SóProvas


ID
732067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a funções administrativas e ambiente organizacional.

A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros.

Alternativas
Comentários
  • O clima organizacional é de certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor, o reflexo dos efeitos dessa cultura, na organização como um todo. Luz (1995) afirma que o “clima é resultante da cultura das organizações; de seus aspectos positivos e negativos (conflitos).”

    Portanto, o clima organizacionalinfluencia e é influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu desempenho, motivação e satisfação no trabalho.

    Já Soares (2002), diz que “o clima mapeia o ambiente interno que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais”. Como mudanças na cultura organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais transitória, podendo ser administrado tanto à curto quanto à médio prazo.

  • Destes conceitos formais de cultura, desde o século XIX até os dias de hoje, a cultura éentendida e definida como um conjunto de fatores inerentes aos indivíduos da sociedade.

    A partir da definição de cultura, podemos definir a cultura organizacional, que segundo Kissil (1998), também pode ser chamada de cultura corporativa, e representa o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.

    A cultura corporativa também refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos estes membros, e também como o fator que distingue uma organização das demais. As características de cada indivíduo quando se relaciona com outras pessoas dentro de qualquer grupo social, são a base para as características do grupo como um todo.

    Esta mesma cultura corporativa constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

  • Por gentileza poderia me informar qual o erro da questão? Achei um pouco confusa.
  • Afirmativa ERRADA - a espiritualidade no ambiente de trabalho NÂO refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros. A espiritualidade nas empresas visa estimular a harmonia entre as pessoas indepedente de suas crenças religiosas. Espiritualidade no ambiente de trabalho consiste num processo de aprendizado constante mediante as adversidades e as diferenças entre as pessoas, assim como sempre visa o benefício de todos os envolvidos no processo organizacional. Religião é a nossa escolha, é a aproximação com o Deus que escolhemos dentro de nossa formação e crença. Referências: VASCONCELOS, Anselmo Ferreira. Espiritualidade no ambiente de trabalho: dimensões, reflexões e desafios. São Paulo, ed. Atlas, 2008. e BETTIOL, Renata. Espiritualidade No Ambiente De Trabalho - Resenha. Disponível em <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Espiritualidade-No-Ambiente-De-Trabalho/123918.html>
  • O erro da questão está em misturar espiritualidade e religiosidade. Não há que se falar em compartilhamento de práticas religiosas entre os membros da organização, pois práticas referem-se a religiosidade.

    "Embora se trate de conceitos distintos, frequentemente o senso comum leva a uma associação entre ambos os assuntos. Embora, de maneira geral, atualmente a espiritualidade esteja sendo vista como um resultado da religiosidade, nem sempre foi assim. Einstein (1934) a associou à ciência, enquanto Platão, Nitezsche e Hegel a identificam com a filosofia (Solomon, 2002). O conceito de espiritualidade é amplo e universal, não podendo, portanto, se restringir a uma corrente de pensamento religioso.

    A espiritualidade nas organizações pode ser entendida como a prática, por parte das empresas e seus líderes, do entendimento de que os funcionários possuem uma vida interior e são seres integrais, que desempenham outros papéis em suas vidas. O trabalho, realizado com
    um sentido de comunidade, influencia e é influenciado pelo desenvolvimento dos demais aspectos da vida dos indivíduos (Moggi e Burkhard, 2004).

    Uma organização espiritualizada é aquela que busca na realização de sua missão, contribuir para um propósito maior que os aspectos materiais. Os valores nos quais se pauta para a realização de sua missão são éticos e centrados em princípios (Kretly, 2005). Tais valores são comunicados aos funcionários e interiorizados pelos mesmos, formando uma visão compartilhada de contribuição à sua sociedade (Senge, 1990)."

    Fonte: "http://www.aedb.br/seget/artigos05/336_Artigo%20SEGET.pdf"

  • Em uma organização é importante A valorização dos colaboradores, para que os mesmos se sintam motivados e executem de uma melhor forma o seu trabalho e tratem melhor seus clientes e dentro desse conjunto não inclue práticas religiosas pois isso não serve de incentivo para que seus trabalhos se tornem mais ágeis e sim o certo é que um respeite a religião do outro.
  • O pessoal recorta e cola e mesmo assim deixa a desejar na resposta. Vou tentar ser simples no conceito:
    Cultura Organizacional está ligada ao DIA A DIA da empresa; é o conunto de comportamentos, hábitos, costumes e princíos divididos em: Artefatos (são aqueles facilmente visíveis) ex: Pessoas, heróis, tiruais, símbolos etc; Valores Compartilhados (padrões orientadores de conduta) ex: sigilo, responsabilidade, honestidade etc; Pressupostos Básicos (valores mais profundos dos indivíduos) ex: criação, cultura de um país.
    Já o Clima organizacional está relacionado ao AMBIENTE da empresa.

    Portanto:
    falou em AMBIENTE = CLIMA ;
    falou em algo do DIA A DIA = CULTURA.
    Erros da Questão: A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros.
  • "A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. 
    Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros."

    OBS: O começo da questão estava correto, mas o exemplo dado pela Banca foi errado

    A espiritualidade no ambiente de trabalho, como o companheiro falou acima, faz parte do Clima Organizacional, ou seja, é uma característica da organização que pode ser SENTIDA ou PERCEBIDA pelos seus membros em um dado momento.

    O Clima de uma organização é derivado de uma série de elementos (CULTURA ORGANIZACIONAL, condições de trabalho, estilos de liderança, políticas, normas organizacionais, relacionamento interpessoal, remuneração, benefícios, possibilidades de desenvolvimento etc.)

    O erro está somente no fato de dizer que a espiritualidade no ambiente de trabalho (Clima) refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas, como os companheiros já explicaram anteriormente:


    "Uma organização espiritualizada é aquela que busca na realização de sua missão, contribuir para um propósito maior que os aspectos materiais. Os valores nos quais se pauta para a realização de sua missão são éticos e centrados em princípios (Kretly, 2005). Tais valores são comunicados aos funcionários e interiorizados pelos mesmos, formando uma visão compartilhada de contribuição à sua sociedade (Senge, 1990)."

    Vejamos como a questão poderia ficar correta:


    "A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de VALORES éticos e centrados em princípios para a realização da missão, valores estes que são comunicados e interiorizados pelos membros de forma compartilhada."

    OBS: Para a questão ficar correta só foi preciso mudar o exemplo 

    abs
  • Os valores são crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem.
    Contudo, é 
    errado vincular a espiritualidade no ambiente de trabalho como práticas comuns devido a religião ser algo muito específico e interno de cada indivíduo.
    ERRADA!
    Bons estudos!
  • Eduardo Pereira perfeita sua explicação. Parabéns. Melhor sintese impossivel.
    Falou em:
    AMBIENTE=CLIMA
    DIA-A-DIA=CULTURA
    Na questão fala ambiente, logo, clima organizacional. Questão errada.



  • Mas poo na boa, isso é questão de Administração ou de Ensino Religioso??????

    O foco da questão saiu de Cultura Organizacional e foi para relação/disfunção entre Religião e Espiritualidade......

    Puro desabafo....mas essa foi foda!!
  • O erro da questão está em afirmar que "a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros."

    Na verdade os valores compartilhados de uma empresa são os valores relevantes que fazem com que as pessoas se sintam motivadas para fazer o que têm que fazer em uma empresa. São as justificativas para isso, que são aceitas por todos os membros dessa empresa.

    Com base nisso percebe-se que práticas religiosas comuns entre os membros, espiritualidade no ambiente de trabalho, NÃO FAZEM parte do conceito de valores compartilhados, ou seja, o exemplo dado na segunda frase da questão não justifica a primeira frase.
  • Eu colocaria errado porque entendi da seguinte maneira:

    A cultura organizacional envolve um conjunto de valores compartilhados pelos membros de uma organização. CORRETO
    Por exemplo, a espiritualidade no ambiente de trabalho refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros. ERRADO.
    Num ambiente de trabalho, no geral a espiritualidade compartilhada entre membros seria uma subcultura... mas não a cultura dominante de uma organização.
    Porém, se fosse uma organização religiosa, a espiritualidade seria um valor, diretriz para determinado comportamento, logo, uma cultura da organização religiosa.
    Mas no geral, religiosidade é uma subcultura... 

    Interpretaria assim...

     

  • O erro da questão está em equiparar espiritualidade no ambiente de trabalho com a prática religiosa.

    "Quando o assunto espiritualidade surge no mundo organizacional, muitos gestores ainda acrediram que esse tema esteja relacionado diretamente a práticas religiosas e que, caso o estimulem, poderão surgir sérios conflitos no ambiente de trabalho. No entanto, a prática da espiritualidade nas empresas assume um papel diferenciado: estimular a harmonia entre as pessoas."

    Estimular a harmonia entre as pessoas não tem relação com prática religiosa.

    Vale a pena a leitura da entrevista abaixo:

    http://www.cesarromao.com.br/redator/item19749.html
  • A espiritualidade no ambiente de trabalho nada tem a ver com práticas religiosas. Também não é mistico ou no domínio da teologia. A Espiritualidade no ambiente de trabalho apenas reconhece que as pessoas possuem uma consciência espiritual, que nutre e que é nutrida por um trabalho significativo, realizado dentro de um contexto de uma comunidade. 

    Comportamento Organizacional, 14ª edição. Stephen P. Robbins, Timothy A. Judge e Felipe Sobral

  • Segundo CATANANTE (2002, p. 530), a espiritualidade no trabalho “é um estado de consciência permanente em querer fazer a diferença, deixar sua marca, propiciar benefícios, prestando um verdadeiro serviço”. A autora vê na espiritual idade, dentre outras coisas, saber servir, de modo a conhecer a necessidade do próximo e satisfazê-la.


  • Compartilhar práticas religiosas não faz parte da cultura organizacional.

  • Espiritualidade: (não tem a ver com práticas religiosas) esse indicador reconhece que as pessoas possuem uma consciência espiritual e necessidade de trabalho significativo. Uma cultura espiritualizada, portanto, apoia o trabalho que tenha um forte sentido de propósito (que dê inspiração), que gere confiança e respeito mútuo entre as pessoas e que seja baseado em práticas humanistas (horários flexíveis, recompensas coletivas, autonomia etc).


  • espiritualidade é algo que vai além do ambiente da organização, porém nao constitui uma cultura organizacional.

  • O conceito de espiritualidade no trabalho remete temas como valores, ética, motivação, liderança e equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal. As organizações espirituais se preocupam em ajudar as pessoas a desenvolver e alcançar seu pleno potencial, para isso, dão mais atenção direta aos problemas gerados pelos conflitos entre vida profissional e pessoal. Robbins(2005) aponta como características culturais das organizações que adotam a espiritualidade no ambiente de trabalho: Forte sentido de propósito:

  • A prática religiosa comum no ambiente de trabalho, por alguns dos membros da organização, não necessariamente reflete a Cultura Organizacional do local de trabalho. Pode ser caracterizado como uma subcultura. Tenho como exemplo meu antigo emprego, onde alguns colegas reuniam-se no horário de almoço para ler passagens da Bíblia e discutir sobre elas, uma espécie de grupo de estudos, porém a organização não pregava esse valor como Cultural.

  • ERRADO.

    A espiritualidade no ambiente de trabalho não refere-se ao compartilhamento de práticas religiosas comuns entre esses membros.

  • Pelo que a professora comentou, o erro está em afirmar que a ESPIRITUALIDADE está relacionada com RELIGIÃO quando na verdade tem a ver com CLIMA ORGANIZACIONAL.

     

    Gab.: ERRADO.

  • imagina se os funcionarios resolvem sacrificar animais no local de trabalho..haha

  • Cultura organizacional não envolve práticas religiosas.

  • ERRADO

    Cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.

  • A espiritualidade busca sentido e propósito no trabalho realizado e procura se conectar com outros seres humanos fazendo parte de uma comunidade.