SóProvas


ID
732091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo em vista que a gestão da qualidade — tema recorrente na
administração da maioria das empresas — deixou de ser diferencial
competitivo e se tornou essencial à permanência da organização no
mercado, julgue os itens seguintes.

O retrabalho e o comprometimento da imagem de uma organização são, respectivamente, custos internos e externos da falta de qualidade dos processos produtivos de uma entidade.

Alternativas
Comentários
  • Retrabalhos são repetições de atividades ocasionadas por problemas ligados a falhas de mão-de-obra, material, problemas de projeto ou problemas de operação. É um custo interno à organização na medida em que seus impactos são percebidos no processo produtivo, elevando os custos de produção.

    Já o comprometimento da imagem de uma organização refere-se a um problema de marketing externo, o qual pode ter sido ocasionado pela má qualidade/defeitos de seus produtos (ocasionados por falhas no processo produtivo), afetando negativamente a percepção do mercado em relação à entidade. É, portanto, um custo externo.

  • Certo
    Cuidado!!!!!
    Comprometimento da imagem - custo
    Comprometimento com a imagem - investimento
  • Custos internos: são apanhados antes de os produtos e serviços serem expedidos para o cliente Matérias primas e produtos refugados produtos que precisam ser retrabalhados modificações nos processos produtivos tempo de espera dos equipamentos parados enquanto se fazem correções pressão e tensão para entregar os produtos corrigidos ou consertados
    Custos externos: são apanhados depois que chegam aos clientes cumprimento das garantias oferecidas aos clientes perda de encomendas processamento de devoluções comprometimento da imagem perda de clientes e de mercado
    Bons estudos!
  • Só para acrescentar: o autor dessa afirmação é o JOSEPH JURAN, que define sobre os custos internos (inevitáveis) e os custos externos (evitáveis).

    Fé e Perseverança!
  • Para fazer um apanhado completo:  Juran definida dois tipos de custos na qualidade:  Custos Inevitáveis e Custos Evitáveis.  Os custos inevitáveis seriam os custos com prevenção e avaliação , e os custos evitáveis seriam os custos com falhas internas e externas. Deste modo , o caminho estava em investir na qualidade , pois assim se poderia reduzir/evitar os custos evitáveis.

     

    1- Custos de prevenção (inevitável): são os gastos incorridos para evitar que falhas aconteçam.

    2- Custos de avaliação (inevitável): são os gastos com atividades desenvolvidas na identificação de unidades ou componentes defeituosos antes da remessa para os clientes internos ou externos.

    3- Custos das falhas internas (evitável): são os incorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja por falha humana ou falha mecânica. Quanto antes forem detectados, menores serão os custos envolvidos para sua correção.

    4- Custos das falhas externas (evitável):  são os associados com atividades decorrentes de falhas fora do ambiente fabril.

  • Gabarito: Correto.

    A questão traz o conceito do "Guru" da qualidade JURAN

    De forma esquematizada, Juran acreditava que havia diferentes custos da qualidade:

    -->Custos inevitáveisreferentes aos custos da prevenção e da avaliação.

    -->Custos evitáveisreferentes aos custos de falhas internas e externas

    Exemplo de falhas Internas: retrabalho, desperdício e perdas de produtividade.

    Exemplo de falhas Externas: falta de competitividade de seus produtos e o comprometimento da imagem da organização.

    Fonte: Estratégia e minhas anotações.

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê