SóProvas


ID
737446
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870.”

(HOBSBAWM, Erick. A Era dos Extremos).

Em relação ao texto acima identifique os argumentos que corroboram a afirmação do historiador e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Um capitalismo industrial avançado, estabelecido por uma expansão político-militar e por uma crescente e diversificada produtividade e desenvolvimento urbano, indicavam as condições revolucionárias alcançadas pela classe operária.

II. Uma onda de reformas, nas últimas décadas do século XIX, aceleraram o ritmo de desenvolvimento capitalista assegurado por elevadas barreiras alfandegárias, estímulos fiscais e arregimentação agressiva de capital estrangeiro; e permitiram a ascensão das classes trabalhadoras de forma gradual ao poder político e, consequentemente, à revolução socialista.

III. Um desenvolvimento desigual e a combinação contraditória de progresso e atraso fomentaram insatisfações que se manifestaram, periodicamente, em revoltas no campo e movimentos grevistas nas cidades, vertentes que formaram a tradição revolucionária russa.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: c) Somente llI está correta.

  • I . capitalismo avançado. não, a Russia possuía muitas características do feudalismo, demorou a se tornar forte industrialmente falando. conseguiu uma base industrial forte, juntO a uma eficaz e palpável reforma agrária, quando Stalin assumiu.(processo 1928 a 1933 para a Russia se consolidar com Stalin.

  • resumindo ... a russia tava na merd@