b) políticas que levaram a uma abertura política e econômica, conhecidas como glasnost e perestróika.
* O Governo de Gorbatchev: A função de Gorbatchev era promover uma vasta reestruturação de todos os setores da sociedade, a fim de resolver todas as crises pelas quais a URSS passava. Durante o 27º Congresso do Partido Comunista da URSS, realizado em 1986, o então secretário do partido Mikhail Gorbatchev anunciou a necessidade de uma profunda modificação nas estruturas do país: políticas econômicas. No Plano político realizou- se a Glasnost e no Plano econômico a Perestroika.
* Glasnost (transparência): A fim de que o povo russo, completamente à margem das deliberações, tivessem uma participação mais eficiente e democrática no controle e vigilância do governo. Realizou para tanto um série de modificações nas bases e outras instituições comunistas, privilegiando as decisões majoritárias e não mais as tomadas apenas pelas chefias.
* Perestroika (reconstrução ou reestruturação): A abertura política que resultara da adoção da Glasnost por si só não bastava. Era necessário retirar a economia soviética do marasmo, herdado do longo governo de Brejnev (1964- 1982). Reformas urgentes deviam complementá- la. Maior autonomia foi dada às direções e às administrações das fábricas e minas e demais empresas que, dali em diante, foram estimuladas a executar seus planos de produção independentes da gerência central. A intenção era esvaziar o todo- poderoso Ministério do Planejamento (O Gosplan) responsável pela elaboração e execução dos Planos Quinquenais, descentralizando a política administrativa. A ênfase dos gastos da Perestroika - a restruturação - recairia sobre os bens de consumo e a informática. Para tal elaboro- se o Plano de 500 dias que previa a formação de uma economia mista, estatal- privada. Adotaram-se novas formas de gestão econômica, como a redução dos monopólios estatais e a introdução de mecanismos de mercado, propriedade privada, livre concorrência e livre iniciativa.