-
Ao contrário de outros pensadores, como Abraham Maslow, que tentavam explicar as necessidades humanas em diversos campos, a Teoria de Frederick Herzberg foi, desde o início, baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.Herzberg desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. O resultado destes estudos foi pela primeira vez publicado em 1959, sob o título "a motivação para trabalhar - The Motivation to Work"
Os estudos incluíram pesquisas, onde os trabalhadores de diversas empresas eram estimulados a explicitar quais seriam os fatores que os desagradavam, assim como os que os agradavam na empresa. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de Motivadores. Aqueles que desagradavam levaram o nome de fatores de Higiene. Por isso, a teoria é mais conhecida como "a Teoria dos dois fatores de Herzberg: Motivação - Higiene".
Os fatores de Higiene São aqueles que são necessários para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas por outro lado não são suficientes para provocar satisfação.
Para motivar um funcionário, não basta, para Herzberg, que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes.
Fatores que levam à insatisfação | Fatores que levam à satisfação |
Política da Empresa | Crescimento |
Condições do ambiente de Trabalho | Desenvolvimento |
Relacionamento com outros funcionários | Responsabilidade |
Segurança | Reconhecimento |
Salário | Realização |
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Teoria%20de%20Herzberg.htm
-
O oposto de satisfação conhecido por Herzberg é a NÃO-INSATISFAÇÃO. Os aspectos higiênicos quando estão presentes a pessoa não percebe (não-insatisfação) e quando ausentes gera insatisfação.
A eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório, pois para que haja satisfação no trabalho é preciso que alguns destes fatores ocorram: realização, reconhecimento, trabalhos desafiadores, crescimento/desenvolvimento, responsailidade, o próprio trabalho (vinculado àquilo que se faz).
-
Juliana,
O oposto de satisfação, segundo Herzberg, é a NÃO - SATISFAÇÃO.
-
Segundo Herzberg " o oposto de satisfação profissional não é a insatisfação, mas ausência de satisfação profissional. Também o oposto da insatisfação profissional é a ausência dela e não a satisfação".
Praticamente tirado do livro Idalberto Chiavenato.
-
Rafael, minha referência bibliográfica: Gestão de Pessoas para Concursos, de Enrique Rocha, Cristiana Duran e Karina da Rocha. Acredito que elem estejam certos.
-
Pessoal um livro de referência nesta área é a de Stephen P. Robbins - Comportamento Organizacional, onde, o autor é claro em explicar esta teoria. Segue resumo:
Teoria dos dois fatores (ou Teoria da higiene-motivação)
Fatores Higiênicos:
Fatores característicos que conduziram a insatisfação no trabalho (Fatores Extrínsecos): - Políticas e administração da empresa;
- Supervisão;
- Relacionamento com o supervisor;
- Condições de trabalho;
- Salário;
- Relacionamento com os colegas;
- Vida pessoal;
- Relacionamento com subordinados;
- Status;
- Segurança
Obs.: Quando os fatores (higiênicos) são adequados, as pessoas não estarão insatisfeitas, mas também não estarão satisfeita.
Fatores Motivacionais
Fatores que conduziram a satisfação no trabalho (Fatores Intrínsecos):
- Realização;
- Reconhecimento;
- O trabalho em si;
- Responsabilidade;
- Progresso;
- Crescimento;
Obs.: Se quisermos motivar alguém, Hezsberg sugere a ênfase nos fatores associados com o TRABALHO EM SI OU COM OS RESULTADOS DIRETO DELE, ou seja, o trabalho em si é um fator INTRÍNSECO.
Obs. Visão tradicional: Satisfação x Insatisfação.
Visão de Herzberg:
Fatores Motivacionais – Satisfação x Não - Satisfação.
Fatores Higiênicos – Não - satisfação x Insatisfação.
Críticas:
A teoria é inconsistente com pesquisas anteriores;
A teoria ignora as variáveis situacionais.
-
Resumindo os comentários:
Fatores higiêncios presentes:NÃO-INSATISFAÇÃO/NÃO-SATISFAÇÃO
Fatores higiênicos ausentes: INSATISFAÇÃO
Fatores motivacioanis presentes=SATISFAÇÃO
Fatores motivacionais ausentes= NÃO-INSATISFAÇÃO.
-
RESPOSTA: CERTA.
COMENTÁRIO SOBRE A TEORIA DE HERZBERG:
FATORES HIGIÊNICOS: ATÉ A 2° PIRÂMIDE DE MASLOW (EXTERNOS E PRIMÁRIOS). SE PRESENTES NÃO CAUSAM SATISFAÇÃO, MAS SE AUSENTES PODEM GERAR INSATISFAÇÃO.
FATORES MOTIVACIONAIS: DA 3° A 5° PIRÂMIDE DE MASLOW (INTERNOS E SECUNDARIOS). SE PRESENTES CAUSAM SATISFAÇÃO, MAS SE AUSENTES NÃO CHEGAM A CAUSAR INSATISFAÇÃO (NÃO SATISFAÇÃO).
EXEMPLO: ESTOU COM FOME (HIGIENICO). SE NÃO CONSEGUIR COMER, ESTAREI INSATISFEITO ATÉ COMER.
FIZ UM OFÍCIO PARA O MEU CHEFE E NÃO FUI ELOGIADO E NEM PROMOVIDO (MOTIVACIONAL). NÃO FICAREI INSATISFEITO COM ISSO, MAS TAMBEM NÃO FICAREI SATISFEITO.
BONS ESTUDOS A TODOS.
-
Gabarito: CERTO
A questão exige o conhecimento da Teoria dos dois Fatores / Bifatorial, de Herzberg. Este defende que a motivação é baseada em dois fatores: motivacionais (satisfacientes) e Higiênicos (insatisfacientes).
*** Teoria Bifatorial
====> Fatores Motivacionais: Ligados ao conteúdo do trabalho (intrinseco). Ex: autonomia, crescimento profissional, reconhecimento.
====> Fatores Higiênicos: Ligados ao ambiente de trabalho (extrinseco). Ex: salários, beneficios, ambiente de trabalho.
### O item afirma que o oposto de satisfação não é a insatisfação, tal afirmação é correta e procede de acordo com a teoria em questão, pois o oposto de SATISFAÇÃO, segundo Herzberg é a NÃO SATISFAÇÃO e a de INSATISFAÇÃO É NÃO INSATISFAÇÃO. (Veja o resumo abaixo)
Não satisfação (-) ------- FATORES MOTIVACIONAIS ------- Satisfação (+)
Insatisfação (-) ------- FATORES HIGIENICOS ------- Não Insatifação (+)
Um grande abraço e Bons Estudos
-
A colega Hpe só escreveu "certo" e ainda ganhou regular!
Que falta de consideração com nossos amigos que postaram comentarios construtivos...
isto é um exemplo de desmotivação...
-
CONCORDO COM O AMIGO , COLOCAR " CERTO " , NOSSA COLEGA Hpe FOI LONGE, KKKKKKKKKK
NA VERDADE ME DIVIRTO COM CERTOS COMENTÁRIOS SERVEM PARA DESCONTRAIR.
IMAGINE QUE VC ESTA CHEIO DE DÚVIDA , ENTÃO VAI LENDO UM A UM OS COMENTÁRIOS
E DO NADA ... SURGE ISSO ,ME ACABO ....
E O PIOR É QUE VÁRIAS PESSOAS VOTAM ,RSRSRSRSRSRRSRSRSRSRRRSRSRSRSR .
-
Lamentável a atitude do prosélito Kássio, que tem nome de marca de relógio. Uma ironia que não leva a nada, o pior são os comentaristas colocando 5 estrelas para ele, está tudo errado, o sujeito atacou o comunitário Klaus Serra gratuitamente, onde estão os modeladores deste saite para evitar tamanho menoscabo entre contribuintes?
Fatores higiênicos, segunda a teoria X de Maslow, são fatores motivacionais, ou seja, externos, dentro do espectro da matriz SWOT, que é uma espécie de planejamento estratégico, ou seja, de curto prazo.
-
Se não ajuda tbm não atrapalha ne
-
Galera, estamos aqui para um objetivo, não vamos desviar dele com comentários desnecessários.
Fatores Higienicos não tem relação nenhuma com a higiene do servidor, mas sim com as condições físicas ou ambientais do trabalho. Ex: salários, benefícios, políticas de empresa e etc...
