SóProvas


ID
732211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente para cumprir um fim administrativo, o que lhes confere, imediatamente, um valor primário.

Alternativas
Comentários
  • Valor dos documentos:

    PRIMÁRIO: utilização do documento pela mesma finalidade para a qual ele foi criado, valor das idades corrente e intermediária (fins adminstrativos, legais e fiscais).

    SECUNDÁRIO: qualidade baseada na utilização não imediata, diferente da qual o documento foi produzido inicialmente.
  • Teoria das Três Idades: Também conhecida como Ciclo Vital dos Documentos, ou Estágio de Evolução dos Arquivos, esta teoria constitui um verdadeiro marco na história da Arquivística. Ela afirma que os documentos de um arquivo passam por estágios conforme seus valores mudam. Quando um documento é produzido, ele possui um valor primário, que é sua importância para a atividade que o gerou. Contudo, esse valor é temporário: cessa logo que a atividade acaba. Mas alguns documentos (não todos) ainda possuem o valor secundário, que é sua importância para outras atividades ou outros campos diferentes daqueles que o geraram (podem ser importantes para a pesquisa histórica, ou para a cultura de uma sociedade, por exemplo). Esse valor é definitivo, e todo documento que o possui deve ser preservado permanentemente.
    PROFESSOR; Maiko Gomes



  • Complementando os comentários acima.

    Os valores dos documentos são:

    Primário: valores administrativo, fiscal
    ou legal.

    Secundário: valores informativo, probatório

    fonte: Davi Barreto ( ponto dos concursos)
  • Errei a questão pois me atentei a palavra "imparcialmente" e fui ao fundo do sentido desta palavra e como o CESPE é típico em  nos confundir com palavras diferentes das usualmente utilizadas . Logo procurei esclarecer a minha dúvida e compartilho com vocês, caso tenham a mesma:

    Segundo Bellotto  (2002, pag. 24 ) são cinco os atributos que decorrem da natureza arquivística de um registro:

    1) Imparcialidade

     A noção de imparcialidade desses documentos reside no fato de que foram criados no exercício de atividades específicas e para atender a essas   atividades, não para usos e olhares que lhes serão dados no futuro.

    2) Autenticidade

    O conceito de autenticidade está ligado ao processo de criação, manutenção e custódia. É um atributo que se calca não só na genética do documento, mas também na neutralidade do órgão que o preserva.

    3) Organicidade

    A organicidade decorre do fato de que documentos arquivísticos estão relacionados pelo motivo determinante da sua criação. Este elo ocorre em função do contexto de produção que cria uma interdependência entre documentos de um mesmo conjunto.

    4) Naturalidade

     Naturalidade é o atributo que resulta da tipicidade com que os documentos de arquivo são acumulados.Isto se dá de forma natural, no
    curso das ações.

     5) Unicidade 

     Cada documento ocupa um lugar único na estrutura do conjunto documental do qual faz parte.
  •  Viviane Soriano cai no mesmo ponto que você. Muito obrigada pelas informações. Parabéns pelo comentário! 
  • A principal finalidade do ARQUIVO é servir à ADMINISTRAÇÃO e, para isso ele se vale de seu VALOR PRIMÁRIO,o qual se vincula às questões de natureza administrativas, funcionais e legais.Como VALOR SECUNDÁRIO podemos destacá-los como instrumentos de valor cultural.

  • Os documentos de arquivo possuem esta característica imparcial (recebem imediatamente um valor primário para atender as necessidades da administração e não para olhares que lhes serão dados no futuro) e funcional (visa a atender as necessidades da administração ou pessoa física, unicamente).
  • Devido às questões acima se referirem à arquivos de terceira idade e por se tratar do mesmo conjunto de questões dessa prova cujo pré-enunciado diz:"Acerca dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem", ERREI por pensar que esta questão também se referia à arquivos de terceira idade (valor secundário) e não de primeira e segunda idades (valores primários).

    ALGUÉM, POR FAVOR, teria uma dica pra sabermos quando o enunciado está falando de arquivo de primeira, segunda ou terceira idade. Uma vez que em qualquer idade se utiliza a mesma palavra "ARQUIVO"?
    SE puder me mandar um recado, ficaria imensamente grato.
  • Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente para cumprir um fim administrativo, o que lhes confere, imediatamente, um valor primário. CERTO

    Todos os documentos de arquivo nascem com uma finalidade administrativa (valor primário), pois são gerados em decorrência dos atos ou funções administrativos de um organismo. Desse modo, em termos gerais, é possível constatar que os documentos não nascem com um valor histórico ou secundário. Ex: A carta de Pero vaz de Caminha nasceu destituída de qualquer valor histórico, sendo elaborada com a finalidade de caráter administrativo, isto é, informar ao rei de Portugal o descobrimento das terras brasileiras.

