SóProvas


ID
73558
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito de conceituação e objetivos da auditoria independente, analise as afirmativas a seguir:

I. A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, à legislação específica.

II. Na ausência de disposições específicas, prevalecem as práticas já consagradas pela profissão contábil, formalizadas ou não pelos seus organismos próprios.

III. O auditor considera adequadas e suficientes, para o entendimento dos usuários, as informações divulgadas nas demonstrações contábeis, apenas em termos de conteúdo, salvo declaração expressa em contrário, constante do parecer.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Item I – Certo
    De acordo com a NBC TA 200, a auditoria objetiva aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários por meio de
    uma opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
     
    Item II - Certo
    O auditor também pode utilizar práticas profissionais formais ou informais para embasar sua opinião. Desta forma, o auditor pode vir a utilizar-se de normas que não foram emanadas pelos seus próprios órgãos de classe, como por exemplo, a Comissão de Valores Mobiliários - CVM, o Banco Central do Brasil – Bacen, a SUSEP e outros. As novas normas convergidas para os padrões internacionais (item A5 da NBC TA 200) dispõem que no caso do Brasil, as práticas contábeis adotadas compreendem:
    • a legislação societária brasileira;
    • as Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade;
    • os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores; e,
    • práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual para a Elaboração e
    Apresentação das Demonstrações Contábeis emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis internacionais.
    Dessa forma, as práticas já consagradas pela profissão contábil, formalizadas ou não, podem ser utilizadas pelo auditor na ausência de disposições específicas.
     
    Item III - Errado
    A opinião expressa pelo auditor é se as demonstrações contábeis foram elaboradas em conformidade com a estrutura de relatório financeiro
    aplicável. Essa estrutura, segundo o item A12 da NBC TA 200, determina a forma e o conteúdo das demonstrações contábeis. Assim, a opinião do auditor não se restringe somente ao conteúdo das demonstrações, mas abrange também a adequação dos aspectos formais dos relatórios financeiros.
     
    GABARITO: B

    Fonte: Ponto dos Concursos
    - Professores DAVI BARRETO e FERNANDO GRAEFF
  • Item I- Verdadeiro. Entretanto o texto deve ser modernizado para melhor definir o objetivo de auditoria e representar o momento da contabilidade. 

    NBC TA 200, 3

    O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

    E para validar sua opinião, o auditor utilizará toda a normatização contábil aplicável. Os critérios de avaliação estão descritos no item II abaixo.

    Item II- Verdadeiro. Os critérios de avaliação compreendem a legislação societária brasileira, as Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores, e práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis internacionais.

    Item III- Falso. Um relatório sem ressalvas indica que o auditor considera que o conjunto das demonstrações contábeis representam adequadamente a situação patrimonial e financeira da entidade, estando livre de distorções relevantes. Por distorção devemos entender não apenas valores (R$), por ex.: divergências no reconhecimento, mensuração, apresentação e a divulgação inadequadas podem se configurar distorções.

    Resposta B