-
Os dois objetivos principais da administração são proporcionar eficiência e eficácia às empresas.
EFICIÊNCIA = Fazer as coisas corretamente. Preocupação com os meios.
EFICÁCIA = Alcançar resultados. Preocupação com os fins ou objetivos.
Para os economistas, as empresas visam à produção de alguma coisa mediante a reunião de três fatores de produção, a saber: a natureza, o capital e o trabalho ? os chamados recursos empresariais ou meios pelos quais a empresa procura realizar suas atividades para atingir seus objetivos. Esses recursos são: materiais; financeiros; humanos; mercadológicos e administrativos.
As Funções Administrativas = planejamento, Organização, Direção e Controle constituem o processo administrativo, Vejamos cada um deles.
a. Planejamento: significa visualizar o futuro e traçar os objetivos, programas e planos de ação. Na realidade, o planejamento é um fato muito comum em nossas vidas. A todo momento estamos planejando nosso comportamento em relação a certos objetivos. Quando pretendemos ir a algum lugar, planejamos antecipadamente qual o melhor percurso a ser percorrido. Qualquer viagem envolve algum planejamento. As donas de casa planejam constantemente seu dia-a-dia, as refeições da família etc. Assim, o planejamento é uma decorrência natural do comportamento das pessoas. Nas empresas, o planejamento é uma necessidade imperiosa: uma vez definido algum objetivo, o planejamento constitui a melhor maneira de chegar lá.Um planejamento eficaz depende de um bom diagnóstico da situação e de um prognóstico a partir das informações diagnosticadas.
-
b. Organização: Significa constituir o organismo social e material da empresa. Normalmente em nossos lares, temos cada coisa no seu devido lugar, seja na sala, na cozinha, em cada quarto: tudo é organizado de uma maneira lógica e racional para que todas as coisas sejam utilizadas da melhor maneira. Também nas empresas, as pessoas, os equipamentos e recursos empresariais, devem ser alocados e arranjados de maneira lógica e racional, para que as atividades sejam executadas da melhor maneira possível.
c. Direção: Significa conduzir e orientar o pessoal. Simultânea aos trabalhos de planejamento e organização, é considerada como a essência do trabalho do bom administrador. De nada adianta um bom planejamento e uma boa organização se as pessoas trabalham sem orientação e coordenação adequadas. Os meios de direção são: a emissão de ordens; instruções; comunicação; motivação; liderança e coordenação.
d. Controle: significa verificar se o que foi planejado e organizado está sendo, de fato, executado conforme o planejado e organizado. Consiste em medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos da empresa sejam atingidos, identificar os possíveis erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar a sua repetição. O controle é um processo cíclico e repetitivo composto de quatro etapas a saber: estabelecimento de padrões; avaliação do desempenho; comparação do desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva. À medida que o processo se repete, o controle permite um gradativo aperfeiçoamento, ou, em outros termos, uma gradativa aprendizagem do sistema, que corrige seus erros e melhora seu desempenho. Seguindo esses processos e procedimentos o administrador multiplica suas chances de sucesso em qualquer empreendimento.
-
CERTO
SÓ UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE EFICIÊNCIA # EFICÁCIA QUE ME AJUDOU BASTANTE .
EFICÁCIA : É FAZER AQUILO QUE SE ESPERA
EFICIÊNCIA : É O ALGO A MAIS
PROF: WENDELL LEO !
-
No processo de tomada de decisões e de realização de ações, entre os aspectos mais importantes da administração encontram-se o planejamento, a organização, a direção e o controle. Questão correta segundo Maximiano:
A Administração significa, em primeiro lugar, ação. A Administração é um processo dinâmico de tomar decisões e realizar ações que comprende cinco processos principais:
a) Planejamento: consiste na específicação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitam alcaçá-los e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.
b) Organização: distribuição das tarefas e dos recursos entre membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.
c) Direção: está relacionada com os processos de de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades.
d) Controle: assegura que os objetivos estão sendo alcançados. Monitoração e avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados e na correção dos desvios que se verifiquem.
