficácia:
• Eficiência é ir à igreja, enquanto eficácia é praticar os valores religiosos;
• Eficiência é orar, enquanto eficácia é ganhar o céu;
• Eficiência é jogar futebol com arte, enquanto eficácia é ganhar o jogo.
O autor Peter Ferdinand Drucker, considerado o pai da administração moderna, afirmou que não existe coisa mais inútil do que fazer com grande eficiência as coisas que não precisam ser feitas. Isso porque eficiência é fazer as coisas bem, enquanto eficácia é fazer as coisas certas. Logo, a confusão entre esses conceitos resulta em fazer bem coisas que não precisariam ser feitas. (Fonte: Gran Cursos)
Eficiência: realizar algo (tarefa) da melhor maneira possível (com menos desperdício ou em menor tempo) - fazer certo as coisas
Eficácia: atingir objetivo, meta ou resultado - fazer as coisas certas
Gabarito: letra c
Uma organização não pode ser eficiente se não for eficaz. - Errado // São distintas, são interdependentes.
-
Ninguém falou nada da A e da E
Tem algum livro mencionando que a eficiência é conceito limitado e a eficácia é abrangente?