-
FONTE: http://cadernodojao.blogspot.com.br/2010/05/teo-teoria-dos-dois-fatores-motivacao.html
-
Teoria dos dois fatores ( Herzberg )
Fatores Higiênicos : ligados a aspectos que cercam o trabalho (manutenção /ambiente. ex : estrutura dos móveis, salário)
Quando NÃO atendidos --> geram INSATISFAÇÃO
Quando ATENDIDOS --> geram uma NÃO INSATISFAÇÃO (mais ou menos um “tanto faz” : / )
Fatores Motivacionais : ligados a aspectos do conteúdo do trabalho (pegar um projeto em uma área que você goste por ex. )
Quando NÃO atendidos --> geram NÃO SATISFAÇÃO (mais ou menos você ir fazendo o trabalho por que tem que ser feito mesmo)
Quando ATENDIDOS --> geram SATISFAÇÃO
- Satisfação no trabalho depende de fatores motivacionais satisfacientes.
- Insatisfação no trabalho depende de fatores higiênicos insatisfacientes.
Herzberg diz: Os fatores que satisfazem uma pessoa no trabalho são completamente distintos dos fatores que trazem insatisfação no trabalho.
Fonte: aula da professora Cristiana Duran
-
Minha contribuição é a seguinte:
1º) A colega ai acima que postou somente a palavra "Certo" ganhou pontuação "Regular" porque foi a única que disse se a questão estava certa ou errada. Creio que é mais salutar colocar antes do comentário propriamente dito se a questão está errada ou certa, pois muitos comentários aborda o assunto da questão de maneira genérica, e não especificamente o o erro ou acerto da questão.
2º) O que quero saber é qual o oposto de qual?
3º) Uma estrela a mais ou uma a menos não vai fazer dirença nenhuma na vida de uma pessoa.
Bons estudos!
-
1°) Se um participante quiser confirmar se sua resposta está errada ou certa (de acordo com a banca), primeiro ele deve clicar em um opção e depois clicar em RESOLVER. Pois pelo que eu saiba, a seção Comentarios que o site desponibiliza é para postar comentarios, e não somente a resposta.
2°) O oposto de satisfação não é necessariamente a insatisfação; pode ser também a não satisfação, ou seja: quando os fatores são adequados, as pessoas não estarão insatisfeitas, mas também não estarão satisfeita, dependerá da determinante "atendidos"; Melhor:
Fatores Higiênicos (EXternos/EXtrínsecos) :
Atendidos = não insatisfação/ Não atendidos = insatisfação.
Fatores Motivacionais (INtrínsecos/INternos):
Atendidos = satisfação/ Não atendidos = não satisfação.
FONTE: BONS COMENTARIOS dos nossos amigos do Questões de Concursos.
3°) “Na minha opinião” o sistema de estrelinha envolve mera vaidade; porem, através dele, podemos aprimorar nossa didática com a ajuda da opinião de nossos amigos, “pois para mim”, o desejo de transmitir conhecimento e ajudar o próximo é muito nobre.
É a minha humilde opinião, desculpem qualquer coisa.
Bons estudos a todos.
-
Teoria dos fatores higiênicos e motivacionais de Herzberg
Segundo Chiavenato em seu livro Administração Pública e Geral, 3ªedição, página 240
"Os fatores responsáveis pela satisfação no trabalho são totalmente independentes e desligados dos fatores responsáveis pela insatisfação: o oposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas sim nenhuma satisfação; da mesma forma, o oposto da insatisfação profissional não é a satisfação, mas a não insatisfação"
Bons estudos!
-
Resumindo..
Os fatores de higiene (extrínsecos) fazem parte do ambiente (condições de trabalho, remuneração, relações interpessoais...) são necessãrios
para evitar a insatisfação no ambiente de trabalho, mas não são suficientes para provocar satisfação, para isso tem que ocorrer os fatores que geram a satisfação. Bem como para se motivar tem que ter os fatores de satisfação.
Ex.: Não adianta ter um ambiente de trabalho bom e você se esforçar, for um bom empregado, e não receber atenção, reconhecimento, ser reconhecido (está relacionado a estima e auto-realização).
Fatores que geram a insatisfação: Conflito com política da empresa; Condições de ambiente de trabalho; Relacionamento com os funcionários..
Fatores que geram satisfação: Crescimento; desenvolvimento; responsabilidade; reconhecimento; realização...
Um não depende necessariamente do outro.
Ex.: A pessoa está insatisfeita com o ambiente de trabalho dela, aew tem uma reunião ela expõem o problema e a empresa resolve mudar a política da empresa. Ela não vai ficar satisfeita de imediato só porque vai melhorar o ambiente. Tem que ter os fatores para gerar a satisfação (ela trabalha com um ambiente melhor, desenvolve bem seu trabalho e assim é reconhecida (exemplo). ) Por isso que falei que um não depende do outro, a eliminação de um aspecto não produz outro automaticamente (como a questão afirma).
-
Para complementar os excelentes comentários acima, segue RESUMO do querido professor Wagner Rabello do Canal dos Concursos:
TEORIA 2 FATORES ( HERSZBERG)
1) FATORES HIGIÊNICOS ( EXTRÍNSECOS, EXTERNOS OU PROFILÁTICOS):
a) Relacionado ao AMBIENTE; b) FORA de controle; c) QUANDO ÓTIMO= Evitam INSATISFAÇÃO ( Insatisfacientes);
2) FATORES MOTIVACIONAIS ( INTRÍNSECOS ou INTERNOS)
a) ATRELADOS ao CONTEÚDO do cargo; b) CARÁTER DURADOURO; c) SÃO SATISFACIENTES; c) SOB CONTROLE DO INDIVÍDUO.
Espero ter contribuído...A dificuldade é para todos...Embora seja Analista de RH, todas essas teorias motivacionais são um pouco complexas, mas com o tempo e muita paciência acabamos assimilando-as...Sugiro que vcs adquiram o LIVRO DE GESTÃO DE PESSOAS DO CHIAVENATO, pois foi assim que aprendi a matéria.
-
Já que muitos colegas já falaram da primeira parte da questão, vou me deter na segunda:
"De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório."
O examinador está dizendo a mesma coisa que:
"De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a presença dos fatores higiênicos/extrínsecos de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório."
O autor Antônio Cesar Maximiano, no livro Introdução à Administração (6ª edição), página 276, ao explicar a Teoria de Herzeberg, diz que "As condições ambientais (fatores extrínsecos), de acordo com a teoria dos dois fatores, não são suficientes para induzir um estado de motivação para o trabalho. Para que haja essa motivação, é preciso que a pessoa esteja satisfeita com seu trabalho (fatores intrínsecos), que enxergue nele a possibilidade de exercitar suas habilidades ou desenvolver suas aptidões".
-
Certo
Herzenberg afirma que alguns fatores associados ao emprego, como segurança e condições de trabalho desagradam os funcionários essencialmente quando estão ausentes, mas sua presença não leva prorpocionalmente à motivação, leva a um estado neutro. Estes fatores foram chamados de Higiênicos.
Fatores Higiênicos: insatisfacientes ou extrínsicos (salário, condições de trabalho, status, relações sociais, ginástica laboral. Sua ausência promove muita insatisfação, sua presença leva a neutralidade e não aumento da motivação.
Porém, outras condições de trabalho constroem motivação, mas sua ausência não causa insatisfação, essas outras condições Herzenberg denominou de fatores motivadores.
Fatores motivadores- satisfacientes e intrínsicos ( o trabhl oem si, realização, possibilidade de crescimento, responsabilidade, empowerment): sua ausência promove um estado neutro, sua presença leva a sentimentos altamente positivos e motivadores.
São eles:
Realização: o término com sucesso de um trabalho ou tarefa, os resultados do próprio trabalho;
Reconhecimento pela realização: o recebimento de um reconhecimento público, ou não, por um trabalho bem feito ou um resultado conseguido;
O trabalho em si: tarefas consideradas agradáveis e que provocam satisfação.
Desenvolvimento pessoal: possibilidade um aumento de status;
Possibilidade de crescimento.
-
QUESTÃO: "De acordo com a teoria dos dois fatores — motivação e higiene —, o oposto de satisfação não é a insatisfação. Ainda segundo essa teoria, a eliminação dos aspectos de insatisfação de um trabalho não o torna necessariamente satisfatório."
Dentro da Teoria da Motivação, existe a Teoria do Contexto/Processo e a Teoria do Conteúdo. Esta última contém a Teoria dos dois fatores de Herzberg.
Essa teoria considera que elementos motivadores (satisfacientes), quando existentes, podem levar o colaborador a ter motivação; e, caso contrário, se inexistentes, nada acontece, ou melhor, ocorre a neutralização.
Herzberg considera, também, fatores higiênicos. Que são fatores insatisfacientes, que não gera satisfação; a sua presença leva à neutralidade, e sua inexistência, à desmotivação.