-
RETIFICANDO !
COLEGA NÃO HÁ ERROS NO COMENTÁRIO ;
OBSERVE UM EXEMPLO :
EM UMA EMPRESA QUE SE ESTABELECE UMA META DE 10 PRODUTOS
POR DIA PARA DETERMINADO FUNCIONÁRIO !
VENDER TODOS OS 10 É SER EFICAZ , OU SEJA , FAZER O QUE ERA ESPERADO ( VENDER OS PRODUTOS )
VENDER TODOS OS 10 , PORÉM, ALÉM DISSO CONSEGUIR FIDELIZAR OS CLIENTES OU DEVIDO A UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE
CONSEGUIR QUE ESTE PEÇA MAIS PRODUTOS NA PRÓXIMA VENDA É SER EFICIENTE = FAZER O ALGO A MAIS
OBS : LEMBRANDO QUE A SOMA DOS DOIS NOS REMETE À EFETIVIDADE .
ESPERO TER SIDO MAIS CLARO , OBRIGADO !
-
Olá,
Desculpe colega Felipe, discordo totalmente dessa definição de Eficiência e Eficácia.
Esses dias estava lendo algo no livro do Maximiano que falava da diferença entre a FORD (empresa mestra na eficiência) e a GM (empresa mestra na eficácia).
Maximiano ilustra que a GM se tornou na época a empresa mais bem sucedida do ramo, pois produzia carros para cada tipo de cliente, ou seja, ao invés de ter uma orientação para produção (eficiência), tinha uma orientação para o mercado (eficácia).
O autor ainda observa brilhantemente que no museu das organizações está cheio de histórias de eficiência. Como por exemplo, as empresas que fabricavam máquina de escrever, disco de vinil e calculadoras. Ou seja, por mais eficientes que fossem perderam sua razão de ser (sua eficácia). É ou não é?!
Eficiência é uma relação com custo, com produção, utilização de insumos.
Eficácia é a satisfação do cliente, é resultado, resolução de problemas.
Abraços,
Moisés Oliveira
-
São atividades básicas que devem ser desempenhadas por Administradores, para
alcançar os resultados determinados e/ou esperados pelas organizações.
Essas funções constituem o PROCESSO ADMINISTRATIVO:
PLANEJAMENTO:estabelecer objetivos e missão, examinar as
alternativas,determinar as necessidades de recursos, criar estratégias para o
alcance dos objetivos.
ORGANIZAÇÃO :desenhar cargos e tarefas específicas, criar estrutura
organizacional, definir posições de staff.
DIREÇÃO:conduzir e motivar os empregados na realização das metas
organizacionais, estabelecer comunicação entre os trabalhadores, apresentar
solução dos conflitos, gerenciar as mudanças.
CONTROLE :medir o desempenho, estabelecer comparação do desempenho com
os padrões, tomar as ações necessárias para a melhoria do desempenho
-
QUESTÃO CORRETA.
O planejamento constitui um processo sistemático e constante de tomada de decisões.
É um processo de ações inter-relacionadas e interdepentes que visam ao alcance de objetivos estabelecidos.
Para a Escola Clássica da Administração (Fayol e Taylor), Planejamento é o primeiro processo gerencial de um ciclo contínuo.
Componentes do Processo Administrativo:
PODC
P - Planejamento
O - Organização
D - Direção
C - Controle
-
-
É PODC e correr para o abraço. Esses raros momentos que o Cespe facilita
-
PODC PULO DO GATO DO REZENDÃO!
P- Planejamento
O- Organização
D- Direção
C- Controle
-
Famoso "PODC"
Planejar - Define metas para o desempenho organizacional futuro.
Organizar - Estrutura, organograma, hierarquia.
Direção /liderar - Dirigir os membros da organização.
Controle- verificar se o que foi planejado está sendo cumprido. Controle do desempenho.
-
Planejamento, organização, direção e controle.
CERTO.
-
CERTO
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões