Sobre o contexto da Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A centralização monárquica tensionou o relacionamento entre os reis e a Igreja, uma vez que esta, além de ter o domínio espiritual sobre a população, também exercia poder temporal, sobre tudo, através da cobrança de tributos feudais, oriundos das suas vastas extensões de terras.
II. As correntes teológicas do "tomismo" e a "agostiniana" consideravam que a salvação estava no livre arbítrio e nas boas obras, o que incentivou o discurso protestante dentro da própria Igreja.
III. A Paz de Algsburgo estabelecia o princípio de que cada governante do Sacro Império Romano-Germânico poderia escolher sua religião e a de seus súditos.
IV. Os "anabatistas", camponeses liderados por Thomas Münzer, viram na subordinação da Igreja ao Estado a possibilidade de romper com a estrutura feudal e passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza.
V. O Calvinismo, modelo religioso defendido por João Calvino, expandiu-se mais rapidamente que o Luteranismo, e seus seguidores foram chamados de presbiterianos - na Escócia; huguenotes - na França; e puritanos na Inglaterra.