SóProvas


ID
740593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Julgue os próximos itens, a respeito das relações do Brasil com os países do leste da Ásia

No âmbito das relações do Brasil com os países da península coreana, o Brasil abriu, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, embaixada em Pyongyang, ocasião em que apoiou as reivindicações territoriais norte-coreanas em relação à Coreia do Sul e o direito norte-coreano de desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos.

Alternativas
Comentários
  • "Colin lembrou que a embaixada brasileira foi aberta no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), mas que as relações foram estreitadas a partir do governo Lula (PT). “No Continente Asiático, China, Japão e Coréia têm uma relação econômica e politicamente importante com o Brasil”, salientou." (Fonte: http://www.camarablu.sc.gov.br/embaixador-do-brasil-na-coreia-do-norte-fala-sobre-carreia-diplomatica/)

  • ERRADO

     

    As relações diplomáticas entre o Brasil com a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) foram estabelecidas de 2001. A Embaixada do Brasil em Pyongyang foi instalada em 2009* e a Embaixada da Coreia do Norte em Brasília foi inaugurada em 2005. O Brasil é o único país latino-americano com Embaixadas residentes nas duas Coreias.

     

    *Governo Lula. 

     

    O Brasil estimula o diálogo e a negociação como meios para alcançar paz e estabilidade na Península Coreana e considera que ambas as Coreias devem ser atores protagônicos desse processo, sem prescindir do apoio da comunidade internacional – em particular, das Nações Unidas.

     

    Quando do lançamento de foguete norte-coreano (dezembro de 2012) e da realização de testes nucleares (fevereiro de 2013, maio de 2009 e outubro de 2006), o Brasil manifestou-se publicamente em favor do desarmamento e da não-proliferação de armas de destruição em massa, conclamando a Coreia do Norte a cumprir plenamente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e contribuir ativamente para criar as condições necessárias à retomada das negociações voltadas a assegurar paz a e a segurança na Península.

  • Prezados, 

    Data venia, mas em momento algum o enunciado faz referencia as relacoes diplomaticas entre os dois paises, e sim, na instalacao da embaixada. De modo que, ate ai a pergunta figura-se como correta. Entretanto, o erro esta na assertiva afimar que o governo Lula apoiaria as reivindicacoes territorias da Coreia do Norte. Fato que nao procede. 

    Ademais, o Brasil e favoravel a desnuclearizacao da Coreia do Norte. Inclusive como atestava o embaixador na epoca, Arnaldo Carrilho, a embaixada serviria como uma ponte para demover o governo Norte Coreano da criacao de armamentos nucleares. No mais, nao achei informacoes sobre se o brasil e favoravel ou nao a producao, para fins pacificos, de energia nuclear.