SóProvas


ID
732274
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - E

    No 
    consenso existem dois meios comuns. Um é um acordo geral entre os membros de um grupo ou comunidade, o outro é como umateoria e prática de receber tais acordos. Consenso não é um sistema de votação, mas uma forma que todo o grupo ou comunidade entra na tomada de decisão. O voto consiste em estabelecer um ponto que a maioria concorde, como por exemplo na escolha de uma ou mais pessoas para uma determinada posição de "poder" através de uma eleição onde quem obtiver mais votos vence. Ambos fazem parte do processo construtivo da negociação compartilhando a tomada de decisão com todos (100%) os interessados, porém a decisão por consenso tem a tendência de ser mais construtiva, na qual todas as opiniões são ouvidas, ponderadas, e inclusive as minorias ou partes de menor influência no grupo tem voz para renegociar uma determinada decisão, colocando seus pontos de modo a manter a discussão sobre um determinado assunto até que um consenso se estabeleça. O consenso se refere à liberdade com que uma pessoa trabalha em uma comunidade ou grupo.
  • Acrescentando ao comentário do colega:

    “Esse processo normalmente se adapta a um dos três modelos:

    Decisão consultiva: os membros participam apresentando suas opiniões (como consultores) e o líder toma a decisão, ou seja, faz a escolha do caminho a ser seguido, ou da alternativa a ser adotada (dentre as várias apresentadas).

    Decisão democrática: é passada aos membros do grupo autonomia e autoridade para que eles mesmos façam a escolha, ou seja, tomem as decisões. A decisão normalmente é tomada por voto da maioria.

    Decisão consensual: a decisão é tomada por todos e, mesmo que alguém discorde ou ache que alguma alternativa seria melhor do que a escolhida, todos concordam em apoiar a decisão do grupo. Sobre esse modelo, é importante observar que as decisões consensuais em geral exigem maior tempo para que se chegue a essa “posição central” e comum a todos.”
     
    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos – Vol. II
    Autores: Enrique Rocha, Karina da Rocha e Cristiana Duran
  • Ausência de reação - sugere-se uma ideia após a outra sem que haja nenhuma discussão, regra da autoridade, regra da minoria, regra da maioria, consenso ou unanimidade. Quando o grupo finalmente aceita uma ideia, todas as outras são descartadas simplesmente porque não houve reação a elas, e não em consequência de uma avaliação critica.
    Regra da autoridade - o diretor, gerente ou qualquer outra figura de autoridade toma decisão pelo grupo, com ou sem discussão, isso economiza muito tempo.
    Regra da minoria - duas ou três pessoas conseguem dominar ou dirigir o grupo para que tome uma decisão mutuamente aceitável
    Regra da maioria - nesse caso ocorre uma votação forma ou os membros procuram definir o ponto de vista da maioria
    Consenso ou unanimidade - a discussão dá origem a preferencia de uma alternativas pela maioria dos membros, e os demais membros concordam em apoiá-la. 

  • Atenção para não trocar!

     

    Consultivo: Os membros participam mas é o  lider toma a decisão

    Consenso: Os membros tomam a decisão.

  • As Decisões consensuais são aquelas feitas quando todos no grupo se comprometem a um único resultado. O resultado pode não ser a decisão favorita de todos, mas todos concordam que ela satisfaz o objetivo. Decisões consensuais surgem de diálogo e debate que envolve pessoas com ideias divergentes, objetivos comuns e restrições. Eles convergem para uma decisão que satisfaça o seu objetivo comum dentro das limitações. Decisões de consenso podem ser boas, ruins ou mais ou menos.

     Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Questão de português. Consenso = unanimidade = todos concordam.

    Gabarito: E