Na administração pública patrimonialista o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores , possuem status de nobreza real. A res publica não é diferenciada da res principis . Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
A administração pública burocrática surgiu como uma forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Os princípios orientadores da administração burocrática são a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal.
O modelo burocrático parte de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso, são sempre necessários controles rígidos nos processos administrativos. A administração pública gerencial está apoiada na administração burocrática, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais. A principal diferença está na forma de controle, que deixa de ser a priori, e passar a concentrar-se nos resultados (modelo atual)
Gestão Gerencial surgiu na metade do século XX, começam a surgir as ideias de uma nova filosofia que contrapõe ao modelo burocrático, tendo como o principal fundamento o resultado. As ações são descentralizadas e as demandas são os clientes / usuaários
O modelo atual é o GERENCIALISMO!!!
Questão erradaaaaaaaaa A reforma administrativa no Brasil corresponde a três momentos: patrimonial burocrática e gerencial... A patrimonial envolveu o período que vai desde a colonização até o período Vargas, ela teve por característica um forte dominação do poder por parte do soberano, marcada pela presença forte de favoritivismo em que a coisa pública não era diferenciada da coisa privada, os cargos eram assumidos em trocas de favores, envolve uma manipulação da máquina pública em prol de próprios interesses... A reforma burocrática surge com as melhores da intenções de reverter esse quadro, o intenção era eliminar o excesso de corrupção, nepotismo essa reforma parte do pressuposto de que o comportamento das pessoas nas organizações é previsível e deve ser conduzido por regras formais, na verdade o modelo patrimonial foi herdado de um condição histórica a primeira reforma administrativa de fato foi a burocrática... Seu legado não foi totalmente abolido pela reforma gerencial, sendo que ela apresentou um novo agir e impulssinou mudanças voltadas para o combate a corrupção e o nepotismos, a reforma burocrática introduz um caráter racional legal das normas e dos regulamentos, caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, rotinas e procedimentos padronizados, competência técnica e meritocracia, especialização da administração, profissionalização dos participantes, completa previsibilidade de funcionamento, o reforma burocrática é ligada ao momento histórico-político de Vargas, precisamente a criação do DASP em 1936. Foi a partir da reforma burocrática que surge o concurso público, pouco tempo após sua criação nota-se as disfunções desse modelo, os próximos anos seguintes foram marcados por várias tentativas de se implantar um novo modelo...
ERRADO NO BRASIL ADOTA-SE , ATUALMENTE, O MODELO GERENCIAL . RESUMO SIMPLES PARA AJUDAR !MODELO PATRIMONIALISTA : aparelho do estado é uma extensão do poder SOBERANO MODELO BUROCRÁTICO : ideia weberianas , normas , leis , procedimentos , racionalidade .MODELO GERENCIAL : Veio com a reforma da gestão pública !
Questão Errada. Vou discordar dos demais colegas ! A Adm. Pública no Brasil atualmente é caracterizada pelo modelo burocrático, caminhando para gerencial, e não somente gerencial. Bons Estudos !!!!
Também concordo com o Reynaldo...ainda temos alguns resquícios do modelo burocrático, mas que vem perdendo força para o modelo geencial.
Mas o que importa é o que a banca considera como correto! E para nível de prova o modelo atual adotado é o GERENCIAL.
Guerreiros, quem vai fazer concurso para o CESPE, saiba que ela entende como Gerencial hoje, vocês procuram chifre na cabeça de cavalo asv ezes.
MODELOS TEÓRICOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA : DENTRO DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-EVOLUTIVA, É POSSÍVEL DISTINGUIR TRÊS MODELOS DIFERENTES DE ADMNISTRAÇÃO PÚBLICA: 1. PATRIMONIALISTA. // 2. BUROCRÁTICA. // 3. GERENCIAL. /// EMBORA, HISTORICAMENTE, SEJA MARCANTE UM TIPO PREDOMINANTE DE ADMINISTRAÇÃO, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE: 1. A ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL É O MODELO VIGENTE // 2. A ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA AINDA É PRATICADA NO NÚCLEO ESTRATÉGICO DO ESTADO // 3. E QUE PERSISTEM PRÁTICAS PATRIMONIALISTAS NO ESTADO E EM ALGUMAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS . Fonte: http://www.resumosjuridicos.com/2012/03/administracao-publica-3-modelos.html
Errado. O modelo atual é o gerencial.