    Quando a questão afirma que "Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente para cumprir um fim administrativo" quer dizer que não pode haver parcialidade no que se refere a finalidade administrativa, ou seja,o valor histórico (fase permanente) só é adquirido quando os documentos perdem a finalidade administrativa. Obs.: A fase inermediária também tem valor primário.


    Os arquivos correntes podem ser eliminados já nesta fase ou recolhidos diretamente para o arquivo permanente, sem a necessidade de passarem pela  fase intermediária.

    Arquivo corrente > intermediário > permanente
    Arquivo corrente > permanente




    Arquivologia facilitada/Leonardo Reis e João Tiago 2ªed
  • Resposta correta.


     TEXTO CORRETO : Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente para cumprir um fim administrativo, o que lhes confere, imediatamente, um valor primário.
  • Os  documentos SEMPRE nascem como arquivos correntes, ou seja, obrigatoriamente nascem com valor primário.

  • Errei pela palavra imparcialmente.
    Fui do pensamento que o documento não é produzido imparcial, sendo assim parcial, completo.
    Mandei a duvida para um professor, nos comentários abaixo só esclareceu o que eu realmente já sabia, que eles têm valor primário.

    GAB CERTO

  • Certo.


    Arquivos correntes e intermediários tem valor primário, arquivo permanente tem valor secundário.

  • Vamos destrinchar a assertiva!!! 

    Os documentos arquivísticos são produzidos e acumulados imparcialmente ( PERFEITO, todo doc de arquivo  tem característica de ser imparcial e autêntico ) para cumprir um fim administrativo (esta é a finalidade primeira de um doc de arquivo ), o que lhes confere, imediatamente, um valor primário( Todo doc nasce com valor primário, sendo este diminuído e com um tempo , dependendo do conteúdo , podendo tornar-se secundário).

  • O valor primário é o valor administrativo, jurídico, fiscal, contábil, etc, ou seja, é a importância do documento para a atividade de gestão. E a própria razão de existir do documento.

    Todo documento arquivístico, mesmo que futuramente venha a ser importante para a História, foi produzido para cumprir um objetivo administrativo. Até cumprir este objetivo, o documento de arquivo é uma ferramenta administrativa.
    Exemplo: documento da Lei Áurea. Apesar de ser um documento importante para a História, o mesmo foi produzido com uma finalidade administrativa, que foi abolir a escravidão.

    Gabarito do professor: Certo
  • O valor primário é o valor administrativo, jurídico, fiscal, contábil, etc, ou seja, é a importância do documento para a atividade de gestão. E a própria razão de existir do documento.

    Todo documento arquivístico, mesmo que futuramente venha a ser importante para a História, foi produzido para cumprir um objetivo administrativo. Até cumprir este objetivo, o documento de arquivo é uma ferramenta administrativa.
    Exemplo: documento da Lei Áurea. Apesar de ser um documento importante para a História, o mesmo foi produzido com uma finalidade administrativa, que foi abolir a escravidão.

    Gabarito do professor: Certo
  • ARQUIVO: FINS ADMINISTRATIVOS.

  • O ARQUIVO guarda documentos com finalidades funcionais, em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar, provar; e, seu principal público são os administradores.

    A BIBLIOTECA conserva documentos com finalidades educativas e culturais, em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir, educar.

    Fonte: Ponto dos Concursos; Professor Mayko Gomes

  • Os arquivos correntes caracterizam-se pela grande frequência de uso dos seus documentos, sendo, também, essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização e evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre próximos de seus usuários.

    Os arquivos correntes possuem valor primário, ou seja, são utilizados para sua atividade pelo qual foi produzido – finalidade funcional.

    Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direito e obrigações. Ou seja, não sendo de uso corrente pelos seus produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Os arquivos intermediários também possuem valor primário, ou seja, ainda são utilizados para sua atividade pelo qual foi produzido – finalidade funcional.

    Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles guardam documentos os quais não têm mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.

    Já os arquivos permanentes possuem valor secundário, ou seja, servem como instrumento histórico/de pesquisa.

    Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.

  • cip > CORRENTE E INTERMEDIÁRIO> primário(Valor)