( V ) As isotermas apresentam um comportamento variável em função das diferentes épocas do ano.
( F ) As isolinhas de temperatura são iguais em mesma latitude nos diferentes hemisférios.
Isolinhas são linhas desenhadas para ligar lugares diferentes que partilham um valor comum. O prefixo ISO é uma palavra grega que significa igual, portanto, uma isolinha deve ser uma linha que une pontos iguais.
Por exemplo, uma linha traçada no mapa para se juntar todos os lugares que estão à mesma altura acima do nível do mar (altitude) é chamado de curva de nível. Linhas de curva de nível são isolinhas juntando lugares que têm o mesmo valor de altura.
( V ) A variação longitudinal das isotermas depende de fatores como a continentalidade e maritimidade.
( F ) A linha do equador geográfico constitui um divisor, onde as isotermas dos diferentes hemisférios não cruzam.
O estabelecimento da linha do Equador proporcionou a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, também conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também denominado setentrional ou boreal. Essa divisão é importante para os estudos geográficos, além de proporcionar uma referência para a localização de um determinado local, através da latitude (tendo como referência a linha do Equador) e a longitude (obtida através do meridiano de Greenwich).
( F ) O hemisfério ocidental apresenta isotermas mais elevadas que o hemisfério oriental.
O hemisfério ocidental ou hemisfério oeste engloba todas as regiões situadas a oeste da longitude 0°, ou meridiano de Greenwich.
O termo hemisfério ocidental é uma analogia à divisão geográfica do globo terrestre em hemisfério sul e hemisfério norte. Parte da Europa, da África e da Antártida se localizam no hemisfério ocidental, mas a América é o único continente a situar-se com seu território totalmente dentro desse hemisfério, portanto, é por vezes referido como o hemisfério americano.
GAB: LETRA E
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemisf%C3%A9rio_ocidental