Pro CESPE é gerencial, não podemos ir pelo senso comum e sim pela banca. Na verdade até hoje presenciamos práticas da época do modelo patrimonialista, mas cuidado com os achismos, mais uma vez, pro CESPE estamos no gerencialismo.
cai várias desse modelo na minha prova... kkkkkk
Multiplica Senhor.
Questão ERRADA - O modelo atual é o Gerencial.
AVANTE GUERREIROS (A) !!!
Leandro, não vamos esquecer que o que há hoje na ADM Pública do Brasil é um mix do sistema Gerencial e Burocrático, ainda há fortes vestígios de ambos. O modelo Gerencial não se encontra 100% instalado e o CESPE cobra isso!
Forte abraço, companheiro! nos vemos na ANP!!!! Bons estudos à todos!
Primeira parte da oração está errada, porém, a segunda parte está correta.
O modelo buscado hoje pela administração pública brasileira é o modelo gerencial, apesar de, na prática, características dos modelos patrimonialista e burocrático subsistirem em conjunto com outras do modelo gerencial.
No concurso, ERRADA.
Na vida real, infelizmente, CERTA. O patrimonalismo ainda toma conta do nosso país, como se pode ver em nossa política. :(
O modelo atual que caracteriza a gestão pública no Brasil é o gerencial.
Valeu professor com você eu estou aprendeno o que é Administração pública.Obrigado.
E o gerencial,porém parece adm patrimonialista, onde se troca voto por cargos publicos que estamos vendo constantemente nos notiarios,rsrs
GABARITO:E
Administração Gerencial
Conceito
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Características
O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.
O pensamento favorável a este novo modelo resume-se em que o Estado burocrático não é mais capaz de atender às exigências democráticas do mundo atual.
A administração gerencial repousa em descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.
O Estado gerencial tem uma administração baseada em concepção democrática e plural.
A administração gerencial empreende adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários, que são os resultados. Busca identificação com os usuários e incrementar sua eficiência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada.
A administração pública gerencial teria como apoio a administração burocrática, conservando alguns dos seus princípios, embora flexibilizados, mas teria como fundamentos a admissão segundo critérios rígidos de mérito, um sistema estruturado e universal de remuneração, carreiras, avaliação de desempenho realizada constantemente e treinamento sistemático.
De modo geral, na prática tá certo! :/
PATRIMONIALISTA diz a respeito da época monarca - 1036, a primeira que surgiu. Enquanto que a BUROCRÁTICA foi a primeira que surgiu no Brasil. 1936 a 1995 época de Getúlio Vargas. Porém a GERENCIAL, 1995 até os dias atuais, época do governo de FHC.
O modelo atual é o gerencial, mas se formos avaliar a conduta dos nossos governantes, nunca saímos do patrimonialismo!
Pra não zerar a prova;)
O modelo atual é GERENCIALISMO, no entanto, trás consigo resquícios do Patrimonialismo e da Burocrácia, que não devem ser desprezadas estas informações em questões de provas. Algumas questões podem dizer que o Gerencialismo foi o modelo que aboliu a Burocracia e todas suas caracteísticas, mas é errado.
“(...) apesar dos grandes avanços promovidos no combate ao clientelismo e ao nepotismo, os modelos de administração patrimonial, burocrática e gerencial se sucedem no tempo e coexistem na sociedade moderna, sem que qualquer um tenha sido inteiramente abandonado.
...
MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 94.
No mundo real, brasil 2018, essa questão está certa... haha
Existem traços/práticas da patrimonialista, porém o modelo predominante é o Gerencial .
gab. E
ERRADO