SóProvas


ID
732265
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A expressão o mundo do trabalho em mudança engloba uma ampla gama de novos padrões de organização do trabalho, em uma variedade de níveis, dentre os quais estão:

Alternativas
Comentários
  • No atual cenário mundial, ocorre uma tendência mundial no aumento do uso da tecnologia que afeta diretamente o mercado de trabalhos, seja eles formais ou informais. Umas das caracteristicas conforme citado na questão são as subcontratações e terciarizações, gerando assim a exploração dos trabalhadores que são obrigado a aceitarem cada vez mais salários achatados. Muitos desses fatores estão ligados a crises mundiais, políticas equivocadas dos governantes e principalmentes descasos com a sociedade.
  • GABARITO B
    O teletrabalho e o aumento do uso da tecnologia da informação e da comunicação no local de trabalho, função ou habilidade, diminuição da quantidade de trabalhadores no setor de serviços.
  • As alterações no mundo dos negócios, que ocorrem a um ritmo de evolução sem precedentes, constituem um desafio permanente à organização do trabalho e à aprendizagem, individual e coletiva. A questão aborda os aspectos de novos "padrões" de organização do trabalho, ou seja, novas modalidades ou níveis de execução e suas características. 



    A única alternativa que apresenta essas novas modalidades de maneira correta e coerente é a alternativa B.



    O teletrabalho e o aumento do uso da tecnologia da informação e da comunicação no local de trabalho: segundo Silva (2002), a flexibilização foi uma saída que as organizações encontraram em resposta aos rígidos sistemas “fordistas” de produção em massa, que já não mais proporcionavam ganhos e competitividade para as empresas. Nesse sentido, o teletrabalho apresenta-se como uma forma de substituição parcial ou total de idas e vindas diárias à organização, por tecnologia de telecomunicações, com auxílio de computadores e outros equipamentos disponíveis no mundo do trabalho.



    - A terceirização é uma estratégia das empresas de focarem suas atividades em apenas uma operação e terceirizar as atividades que necessitam para seu funcionamento, mas que não têm relação direta com sua atividade final. Tais terceirizados podem ser facilmente desmobilizados, em caso de queda da demanda, ou mobilizados, em caso de aumento da demanda, com custos baixos para o contratante.


    - A subcontratação, da qual a terceirização é uma modalidade, constitui-se o elemento central dos novos modelos de gestão da produção, derivada das práticas de redução de custos e de maior flexibilização da produção.



    - As demissões (no sentido de maior facilidade) têm origem na política de flexibilidade do trabalho. Ainda, temos a modalidade de programas de demissões voluntárias, atuando como atenuante em ocasiões de crise.



    - As reformas são consequências próprias da expressão "mundo do trabalho em mudança". O termo reforma alcança desde os programas de qualificações e reestruturação interna das organizações às alterações na legislação trabalhista.


    - As fusões possuem a pretensão de operar uma combinação de duas ou mais empresas numa única entidade econômica ou coordenar sob a direção de uma delas. Rossetti (2001) aponta que, apoiado pela nova postura estratégica do país, o modelo empresarial brasileiro passou por uma profunda transformação. Segundo ele, iniciou-se no Brasil o ciclo da reengenharia dos negócios, no qual predominariam as operações de Fusões e Aquisições.



    - O processo de globalização tem trazido consigo a emergência do paradigma tecnológico que afirma como tendência a construção de um novo trabalhador, qualificado e escolarizado. No entanto, essa visão não é consenso: para muitos, a globalização requer novas aptidões e atitudes que favoreçam uma melhor integração no processo de produção, e que nem sempre, as conjuntura social e organizacional permitem essa integração de forma racional.

     

    (Continua...)

  • Erros das outras alternativas que não correspondem às características do termo "mundo do trabalho em mudanças":

    a) manutenção do padrão do emprego, inflexibilidade dos trabalhadores em termos de número, função ou habilidade, diminuição da quantidade de trabalhadores no setor de serviços.

    c) trabalho regulado por outrem, trabalho individualizado, diminuição dos requisitos para a aprendizagem de novas destrezas, maior segurança e mais benefícios.

    d) não adoção de novas formas de trabalhar por períodos mais prolongados, pressão por uma menor produtividade e qualidade em situações de crise.

    e) relativização da pressão temporal, exigências de menor competência para certas funções com minimização do salário, mais tempo para os companheiros de trabalho e para socializar-se.

     

    Comentários Professor Adriel Sá

  • Esse gabarito foi um desenho fiel da reforma trabalhista.