Os fatores motivacionais estão relacionados ao conteúdo do trabalho (possibilidade de crescimento - vertical/horizontal, empowerment, responsabilidade = MUDANÇA DO TRABALHO EM SÍ MESMO) e os higiênicos ao contexto do trabalho (salário, condições de trabalho, benefícios adicionais, ginástica laboral = MUDANÇA DO AMBIENTE DE TRABALHO).
Diante do exposto, nota-se quando não tem um elemento motivador, não há a insatisfação, e sim neutralização, ou seja, o cara simplismente continua do jeito que se encontra, isto é, não se sentirá desmotivado, somente não sairá do estatus quo (não vai melhorar, nem priorar). E o fator higiênico, quando existente, não gera a motivação, e sim, também, gerará a neutralização; o empregado já espera que a organização irá lhe oferecer condições de higienie, dessa forma, caso lhe falte algo, ele se sintirá desmotivado, e caso não lhe falte nenhum fator higiênico, nada mudará, simplismente a organização não faltou com o que já era esperado.
Veja, portanto, que o que deixa o cara satisfeito, não é a mesma coisa que o deixa insatisfeito; de sorte que não se pode afirmar que o oposto de satisfação é a insatisfação. Essa Teoria também pode ser chamada de: Teoria dos Dois Fatores, visto que a motivação aconteceira tão somente quando presente os fatores motivadores e os higiênicos.
-
Olha eu acertei essa questão, pois aprendi com uma professora que a oposição da satisfação é a ''frustração''>> palavrinha mágica
-
Vi comentários muito elucidativos, mas que explicam todo um conceito histórico abrangente.
Não estou fazendo uma crítica, é mais uma sugestão.
Ao responder a questão, assim como numa redação, a galeria poderia ser mais objetivo, eu entendo que saber o histórico das teorias é importante, mas é mais importante pra hora do estudo do que pra hora de resolução de questões.
Volto a frisar que isso não é uma crítica, apenas uma sugestão.
Obrigado pelos comentários, sempre tem me ajudado bastante, um dia deixo de ser ignorante e passo num concurso!
Abraços a todos
-
Concordo com Leonardo, é legal colocar comentários que expliquem pq a questão está certa ou errada. as vezes vejo comentários gigantes, mas não consigo entender o que estava certo ou errado na questão.
-
CERTO
A questão está correta pois, de acordo com a Teoria da Motivação-Higiene de Herzberg, o oposto de satisfação é a não satisfação -quando os fatores motivacionais estão presentes são capazes de motivar e levam a satisfação, qd ausentes levam a não satisfação.
Já o oposto de insatisfação é a não insatisfação -pois quando presentes os fatores higiênicos cria-se um estado de não-insatisfação, quando ausentes gera a insatisfação.
-
Fatores motivacionais:
- se presentes -> produzem a satisfação
- se ausentes -> evitam a satisfação
Fatores higiênicos:
- se presentes -> evitam a instafisfação
- se ausentes -> produzem a insatisfação
-
Juliana, o oposto da NÃO SATISFAÇÃO e a SATISFAÇÃO (ligado a fatores Motivacionais). O oposto da INSATISFAÇÃO eh a NÃO INSATISFAÇÃO (ligado a fatores Higiênicos). Procure verificar isso.
-
Teoria dos dois fatores ou bifatorial desenvolvida por Herzberg tenta entender os fatores que causariam a insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Ou seja os fatores que agradavam os funcionários foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos. Ainda define os fatores de motivaçao como fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e relacionados com o cargo, já os fatores higiênicos define como fatores extrínsecos e que previnem a insatisfação, porém não são suficientes para provocar satisfação.
-
Gabarito: certo
Fatores higiênicos: política da empresa, condições do ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal, segurança, benefícios, salários. ( - insatisfação; + não insatisfação)
Fatores motivacionais: crescimento profissional, autonomia, desenvolvimento profissional, aumento de responsabilidades, reconhecimento do trabalho, realização profissional. ( - não satisfação; + satisfação)
Andréia Lins Ribas e Cassiano Ramalho Salim ( gestão de pessoas para concurso, p. 319)
-
Resumindo, Herzberg propôs dois fatores:
1 - Motivacionais (pois quando presentes, geram motivação), Satisfacientes (uma vez que sua presença promove satisfação) e Instrínsecos (relacionados a expecativas pessoais). A presença de fatores dessa natureza promove a satisfação, mas sua ausência é nula quanto a insatisfação. Em sua obra, Herzberg observou que os funcionários não ficavam necessariamente motivados quando não eram reconhecidos, se os fatores higiênicos estivessem adequadamente presentes.
2 - Higiênicos (pois são relativos às condições mínimas necessárias para se trabalhar), Insatisfacientes (uma vez que sua ausência promove a insatisfação) e Extrínsecos (pois relacionam-se a fatores externos aos indivíduos). O eminente autor observou que a presença de banheiros limpos, ambiente de trabalho adequado e justa remuneração não são fatores capazes de motivar, por si só. Quando presentes, sua capacidade de gerar motivação é nula. Porém, quando ausentes, geram insatisfação.
Fonte: facebook.com/admfederal
-
"(...) para motivar um funcionário, não basta que os fatores de insatisfação estejam ausentes. Pelo contrário, os fatores de satisfação devem estar bem presentes." - Livro Gestão de Pessoas para Concursos.
-
O melhor comentário é o da Fernanda Campos.
-
Essa questão se refere à Teoria dos Dois Fatores, de Herzberg. Para ela, o oposto da satisfação é a não-satisfação, enquanto o oposto da insatisfação é a não-insatisfação. Ou seja, a eliminação de aspectos que geram a satisfação não faz com que o individuo mude para a insatisfação. O mesmo também não ocorre no sentido oposto: da insatisfação para a satisfação
Prof. Carlos Xavier.
-
HIGIENICO= EVITAM A INSATISFAÇÃO MAS NÃO PROVOCAM SATISFAÇÃO.
-
Gabarito Correto.
De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, a satisfação e a insatisfação não funcionam como extremos opostos de um mesmo continuum. Eles seriam dois processos diferentes, que seriam afetados por aspectos diversos. Assim, o oposto da satisfação é a não satisfação. Ou seja, os fatores motivacionais seriam ligados ao conteúdo do cargo. Se este for pobre, o profissional não ficaria satisfeito, ou motivado. Já os fatores de insatisfação seriam ligados ao fator extrínseco, ou do ambiente. Se estes existirem, não geram motivação, mas apenas evitam a insatisfação.
Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
-
TEM GENTE QUE COMPLICA MESMO.
FATORES MOTIVACIONAIS:
QUANDO ESTÃO PRESENTES, IMPLICAM EM --->>>> SATISFAÇÃO
NA SUA AUSENCIA ---->>>> NÃO-SATISFAÇÃO
FATORES HIGIENICOS:
QUANDO ESTÃO PRESENTES, IMPLICAM EM --->>>> NÃO-INSATISFAÇÃO
NA SUA AUSENCIA ---->>>> INSATISFAÇÃO
-
Eu lembro da música da Aline Barros seu Antonimo me ajude aqui ql a diferença disso aqui e daquilo ali rsrs
-
-
Os estudos de Herzberg levaram a conclusão que os fatores que influíam na prodição de satisfação profissional éram desligados e distintos dos fatores que levaram a insatisfação profissional. Assim, os fatores que causavam satisfação estão relacionados a própria tarefa, relações com o que ele faz, reconhecimento pela realização da tarefa, natureza da tarefa, responsabilidade, promoção profissional e capacidade de melhor executá-la. Por outro lado, constatou-se que os fatores causadores de insatisfação são fatores ambientais, isto é, externos à tarefa, tais como: tipo de supervisão recebida no serviço, natureza das relações interpessoais, condição do ambiente onde o trabalho executado e finalmente o próprio salário.
Carolina Tolentino
-
se Herzberg tivesse me entrevistado a teoria seria outra...
-
motivação
-
Você pensou que aquela dicazinha inicial era besteira, né? Cochilou, caiu na prova amigo! rsrsrs. Como eu falei, o inverso de satisfação é não satisfação, e o oposto de insatisfação é não insatisfação. Então, se eliminarmos os aspectos insatisfacientes, teremos a não insatisfação (o que não quer dizer satisfatório). Que coisa embolada, rsrsrsrs, mas acho que deu pra pegar.
Gabarito: C
-
Gab: CERTO
Ótima questão!
Teoria dos 2 fatores de Herzberg.
Fatores higiênicos quando presentes geram a não insatisfação, porém, sua ausência gera insatisfação. São chamados insatisfacientes. Ex: salário, ambiente, benefícios...
Fatores motivacionais quando presentes motivam, quando ausentes não motivam. São chamados de satisfacientes. Ex: conteúdo do cargo, tarefas, atividades...