SóProvas


ID
732277
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são semelhantes quanto ao fato de que ambos têm uma atribuição formal por parte da organização. A diferença está no fato de que, no grupo de trabalho, o esforço de trabalho de um membro

Alternativas
Comentários
  • Grupo e equipe não é a mesma coisa, mas para muitas pessoas possui o mesmo significado.

    Conforme Santos (2010, p.64) Membros de grupos de trabalho possuem responsabilidades individuais, habilidades aleatórias e variadas, e sinergia neutra, visando alcançar determinados objetivos. São totalmente diferentes de equipes de trabalho. Grupos de trabalho não precisam e não tem a oportunidade de se envolver coletivamente, os desempenhos são simplesmente a soma das contribuições individuais de todos os membros.

    Um grupo não tem oportunidade ou condições para se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto, pois seu desempenho é meramente a soma das contribuições de cada membro individual. Não há sinergia positiva que possa gerar um nível extraordinário de desempenho que ultrapasse a soma das contribuições individuais. (ADMINISTRAÇÃO COMENTADA, 2011).

    Em uma equipe, ao contrário do grupo, os membros têm que depender da cooperação dos elementos do grupo para alcançar suas metas. O que caracteriza uma equipe é o alto grau de interdependência dos componentes, direcionada para a realização de uma meta ou tarefa. A equipe de trabalho gera uma sinergia positiva, ou seja, o nível de desempenho é maior que a soma dos esforços individuais (ROBBINS apud GOMES FILHO, 2003). “As equipes geralmente superam os indivíduos quando as tarefas realizadas exigem aptidões múltiplas, discernimento e experiência.” (ROBBINS apud HARTMAN, REIS, KOVALESKI, 2004, p.1022).

    Assim, o que difere uma equipe de um grupo de trabalho são basicamente quatro aspectos fundamentais:
    1. Objetivo: enquanto o grupo tem por objetivo partilhar informações, a equipe está voltada para o desempenho coletivo e integrado.
    2. Sinergia: enquanto o grupo apresenta sinergia neutra, e muitas vezes negativa, a equipe é capaz de desenvolver sinergia positiva.
    3. Responsabilidade: enquanto o grupo se caracteriza pela responsabilidade individual e isolada, a equipe se caracteriza pela responsabilidade individual e mútua, coletiva e solidária entre os membros.
    4. Habilidades: enquanto o grupo utiliza habilidades randômicas e variadas de seus membros, a equipe se caracteriza pela complementariedade das habilidades dos seus membros para a realização de uma tarefa comum, conjunta e integrada.” (ADMINISTRAÇÃO COMENTADA, 2011).

    FONTE: http://www.forumconcurseiros.com/forum/showthread.php?t=311708
  • Alternativa D

    Grupo: Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.
    Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.
    Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.

    Equipe: Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc.

    Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas.
  • Apenas para complementar os estudos...

    Tipos de Equipes:
    a) Equipe funcional - colaboradores com as mesmas habilidades;  
    b) Equipe autogerenciável - dispensa a figura do lider - tem altodesempenho;
    c) Equipe interfuncional - colaboradores com habilidades diferentes #
    d) Equipe transversal - colaboradores de diferentes níveis organizacionais e diferentes departamentos.

    Estágios de desempenho de equipe:
    a) Pseudo - equipe - aqui reina o individualismo;
    b) Grupos de trabalho - partilham informação mais ainda é o individualismo que manda;
    c)
    Equipe potêncial - aqui é apenas intenção (como diz a professora Geovana EVP - de boas intenções o inferno está cheio!)
    d)
    Equipe real - neste estágio os colaboradores já são comprometido e leal (apartir daqui já é considerado equipe);
    e) Equipe de elevado desempenho - o sonho de consumo da organização. (grifo meu).
    fonte: Professora Geovana Caranzo - evp.
  • Diferença de conceito entre grupo e equipe. Fonte: ponto dos concursos

    Trabalha "sozinho" Ênfase nas habilidades técnicas Atividades e tarefas estritamente definidas Coordenadores determinam o trabalho Informações restritas ao coordenador Recompensa no desempenho individual Assumir riscos é desencorajador

    Equipe:
      Trabalha "juntos" Ênfase nas habilidades interdisciplinares ( interpessoal) Tarefas ( habilidades e conhecimento amplo) Coordenadores e equipes determinam e planejam juntos Informações compartilhadas  entre todos Recompensas individuais e de equipe Assumir riscos é encorajador








  • Alguém já viu isso sendo colocado em prática? Eu não ...

  • Grupos de trabalho não se envolvem coletivamente, já a equipede trabalho sim.

    logo a alternativa seria a D => não depende dos outros membros, mas equipes de trabalho requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

  • Complementando...

     

    Grupo:

    Guzzo e Dickson (1996) " definem grupo de trabalho como indivíduos que se percebem e são percebidos pelos outros como uma entidade social, interdependentes por causa das tarefas que desempenham e inseridos em um sistema social maior, a organização, que é afetada pelo desempenho do grupo".

    [...]

    Equipes:

    Trabalhar em equipe significa compartilhar uma direção comum.  A equipe de trabalho, gera sinergia positiva por meio de um esforço coordenado. Assim, seus esforços individuais resultam num nível de desempenho superior à soma de suas contribuições individuais.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

     

    bons estudos

  • Os grupos de trabalho são formados por conjuntos de indivíduos que trabalham de forma separada, reunindo-se para trocar informações relevantes.
    Enquanto isso, as equipes de trabalho trabalham de forma interconectada, gerando sinergias positivas. É isto que está na alternativa D.


    GABARITO: D.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Alguém faz o comentário da letra A e D ?

  • a)   Errado, é justamente o contrário. A equipe de trabalho apoia-se na característica de que o trabalho de cada pessoa depende do trabalho da pessoa anterior, com responsabilidade compartilhada.

    b)  Errado, pois as equipes de trabalho requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

    c)    Errado, as equipes dependem da coesão entre os membros, da colaboração de todos, e não da competição.

    d)   Correto. As equipes são embasadas na cooperação de todos para o alcance do objetivo comum, enquanto os grupos possuem trabalhos individualizados, cada membro só se preocupa com o seu, sem relação de dependência e colaboração no trabalho dos membros.

    e)   Errado. De novo a questão trocou os conceitos. Na equipe, a força dada através da motivação é essencial, e ninguém é substituível, todos têm a sua importância no grupo.

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral. Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos.