SóProvas


ID
732160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as noções de arquivologia, seus princípios,
conceitos e legislação, julgue os itens de 82 a 89.

A tabela de temporalidade é um instrumento que define a destinação e o prazo de guarda de um documento no arquivo permanente.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    A tabela de temporalidade é um instrumento que define a destinação e o prazo de guarda de um documento no arquivo permanente.

    O Correto seria dos arquivos correntes e intermediários!

    até mais!
    ;)

  • Isso porque,se já chegou na Fase Permanente,o documento nao pode mais ser eliminado.
  • Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é oinstrumento de gestão arquivística que determina:
    Os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente(setorial); Quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário(central) ;e por quanto tempo devem ali permanecer.
     
     
  • Acho que o erro da questão está em afirmar que existe um prazo de guarda para os arquivos permanentes quando estes não devem, em hipótese alguma, ser eliminado (valor histórico e fonte de pesquisas).

  • Questão ERRADA!

    Correção:


    A tabela de temporalidade é um instrumento que define a destinação e o prazo de guarda de um documento no arquivo corrente ou temporário.

    Obs: Se o documento já foi recolhido para o arquivo temporário, ele deixará de ser eliminado e passará a ter valor histórico. 
  • Valdirene (em cima),

    Acho que na sua observação você ia dizer "recolhido para o arquivo permanente". O termo "recolhimento" está SOMENTE atrelado ao arquivo permanente, onde ficam os arquivos de valor secundário (histórico)  e não serão mais eliminados.

    Do arquivo corrente para o intermediário ocorre a transferência.

  • Errado ao afirmar que a Tabela de Temporalidade controla o tempo de guarda no Arquivo Permanente. Lembre-se: O Arquivo chegando ao Arquivo Permanente, dele não sai mais!!!!
    Abçs!!!!!!!!!!!
  • ... Até pq, se o arquivo é PERMANENTE, não temos como falar em prazo de guarda!!

    Sucesso a todos!
  • Estava com a mania de quase não ler o comando todo, marcando Certo, na hora que li o arquivo permanente.
    ERRADO.
    Até por que não teria lógica definir o prazo de guarda ou a eliminação total que é o que a tabela de temporalidade vai fazer, isso é  na fase corrente e intermediária, no permanente o documento ou já foi eliminado antes ou guardado definitivamente.

  • A questão erra ao mencionar "arquivo permanente ", outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo Disciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Tabela de temporalidade; T

    A estrutura básica de uma tabela de temporalidade deve, necessariamente, contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos, os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária e a destinação final - eliminação ou guarda permanente -, além de um campo para observações necessárias à sua compreensão e aplicação.

    GABARITO: CERTA.

  • Gabarito: ERRADO

     

    Não se utiliza a tabela de temporalidade nos arquivos permanentes, uma vez que, eles são imprescritiveis e inalienáveis não estando, por isso, sujeitos à eliminação.

     

     

    Tabela de Temporalidade é o instrumento resultante da gestão de documentos da fase avaliação a qual determina o prazo de guarda dos documentos nas fases correntes e intermediária, bem como sua destinação final que pode ser a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente.

     

     

    Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:

    1- Os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (operacional);

    2- Quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (setorial);

    3- Por quanto tempo devem ali permanecer.

     

     

  • A tabela de temporalidade é instrumento básico da gestão de documentos, e sua função é definir os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, bem como a sua destinação final, que pode ser o recolhimento ou a eliminação.

    Como a gestão de documentos não atua na fase permanente, também as suas ferramentas não devem ser aplicadas ali. Ainda, como o próprio nome diz, o arquivo é permanente, ou seja, seus documentos devem ser mantidos por prazo indefinido nesta fase.

    Gabarito do professor: Errado
  • A tabela de temporalidade é um instrumento de destinação aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.Os prazos e condições estão relacionados aos arquivos correntes e/ou intermediários recolhidos aos arquivos permanentes e definindo os critérios para microfilmagem e eliminação.
     

  • TABELA TEMPORALIDADE NÃO E USADO EM ARQUIVOS PERMANENTES

  • Apenas Corrente e intermediario.