SóProvas


ID
732079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de objetivos, desafios e características da gestão de pessoas e de comportamento organizacional, julgue os próximos itens.

A liderança contemporânea é caracterizada pela capacidade de o líder conduzir a equipe na direção de objetivos sob a autoridade do cargo.

Alternativas
Comentários
  • Não é sob a autoridade do cargo, o líder irá GUIAR, com a capacidade de INFLUENCIAR (palavra-chave) um grupo. Um líder precisa ser percebido pelo grupo como quem possui poder/controle sobre os meios de satisfação de suas necessidades. Lembrando que ele auxilia que o grupo alcance seus objetivos e ao mesmo tempo leve a organização a alcançar os dela também.
  • Questão ERRADA.

    Liderança é o processo de influenciar atividades de indivíduos ou grupos para a consecução de um objetivo em uma dada situação. (Hersey Blanchard).

    O exercício pleno da liderança NÃO depende da ocupação de cargo de chefia pelo lider.

    Segundo Robbins "Liderança não pode ser confundida com chefia, gerência ou direção" ( que depende do cargo que a pessoa ocupa). Liderança é condição e não função, embora condicione o exercício de algumas destas à presença natural daquelas, como é o caso da gerência.




  • nas palavras do professor Vinícius Ribeiro: "Liderança é a utilização da capacidade própria

    de influenciar o comportamento dos outros, ou seja, um líder é aquele que

    consegue convencer seus pares a acompanharem seus ideais, suas propostas,

    etc. O líder deve possuir a habilidade de motivar os seus seguidores a

    atingirem determinados objetivos.

    No âmbito das organizações, a liderança se faz presente de maneira formal,

    pelos escolhidos para exercer cargos de confiança (chefias). Além dessa forma

    conhecida e de fácil percepção de todos, existe outro aspecto que demonstra

    presença de liderança em empresas: o espontâneo, formado por pessoas que

    assumem papel de líder informalmente. "

  • A Gestão Contemporânea pauta-se na gestão do conhecimento. O conhecimento é o potencial da empresa de inovar, criar soluções, desenvolver seu quadro de pessoal a fim de dar competitividade a organização. Logo, para que isso aconteça, as organizações devem incentivar seus funcionários a desenvolverem habilidades, competências e atitudes. Assim, o líder deve proporcionar empoderamento às pessoas ( empowerment) para que elas saibam tomar decisões, e levar soluções através de uma gestão participativa.
    Deste modo, a questão está errada em levar em consideração que o líder deve buscar os objetivos sob a autoridade do cargo.
  • (...) o líder autêntico cria estratégias, determina a direção que a empresa deve seguir para alcançar um conjunto de metas e faz com que seus colaboradores o sigam por estarem convencidos da validade de suas idéias. É importante ter paixão e entusiasmo, que impulsionam os líderes, que os motivam a investir o tempo e esforços necessários para criar a visão e depois transmiti-la para ajudar a inspirar outras pessoas.

    Kouzes e Posner citam cinco práticas observáveis que podem ser aprendidas e que conduzem à liderança:
    * Desafiar o processo
    * Inspirar uma visão compartilhada
    * Capacitar os outros para agir
    * Modelar o caminho
    * Encorajar o coração

    Em seu papel mais importante hoje, o líder eficaz é aquele capaz de criar condições para o florescimento da liderança em outros, identificando e cultivando líderes potenciais em todos os níveis. Isto porque as grandes empresas estão se decompondo em unidades menores de negócios para se tornarem mais competitivas.
    Enfrentar riscos, ter persistência para alcançar resultados desafiadores, ter coragem, ser ético, construir novos valores de gestão, fazer com que as pessoas se desenvolvam, ajudar as pessoas a encararem a realidade e mobilizá-las para que façam mudanças, são as responsabilidades do líder hoje, que ultrapassa tudo o que se falou e esperou dos líderes do passado.

    Veja mais em: www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/3274/os-desafios-da-lideranca-contemporanea.html
  • Colegas,

    Sendo rápido e direto esta é uma questão típica de Administração pública a qual se é possível resolver antenando-se para o seguinte conteúdo.

    O paradigma de administração pública no qual a autoridade deriva-se do cargo é a administração burocrática. Assim, partindo-se do princípio que vivemos atualmente o paradigma da administração gerencial, no qual o exercício da liderança é o caracterizado como liderança carismática, então a alternativa se encontra errada por esse motivo. Pois a liderança contemporânea é a liderança carismática que ao contrário da burocrática a autoridade não se deriva do cargo, mas sobretudo da identificação do subordinado com seu líder.

    Bons Estudos.

    Fonte: aulas de Administração Pública, professora Giovanna do EVP

    Raimundo Santos
  • Com todo respeito ao comentário do colega acima:

    atualmente, com o advento do paradigma pós-burocrático (gerencial) de Administração Pública, vários tipos de liderança podem ser adotados, entre outros:
    - Liderança Situacional - leva em consideração a situação, ou seja, inúmeros fatores tais como as características particulares do próprio líder, dos subordinados e do ambiente em que se insere a organização (segundo a teoria de Tannenbaum e Schmidt); ou do tipo de relação que os líderes mantém com os subordinados, se são favoráveis ou desfavoráveis (segundo a teoria de Fiedler);
    - Estilos básicos de liderança - Autocrático, liberal ("laissez-faire") e democrático. Todos esses estilos de liderança podem ser adotados na Administração gerencial, desde que cada um seja mais adequado em uma situação diferente, apesar de forte predominância no estilo democrático, em que a tomada de decisões e a condução dos trabalhos ocorre de maneira participativa, com a colaboração dos próprios trabalhadores;
    - Empowerment - não é exatamente uma teoria de liderança, mas um fenômeno que se observa nas organizações atualmente. Pode-se dizer que é uma tendência no mundo atual pós-burocrático. Consiste em distribuir competências, atribuindo autoridade, autonomia e poder descisório aos servidores, de maneira que se aumente a agilidade na prestação dos serviços. Visa a atender o princípio da eficiência, insculpido no caput do art. 37 da Carta de Outubro. Significa "empoderamento", "horizontalização".
    Sendo assim, não necessariamente a Administração Gerencial se caracteriza pela adoção da liderança carismática, mas de um conjunto de várias teorias que, de maneira geral, favorecem a flexibilidade e a participação dos servidores no ambiente de trabalho, enquanto a autoridade em virtude do cargo vai perdendo espaço cada vez mais.
    Estamos às ordens.
    Sucesso! 
  • Com todo respeito ao Felipe, concordo com o Raimundo. Existem ainda várias outras classificações de autoridade (autoridade tradicional, autoridade legal, autoridade racional etc), mas no que tange especificamente à autoridade carismática e à autoridade decorrente do cargo, É FATO que o modelo GERENCIAL tende muito mais para a autoridade carismática, ao passo que o modelo BUROCRÁTICO tende para a autoridade do cargo.
  • Qdo a questão fala em: conduzir a equipe na direção de objetivos sob a autoridade do cargo, está falando em PODER e não em LIDERANÇA. O Poder é a capacidade de "A" influenciar "B" de acordo com as vontades de "A", e complementando um pouquinho... esse Poder da questão é o Poder Formal: devido a posição, cargo, autoridade e/ou legitimidade.
  • Apenas uma pequena observação:

    Se tirássemos o "contemporânea" há de se considerar correta a assertiva, visto que liderança em sentido amplo é saber conduzir a equipe, ainda que sob autoridade do cargo, obviamente. 

    o Cespe adora uma pegadinha, muito cuidado ! Atenção total em cada palavra que esta banca costuma mencionar.

  • A liderança contemporânea está muito voltada ao conceito de que um líder possui essa habilidade. Buscam identificar as qualidades e características pessoais que diferem líderes de não líderes. A liderança é o processo de influenciar pessoas ou grupos de pessoas. É líder aquele que desperta a cooperação espontânea nas pessoas pelo exercício do compartilhamento de valores. Os líderes são identificados com base em sua personalidade, focando qualidades e características que os destacam. Ou seja, a liderança não é algo apenas relacionado ao cargo de autoridade. Gabarito: ERRADO
  • Errei por não ter observado e ligado o final da questão ao início. Autoridade do cargo lembra chefe e chefe lembra autoritário que lembra tradicional e não contemporânea,

  • O erro da questão está em dizer que o líder conduz a equipe na direção de objetivos SOB A AUTORIDADE DO CARGO. Um líder não precisa ser necessariamente uma autoridade no cargo.

  • Apenas para complementar o que já foi dito pelos colegas, uma outra questão poderia ajudar no raciocínio mostrado por eles, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 1Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Liderança; 

    A liderança é um predicado das pessoas, diferentemente da autoridade formal, que é atributo do cargo.

    GABARITO: CERTA.

  • GAB errado. A liderança ocorre de forma espontânea, e não sob a autoridade do cargo que, nesse caso, refere-se à chefia ou gerência.
    Justificativa da Profª Andrea Ribas.

  • A liderança contemporânea está muito voltada ao conceito de que um líder possui

    essa habilidade. Buscam identificar as qualidades e características pessoais que

    diferem líderes de não líderes. A liderança é o processo de influenciar pessoas ou

    grupos de pessoas. É líder aquele que desperta a cooperação espontânea nas

    pessoas pelo exercício do compartilhamento de valores.

    Os líderes são identificados com base em sua personalidade, focando qualidades e

    características que os destacam. Ou seja, a liderança não é algo apenas

    relacionado ao cargo de autoridade.


  • Liderança comtemporânea referem-se ao líder , é uma liderança informal que emerge do grupo quando a conjuntura social, econômica e política demonstra essa necessidade.

  • As teorias contemporâneas da liderança possuem uma visão mais voltada para a capacidade do líder de inspirar comportamento nas pessoas, transformando sua visão pessoal em uma visão de terceiros. O foco não está no exercício do poder do cargo, como previsto pelo item.

  • Para quem estudou, deve ser dureza errar esse tipo de questão em que a pegadinha se encontra em apenas uma palavra (autoridade). Imagina... corrigindo a prova e verificando que perdeu ponto por conta de um erro tão pequeno, mas tão importante dentro do estudo da administração contemporânea... Ah!, e pra quem não estudou,... não faz diferença, um erro a mais, outro a menos, tudo questão de sorte ou de azar.

  • Autoridade -CHEFE

    E

  • Gab.ERRADO.

    O líder irá conduzir sem a autoridade do cargo, apenas com a capacidade de influenciar para o alcance dos objetivos.

  • Comentário:

    Mais uma vez a CESPE querendo incluir no conceito de liderança o aspecto de obrigatoriedade de exercer um cargo de chefia e comando. Já vimos na parte teórica que isso não é necessário. O líder pode ser líder, apesar de não ser chefe, às vezes inclusive exercendo a liderança sobre o seu superior hierárquico. Na verdade, autoridade formal e liderança são coisas diferentes. O ideal é que o chefe seja um líder, mas nem sempre isso é verdade. Se a afirmativa tivesse finalizado em “A liderança contemporânea é caracterizada pela capacidade de o líder conduzir a equipe na direção de objetivos” o item estaria correto, mas não foi o caso. Assim, o item se encontra ERRADO, por conta da expressão “sob a autoridade do cargo”, que não é um requisito para o líder. 

    Gabarito: E